Iniciativa de trocar garrafas-pet por mudas de espécies nativas da Mata Atlântica conquistou os moradores de Ilhéus

A proposta de trocar garrafas-pet usadas por mudas de árvores da Mata Atlântica foi um dos maiores símbolos da Semana do Meio Ambiente, que a Bahia Mineração realizou de 3 a 10 de junho em Ilhéus. No estande montado na Praça J.J. Seabra, foram recebidas mais de 10 mil garrafas feitas com o polietileno tereftalato (esse é o significado da sigla PET) e distribuídas cerca de 3 mil plantas.

“Uma bela iniciativa, sem dúvida, considerando que uma garrafa-pet leva séculos para se decompor na natureza, enquanto apenas uma árvore absorve uma tonelada de carbono durante sua vida”, observa o ambientalista Gerson Marques, diretor de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Ilhéus.

A troca de mudas por material reciclável também aconteceu nas comunidades de Aritaguá, Lagoa Encantada e Sambaituba. Engajados na mobilização em prol do meio ambiente, moradores dessas localidades participaram de mutirões para recolher material reciclável das ruas, aproveitando para refletir sobre a necessidade de se reduzir, reciclar, reutilizar e repensar aquilo que habitualmente é jogado no lixo.

A agenda da Semana do Meio Ambiente em Ilhéus incluiu também o trabalho do grupo de arte-educação Teka Teatro, que apresentou o espetáculo “Jogos Florestais” nas comunidades. Na Lagoa Encantada, houve também o encerramento do curso de Monitores Ambientais Mirins, que preparou adolescentes da localidade para se tornarem agentes em favor da preservação ambiental.

Outro item da programação foram as palestras no estande da Bamin, com a abordagem de temas como Gestão Ambiental e Turismo Sustentável. Essa atividade contou com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Faculdade de Ilhéus.

SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são: Mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

SOBRE A BAHIA MINERAÇÃO – A Bahia Mineração (Bamin) é uma empresa de mineração que pretende implantar o projeto Pedra de Ferro em Caetité, no sudoeste da Bahia, para produzir 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A produção será transportada pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do governo federal, e será exportada por um terminal portuário de uso privativo atrelado ao Porto Sul, obra do governo do estado planejada para o norte de Ilhéus, sul da Bahia. Com um investimento de aproximadamente US$ 2 bilhões, o projeto Pedra de Ferro tem previsão para iniciar as operações em 2014, gerando 8 mil empregos diretos na construção e 1,8 mil empregos diretos na operação.