Exposições, cursos, palestras e mutirões de limpeza vão chamar a atenção para a proteção da natureza e desenvolver atitudes conscientes

Que marcas você quer deixar no planeta? É com esse questionamento que a Semana do Meio Ambiente da Bahia Mineração (Bamin) pretende provocar uma ampla e profunda reflexão sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. As atividades vão envolver todas as comunidades de influência do Projeto Pedra de Ferro, nas regiões de Ilhéus e Caetité, que participarão de cursos, palestras, exposições, concursos, mutirões de limpeza e plantio de árvores. As atividades da Semana do Meio Ambiente da Bamin vão de 3 a  15 de junho (veja a programação completa abaixo).

“É um momento para refletir sobre o presente e o futuro,  disseminando novas práticas, novos hábitos para proteger e recuperar a natureza. Para isto,  a educação ambiental é fundamental. Neste sentido, programamos cursos e exposições e outras atividades que vão colaborar na formação desta consciência em crianças e adultos”, explica o vice-presidente executivo da Bamin, Clovis Torres. “Nossa empresa prega a prática da sustentabilidade e nesta Semana também vamos mostrar os resultados de projetos que desenvolvemos nas comunidades onde atuamos”, completa.

ILHÉUS – A programação da Semana do Meio Ambiente da Bamin na região de Ilhéus já foi antecipada com o início dos cursos de capacitação de professores da rede pública com foco na educação ambiental e de formação de monitores mirins da Lagoa Encantada. Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos há mais de dois anos pela Bamin poderão ser conhecidos no estande montado na Praça J.J. Seabra, onde acontecem ainda uma série de palestras, oficina, distribuição de material educativo e troca de garrafas PET por mudas de espécies da Mata Atlântica e frutíferas.

As garrafas serão matéria prima para a confecção de vários objetos pelo  grupo Arte e Vida, da Ponta da Tulha, que transforma materiais recicláveis em arte. O grupo faz parte do Transformar, projeto desenvolvido pela Bamin em parceria com o Instituto Aliança, que une incentivo ao empreendedorismo local e geração de renda nas comunidades da zona norte da cidade. A Semana em Ilhéus terá ainda caminhada ecológica e apresentações teatrais nas localidades de Aritaguá, Sambaituba e Lagoa Encantada.

CAETITÉ E REGIÃO – A Semana do Meio Ambiente da Bamin na região começa nesta sexta-feira (3/6) em Malhada, com um grande mutirão de limpeza da orla da cidade, onde passa o rio São Francisco. A ação é uma parceria com a Prefeitura e terá a participação dos integrantes dos projetos Pedrinha de Ferro, Pesca Sustentável e Circuito do Lixo, desenvolvidos pela Bamin. A ação chamará a atenção para a necessidade da coleta seletiva e para a reciclagem de resíduos.

Já na segunda-feira (6/6), em Caetité, a população poderá conhecer os projetos socioambientais da Bamin, desde as 9h na Exposição Ambiental, no CETEP. A abertura oficial da Semana em Caetité será às 16h30, no Auditório da Casa Anísio Teixeira, com a palestra Responsabilidade Social Empresarial, proferida pelo líder Avina e coordenador de Comunicação com as Comunidades do ICon, Zé Pescador. Em Guirapá, será realizado um mutirão de limpeza. As palestras Consumo Consciente e Pegada Ecológica (em Caetité) e Agricultura Sustentável (em Pindaí) também são destaques da programação.

A Semana do Meio Ambiente da Bamin terá ainda uma série de atividades voltadas para o público interno dos escritórios de Salvador, Belo Horizonte, Ilhéus e Caetité.  Na programação, palestras, exibição de filmes e uma ação educativa para a mudança de atitudes que possam reduzir a emissão de Carbono, como rodadas de carona solidária, redução do uso de ar-condicionado, dentre outras.

SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

SOBRE A BAHIA MINERAÇÃO – A Bahia Mineração (Bamin) é uma empresa de mineração que pretende implantar o projeto Pedra de Ferro em Caetité, no sudoeste da Bahia, para produzir 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A produção será transportada pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do governo federal, e será exportada por um terminal portuário de uso privativo atrelado ao Porto Sul, obra do governo do estado planejada para o norte de Ilhéus, sul da Bahia. Com um investimento de aproximadamente US$ 2 bilhões, o projeto Pedra de Ferro tem previsão para iniciar as operações em 2014, gerando 1,8 mil empregos diretos na construção e 8 mil empregos diretos na operação.