Projeto trabalha informação a banhistas para evitar afogamento nas praias de Ilhéus
ORIENTAÇÃO_BAHISTAS
Acontece no próximo domingo (6), às 8 horas, nas imediações do Condomínio Paraíso Tropical, litoral sul de Ilhéus, mais uma edição do projeto “Informar para não afogar”, uma iniciativa que tem a finalidade de conscientizar a população e turistas sobre os riscos de afogamento.
Durante a ação, os participantes ouvem palestras sobre os índices de afogamentos e medidas de prevenção e participam de atividades práticas como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático.
De acordo com Domingos Madureira, integrante do grupo de Salva-Vidas do Município e idealizador do projeto, a iniciativa acontecerá durante a 4ª etapa do Circuito Surf Session, evento que deverá atrair inúmeros banhistas àquela região.
O projeto “Informar para não afogar” deste domingo, vai acontecer no Km 03 da Rodovia Ilhéus-Olivença.
Vamos lá, mais uma vez:
O projeto poderia ganhar uma abrangência maior, aumentando-se a quantidade de placas de advertência nas praias; fixação de cartazes nas cabanas, pousadas, hotéis, postos de combustíveis e diversos locais; panfletagem nas praias e em outros pontos estratégicos da cidade, sempre orientando sobre os riscos de afogamentos e as características das nossas praias (correntezas, buracos). O custo dessa complementação seria ínfimo diante do benefício da preservação de vidas, a ação traria uma visibilidade maior sobre o tema e a Prefeitura ficaria bem na foto, por, finalmente, dar uma atenção maior ao assunto.
Posso estar enganado, mas a impressão que dá é de que o projeto surgiu graças à iniciativa, esforço e dedicação do Grupo de Salva-Vidas.