WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2011
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Saúde faz atividades pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Projeto do Porto Sul começa a ser realidade, diz vice-prefeito
Ilhéus divulgará beneficiados do Minha Casa, Minha Vida
Em Ilhéus, professores municipais ganham reajuste salarial de 15.85%

***

Saúde faz atividades pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Secretaria da Saúde, através do Centro de Atendimento do Diabético, Hipertenso e Idoso (Cadhi) de Ilhéus comemorou nesta terça-feira (26) o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com o tema “Quem tem bom coração combate a hipertensão- Eu sou 12 por 8”. Essa é a temática de 2011 da campanha humanitária de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o apoio de diversas entidades, e da Secretaria estadual e municipal da Saúde.
A ideia é divulgar à população a necessidade de se medir a pressão arterial, aumentar a detectação precoce da doença e estimular a prevenção e o controle, pelo estímulo à adoção de alimentação saudável, da prática de atividade físicas e, se necessário, o uso regular de medicamentos indicados pelos médicos. O Cadhi em Ilhéus realizou diversas atividades na sua sede na avenida Soares Lopes, através da sua equipe multidisciplinar para tratar sobre a hipertensão. O público-alvo da campanha são os idoso, hipertensos e diabéticos. Foram ministradas palestras com as enfermeiras Juliana Pacheco, Gracile Moura, e com a educadora física Ednajara Pinheiro.
Ainda durante o período da manhã, foi realizado com os participantes um alongamento seguida de uma caminhada na avenida Soares Lopes. Também foi oferecido um café da manhã, já com uma abordagem prática sobre a importância da alimentação saudável. Na oportunidade, foi desenvolvida ainda a Campanha de Vacinação contra a Gripe, na qual todos maiores de 60 anos presentes foram imunizados.
O Cadhi conta com um quadro diversificado de profissionais como geriatra, enfermeiros, cardiologistas, endocrinologistas, angiologista, ortopedista, endocrinologista, clínicos gerais, psicólogo, assistente social, educador físico e nutricionista. Por ser um centro de referência, os pacientes são encaminhados através dos Postos de Saúde da Família (PSF) ou pelas unidades básicas de saúde do município. O Cadhi funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.

Projeto do Porto Sul começa a ser realidade, diz vice-prefeito

Ao representar o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na solenidade da aula inaugural do projeto Mina de Talentos, o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, disse que a população de Ilhéus começa a ver os seus sonhos realidade. Falando para os 330 alunos aprovados na seleção para a capacitação feita pela Bamin e a Senai, Mário Alexandre ressaltou a oportunidade dado aos jovens, que a partir de agora passarão a fazer a diferença em suas vidas, sejam no âmbito profissional como familiar.
Mário Alexandre passou uma mensagem de otimismo aos futuros profissionais, demonstrando o compromisso dos parceiros envolvidos no projeto Mina de Talentos com a nova geração. “Ao contrário do que geralmente acontece, vocês estão sendo preparados para exercer uma profissão com dignidade, enquanto muitos não conseguem um emprego por falta de qualificação. E a contrapartida que pedem é que vocês continuem crescendo”, frisou.
Mina de Talentos – Lançado na manhã desta terça-feira (26), no Centro de Convenções de Ilhéus, com uma aula inaugural proferida pela professora Maria Luiza Heine, o programa Mina de Talentos é realizado em parceria entre a Bahia Mineração (Bamin) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Senai). O programa tem como finalidade qualificar profissionalmente 6,5 mil pessoas que residem nas regiões Sudeste e Sul da Bahia, para atuar nas fases de construção e operação do projeto Pedra de Ferro, da Bamin. Na oportunidade, o vice-prefeito Mário Alexandre fez a entrega do kit escolar ao aluno de técnicas administrativas, Daniel Vita Carvalho.
O vice-presidente da Bamin, Clóvis Torres, ressaltou que após três anos e meio de uma jornada árdua os primeiros resultados práticos começam a surgir e que para isso a empresa contou com o apoio irrestrito de várias instâncias, entre elas da Prefeitura de Ilhéus. Segundo o superintendente do Senai, Jurandir Hendler, o Mina de Talentos é maior projeto desenvolvido pelo Senai baiano, que contará com profissionais de renome para capacitar os alunos selecionados. E mandou um recado: “Com dedicação, vocês poderão fazer a diferença”, disse.

