Foi realizada, no dia 14/07/2011, às 10:00 hs, a reunião do FORUMAT, com coordenação da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Drª Cláudia de Mendonça Braga Soares. Participaram dessa reunião vários Sindicatos (Comerciários de Ilhéus e Itabuna, Bancários de Itabuna, Portuários de Ilhéus, Arrumadores de Ilhéus, Saúde de Ilhéus/Itabuna, Colônia de Pescadores Z-34, Sindiacs, Sindiservi, Vigilantes da Região) e Centrais Sindicais (Força Sindical e CTB).

A Procuradora falou sobre a importância do FORUMAT e da articulação dos diversos órgãos e entidades vocacionadas à defesa da higidez do meio ambiente do trabalho.

O Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, através do seu diretor EDUARDO LIMA, falou sobre as dificuldades existentes em nossa cidade, haja vista a falta de pessoal na GRTE para fazer as fiscalizações em curto espaço de tempo, pois, os empregados estão sofrendo com jornadas excessivas de trabalho – o que afeta diretamente a sua saúde e falta de equipamentos adequados. Foi dito, ainda, que os empregados que mais sofrem são os de Supermercados, pois, além de trabalharem além da jornada permitida, são obrigados a assinar documentos fraudulentos que trazem prejuízos a eles empregados. Foi solicitado pelo Diretor  EDUARDO LIMA, que tão logo fosse determinada as fiscalizações, um diretor pudesse acompanhar o fiscal, pois, só assim, os trabalhadores iriam constatar que o sindicato vem trabalhando e reivindicando melhores condições de vida para eles, O QUE DARIA MAIOR CREDIBILIDADE AO SINDICATO E EVITARIA COMENTÁRIOS QUE NÃO CONDIZEM COM A VERDADE.

A FORÇA SINDICAL, através de seu Diretor DILMO LUIS, falou das reuniões que vêm  sendo realizadas no extremo-sul do nosso estado e solicitou que fosse elaborado um documento para ser enviado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, solicitando mais fiscais e pessoal qualificado para o atendimento nas GRTE’s, pois, assim como a de Ilhéus, muitas às vezes, só têm o Gerente e fica difícil até mesmo, atender um telefone.

Foi marcada para o dia 09/08/2011, às 14:00hs a próxima reunião do FORUMAT e ficou deliberado para que até o dia 30/07/2011, as entidades encaminhassem ao MPT, documentação formalizando as demandas dos sindicatos e as dificuldades enfrentadas quanto à ausência de fiscalização do MTE.

Companheiros, vamos participar dessa próxima reunião do FORUMAT, pois é muito importante para tirarmos dúvidas e trocarmos idéias à respeito de uma melhor articulação entre os diversos órgãos e entidades vocacionadas à defesa do trabalhador e meio ambiente do trabalho.

FONTE:  Eduardo Lima.