A língua é um órgão munido de papilas gustativas que detectam o gosto assim que o alimento toca em sua superfície, enviando em seguida a informação ao cérebro.

 

Os principais gostos são cinco:

 

  • DOCE
  • SALGADO
  • ÁCIDO
  • AMARGO
  • UMAMI (novo gosto apresentado há pouco tempo)

 

A palavra umami é de origem japonesa e pode ser traduzida como delicioso ou saboroso.


O glutamato monossódico – conhecido por nós através do realçador de sabores aji-no-moto® – é um sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido presente em todas as proteínas animais e vegetais, que provoca no paladar o gosto umami.

Em certos alimentos ele pode ajudar a reduzir o conteúdo de sódio sem comprometer o gosto, pois contém apenas um terço da quantidade de sódio em comparação ao sal de cozinha.

Apesar de o gosto umami ter sido reconhecido oficialmente apenas em 1985, muitos países, principalmente os asiáticos, já o utilizavam há muito tempo em diversos ingredientes fontes, tais como: os peixes, a soja (molho shoyo), molhos a base de peixe (molho tarê), molho de lagostim, caldo de alga marinha (kombu), etc.

A Europa também já tem certa intimidade com o quinto gosto, pois queijos fortes, molho de tomate, extrato de carne, pasta de anchova e carne de porco são alimentos com alto teor de umami.

O grande parte do povo brasileiro não tem esse hábito, pois a alimentação com esse aminoácido se limita à carne e ao feijão preto.

Clique para AMPLIAR

Toda vez que for pedir um sorvete, lembre-se que você terá diversas opções de SABORES tais como: chocolate, morango, côco, flocos, pistache… Mas GOSTO, este será provavelmente o DOCE!

Não existe o “gostinho” de chocolate e sim o sabor de chocolate!  #Fica a dica! 😉

Fonte: Módulo de Food Design da Universidade Anhembi Morumbi e

http://madeinjapan.uol.com.br/2011/01/21/umami-o-quinto-sabor/.

 

Até lá! Au revoir!

Aline Fidelman

34 anos, Ilhéus-Ba.

Gastrônoma diplomada pela Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo

Especializada em docência pela Leiths School of Food & Wine – Londres

Perfil Profissional: 3 anos de experiência de em Buffet e Catering e 6 meses como assistente de chef de cozinha, área de Garde Manger, na empresa KUDOS Hospitality, Londres.

Contato: fidelman.a@gmail.com