Ilhéus divulgará beneficiados do Minha Casa, Minha Vida

Está prevista para os próximos dias a divulgação da lista com os nomes das pessoas que deverão ser beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus. É o que informou o secretario de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, na manhã desta segunda-feira (25). Nesta primeira etapa, serão divulgados 600 nomes de indicados a ser contemplados com uma das unidades habitacionais do programa federal, que em Ilhéus está sendo executado numa área denominada de Porto Novo, localizada no quilômetro 5 da rodovia Jorge Amado, próximo ao bairro Banco da Vitória.
O secretário Emenson Silva explicou que, assim que os nomes forem divulgados as pessoas deverão comparecer imediatamente à sede da secretaria da Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, no período das 8 às 14 horas, munidos de documentos pessoais como RG, CPF, comprovantes de renda e residência, de todos os moradores da residência. “Toda a documentação será enviada para a Caixa Econômica Federal, que dará prosseguimento às etapas necessárias para a inserção da pessoa no programa, inclusive a análise de crédito, e logo em seguida divulgará uma nova lista”. Em 2009, cerca de 7.200 se cadastraram para o programa em Ilhéus.
Ainda de acordo com Emenson Silva, os beneficiados precisam atender a cinco critérios, sendo dois federais e três municipais, definidos pelo Conselho Municipal da Cidade, estão norteando o processo de inclusão dessas famílias ao programa. “O beneficiário tem que estar incluído no “Cadúnico”, se não estiver, deverá ser incluído caso atenda a outros critérios. Os critérios definidos pelo governo federal são: mulher chefe de família, família em situação de risco ou vulnerabilidade. Já os municipais são: famílias com renda per capta de até ¼ do salário mínimo; famílias desabrigadas em decorrência de obras municipais, áreas de risco eminente ou residentes em Áreas de Preservação Permanente (APPs), como mangues, restingas, florestas, margens de rio, praias, entre outras, e famílias em situação de auxílio moradia.
A inclusão ao programa Minha Casa, Minha Vida, seguindo determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, será realizada com muita responsabilidade e cautela, observando os cinco critérios e analisando in loco, a situação de cada um dos possíveis beneficiados. “Por isso, alguns casos específicos já estão sendo priorizados em nossa análise a exemplo das famílias de residem no abrigo sanitário, os desabrigados das chuvas e as famílias que estão recebendo auxílio moradia pago pela Prefeitura de Ilhéus”. O secretário Emenson ressaltou, ainda que, mesmo após a inclusão ao programa, o beneficiado deve estar ciente que deverá cumprir com uma série de obrigações com relação a nova moradia como condôminos. “Após a tramitação legal e iniciar a moradia em uma das casas ou apartamentos disponibilizados pelo programa, o novo morador deverá arcar com suas despesas mensais como água, luz e taxa de condomínio”.
Mais sobre o Programa em Ilhéus – Na área da antiga Fazenda Porto Novo estão sendo construídos os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488; e o Moradas do Porto, com 316 unidades. Juntos, os três condomínios vão abrigar 1.300 unidades habitacionais, sendo que destas 986 já estão em fase de construção, enquanto que 493 aguardam liberação.
Os empreendimentos serão mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra). As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço e os condomínios contarão com uma grande infraestrutura dotada de ruas pavimentadas, áreas verdes e de lazer, ponto de parada de ônibus, quadra esportiva, e demais equipamentos.

Em Ilhéus, professores municipais ganham reajuste salarial de 15.85%

O prefeito Newton Lima assinou nesta última segunda-feira (25) o acordo da campanha salarial dos professores e dos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino. Com a conclusão das negociações, a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), após realização de assembléia, decidiu retomar as aulas em todo o município nesta terça-feira, dia 26 de abril.
De acordo com o secretário da Administração, Antônio Bezerra, acompanhando o piso nacional, os professores foram beneficiados com um reajuste salarial de 15.85%, válido a partir de 1º de janeiro. “Este reajuste será pago a partir deste mês de abril. Já o percentual retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março será quitado nos meses de maio, junho e julho”, diz, salientando que o corpo docente também foi favorecido com o reajuste de 6.47% do tíquete alimentação.
O referido acordo também beneficiou os trabalhadores de educação da Rede Municipal. Como resultado da negociação, os servidores ganharam um reajuste de 6.47% nos salários e também no tíquete alimentação, ambos a partir de maio, mês que marca a campanha salarial da categoria. “A grande novidade para esses servidores foi a apresentação pela APPI ao prefeito Newton Lima do Plano de Cargos e Salários dos Trabalhadores em Educação, documento que está sendo encaminhado esta semana ao Poder Legislativo ilheense”, completa Bezerra.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Thiago says:

    Detalhe: O reajuste de 15,87% não foi DADO pela prefeitura, como noticiado, ele foi apenas repassado para os professores, já que o FUNDEB teve reajuste com este mesmo percentual e a lei do piso nacional dos professores prevê que o mesmo percentual de reajuste do FUNDEB seja também aplicado ao piso. E ainda, de acordo com as regras do FUNDEB parte da verba que é repassada mensalmente para os municípios devem ser destinadas exclusivamente para o pagamento dos professores, portanto, a prefeitura de Ilhéus não fez nenhuma benfeitoria para os docentes, apenas cumpriu a lei. Inclusive, em um primeiro momento a prefeitura se negou a REPASSAR o reajuste de 15,87% do piso.
    Quanto ao tícket alimentação a prefeitura deveria se envergonhar pois hoje a PMI para R$100,00 de tícket alimentação para um docente com com carga horária de 40h semanais, com o reajuste de 6,47% o valor do tícket alimentação passará a ser de R$106,47. Observando ainda que, para os servidores (demais funcionários da escola) a PMI se negou a pagar os meses retroativos sob o argumentação de NÃO ampliar a carga horária dos servidores de 30h para 44h semanais no projeto de lei que cria o Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Educação.
    Agora, comparando o valor da cesta básica na cidade de Ilhéus que oscila em torno de 190,00 e 210,00 de acordo com dados da UESC, o valor do tícket alimentação de um professor ou servidor da educação em Ilhéus não compra nem uma cesta básica na nossa cidade.
    Essa é a REALIDADE da EDUCAÇÃO!!!!!!!!
    E ainda tem mais coisas…como escolas sucateadas, falta de transporte escolar, livros didáticos que não chegam na escola (apesar do MEC já tê-los enviado), etc.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia