EQUIPE DO CAPITÃO LUÍS EDUARDO É CAMPEÃ DO TORNEIO HAMILTON ANDRADE

A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP, entidade de “babas de praia” quase centenária em atividade de Ilhéus, completou domingo(09) a 22ª rodada desta modalidade esportiva de sua Temporada 2018 com o torneio-quadrangular em homenagem ao associado Hamilton Andrade o qual levou seu nome. A equipe do Capitão Luís Eduardo LE7 foi a vencedora da competição; a do Capitão Paulo Gois do Bradesco ficou em segundo lugar. O Torneiro-Quadrangular Hamilton Andrade se desenrolou da seguinte forma: na primeira fase as equipes dos capitães Paulo Gois do Bradesco e Renatinho dos Leais se defrontaram (no Campo Grimaldo) saindo-se vencedora nos pênaltis a do primeiro depois de elas empatarem de 1 a 1 com a bola correndo; no outro campo (o Martial) a do Capitão Luís Eduardo LE7 e a do Capitão Alex de Moises também empataram de 1 a 1 com a redonda em evolução, e nos pênaltis venceu a do primeiro. Na 2ª fase jogaram as vencedoras entre si e igualmente as perdedoras. Resultado: a equipe do Cap. Luís Eduardo LE7 abateu a do Cap. Paulo Gois do Bradesco por 3 a 1 e a do Cap. Alex de Moises goleou a do Cap. Renatinho dos Leais pelo escore de 6 a 0. Desta forma e como visto a do Cap. Luís Eduardo LE7 sagrou-se campeã e a do Cap. Paulo Gois do Bradesco vice-campeã. Os autores dos gols por equipe foram: (Cap. Luís Eduardo): Carlão do Taxi, Jatobá Negocinho, Danilo e Daniel Murta; (Cap. Paulo Gois do Bradesco): Crispa da Galera do Fla e Ralio da Contabilidade; (Cap. Alex de Moises): o próprio Alex de Moises(3), Valdomiro, Charles Reis e Mario Filho(2); (Cap. Renatinho dos Leais): Luís Humberto. Obs. não foram computados os gols de pênaltis para efeito de artilharia na temporada.

Como esta Notícias repete sempre, os babas foram realizados na praia da Av. Soares Lopes, bem defronte do espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus. Juízes do torneiro: Wilson Salviano (no Campo Grimaldo) com atuação de regular para boa e Evanildo Conceição dos Santos (no Campo Martial) com nota boa, avaliações estas de acordo com os observadores de árbitros. Ambos integram a Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus – AAFCI. Quanto a cartões, ‘amarelou’ para Dilton da Ceplac, Cesinha da Nacional, Alan Firula, Coreia do HSBC e Eldon do Ofertão; ‘azulou’ para Eldon do Ofertão e ‘vermelhou’ para Eldon do Ofertão. O Diretor-do-Dia foi o próprio presidente Djalma Peludo.

Participantes do Torneio-Quadrangular Hamilton Andrade

(Cap. Luís Eduardo): Goleiro Marcelo da Receita, Sizinio do Remo, Luís Eduardo, Haroldo, Jatobá Negocinho, Silmar Espanhol, Dinho da Van, Robertão, Danilo, Carlão do Taxi, Daniel Murta, Bira da Polícia, Paulinho da AFC, Pescador e Paulo Carqueija.

(Cap. Paulo Gois do Bradesco): Goleiro Luciano, Paulo Gois do Bradesco, Crispa da Galera do Fla, Silvio Reis, Sena, Larocca Delega, Gutemberg Trator, Cezinha da Nacional, Ralio da Contabilidade, Alan Firula, Eldon do Ofertão, Cesar de Militão e Dilton da Ceplac.

(Cap. Alex de Moises): Goleiro Fernando, Alex de Moises, Major do B ahia de Itabuna, Torisco do HSBC, Gilson, Wendell da Autoescola, Eduardo Japonês,

Gicelio Ram Ram, Luciano II, Marconi, Charles Reis, Valdomiro, Tiuba e Mario Filho

(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Rosivaldo, Renatinho dos Leais, Mario Cabeça Branca, Geraldo da Ceplac, Passos de Uruçuca, Cesar Alves, Luís Humberto, Luís Mario Garotinho, Galletti da Rio de Engenho, Adauto Negocinho, Correia do HSBC, Vado do Bradesco, Pedro Chama Gol e Prof. Jorge Reis e Zé Eduardo e Goleiro Jamilton

COMENTÁRIOS

Os atentos observadores da rodada consideraram que o Torneio Hamilton Andrade ‘bombou’ em participação e que houve uma disputada parelha entre as equipes, enfim aplaudiram o torneio e parabenizaram vencedores e vencidos.

NOTA

Havia antes, no tempo do primeiro presidente Jackson Lima o Torneio Prof. Cabinho, em homenagem in memoriam ao avepiano conhecido por ‘Professor Cabinho’–, um associado que de alguma forma, muito contribuiu para a entidade. Acontece que desde os tempos de Jackson os perdedores do torneiro da 1ª fase, desmotivados com a derrota se debandavam, e assim a disputa de 3º e 4º lugares se dava até com 7 jogadores de cada lado, desfigurando a rodada. Para resolver o problema a diretoria atual, ao invés de torneio, resolveu homenagear o professor Cabinho titulando o primeiro baba do início de cada temporada como ‘Baba Professor Cabinho’ e transferiu o torneio-quadrangular, incentivando a presença e permanência dos associados, para o fim de cada temporada com o nome de Torneiro Hamilton Andrade, homenageando outro associado que vem muito contribuindo em algum sentido para a entidade avepiana.

Flagraram, flagraram: o Capitão Alvinho, que estava na reserva aguardando uma chance de entrar numa das quatros equipes, quando foi chamado pela ordem, para uma equipe que estava sendo goleada, recusou. Disse ao diretor do dia que não ia jogar. No entanto quando um atleta da equipe que estava vencendo pediu para sair de campo, ele se prontificou. Segundo uns atentos presentes ao ato, o diretor do dia disse-lhe: Não. Em cima de mim, não. Você é meu contracunhado, mas aqui comigo é preto no braço. Chamei-o pela lista e você recusou, e agora você quer entrar? Vai tomar banho de mar, Alvora Malta, que é melhor e depois esfria a cabeça aí no banquinho! O diretor do dia foi o próprio presidente Djalma Peludo.

AFC DE ILHÉUS REALIZA MAIS UM BABA DO ANO

A Associação dos Funcionários da Ceplac realizou sábado(8) de dezembro mais um tradicional baba de praia, conhecido como ‘Baba do Ano entre Zona Norte e Zona Sul’. A Zona Norte mostrando mais uma vez o seu poderio – a Zona Sul é freguesa velha– venceu a contenda pelo escore de 5 a 2. Antes do início da competição foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem – in memoriam – a Marquinho, filho do associado Cesar Charmite.

Este ano aconteceu o 23º evento. Alguns têm, como não se registrava, que a tradição vem de anos antes. O baba como de praxe foi realizado na praia que fica ao fundo da sede da associação.

Marquinhos era um dos participantes –como filho de associado– sempre presente, e o ‘baba’ em si foi a ele dedicado.

Atuam na Zona Norte e Zona Sul os associados moradores nestas zonas da cidade, tendo como limite as cabeceiras da Ponte Lomanto Junior.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos das “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.