INVENTARIAÇÃO

       Na segunda-feira passada, 11, com a presença de representantes da secretaria municipal do Turismo, idem de Educação, Atil, Citur, Abav, Fundação Cultural, Bamin e alguns empresários do setor, foi apresentado por professores da Uesc, o Projeto de Inventariação Turística.  O objetivo inclui a monitoração da sustentabilidade local, o diagnóstico participativo e o posicionamento de mercado, visando identificar os riscos e problemáticas do turismo, os pontos fracos e os fortes; traçando ações eficazes, com base na sustentabilidade. Algo como o PDITS (Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável), de quinze anos atrás, que no final pouco resultou. A esperança agora é que o projeto funcione; a curto prazo.

INVENTARIAÇÃO  2

       Representando o Conselho Ilheense de Turismo-Citur, comparecemos à reunião acima, desconhecendo a pauta (fomos convidados “para uma reunião na segunda-feira às 11 horas para discutir Turismo”). Julgávamos que iríamos discutir os problemas atuais por que passa o setor, em nossa  cidade e não, estudos , apesar de importantes, do que irá ocorrer daqui a alguns anos. Para tal, levamos sugestões para os problemas segmentados do Turismo, como Cultura, História, Eventos, Esportes e outros além dos problemas do nosso Porto do Malhado e sua dragagem urgente; construção do Pavilhão de Feiras e Exposições anexo ao Centro de Convenções para melhorar nossa pauta de eventos;  sugestões para o turismo náutico, aeroporto; o dever de casa etc. Foi uma frustração apenas parcial, pois a inventariação é válida.

CHOCOLATE

       Foi sucesso absoluto o III Festival do Chocolate da Bahia. A presença do governador Jaques Wagner foi importante pela reafirmação de que a ponte Ilhéus-Pontal será iniciada no próximo ano. Sua declaração de amor a Ilhéus espera ser comprovada com a realização do muito que Ilhéus necessita em matéria de infraestrutura. O pioneirismo do Chocolate Caseiro Ilhéus foi ressaltado pelo prefeito Newton Lima, na solenidade de abertura do Festival. Mais de 20 mil visitantes estiveram no evento, percorrendo os muitos estandes e participando de cursos e palestras. Esse III Festival consolida o evento, que deverá crescer a cada ano e levar a qualidade do chocolate da Bahia para o mundo. Parabéns mais uma vez aos realizadores do evento, em especial a Marco Lessa e sua M21.

ANIVERSÁRIO O TEATRO

          Os 79 anos do Teatro Municipal de Ilhéus continuam a ser comemorados até o final deste mês. Nos dias 18 e 21, tem o espetáculo de dança “Os filhos dos contos”; no dia 22 tem a abertura da exposição do artista plástico Guido; nos dias 23 e 24 o público infantil vai curtir a peço Pinóquio, a partir das 17 horas. Nos dias 29 e 31, a Cia. Baiana de Risos apresenta o espetáculo “Baianinha baiana” e no dia 30, a partir das 19 horas, o Festival de Música Gospel de Ilhéus encerra as comemorações.

NOVAMENTE A PONTE

       Dois dias após o pronunciamento do governador Jaques Wagner garantindo o início da ponte Ilhéus-Pontal, um arquiteto da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano esteve em Ilhéus, visitando os prováveis locais de implantação da ponte, a praia do Cristo e a praia da Maramata, dando praticamente como certa a escolha do local e o tipo do projeto escolhido: a ponte pênsil, estaiada, diga-se de passagem a melhor solução  para o sistema viário da cidade. Apesar dessa possível escolha, lembramos ao secretário de Planejamento, Alisson Mendonça, que esse fato não isenta a população de conhecer o projeto.

TEATRO POPULAR

       Como já destacamos em colunas anteriores, foi coroada de sucesso a temporada do Teatro Popular de Ilhéus na capital paulista. Inicialmente representando a cultura grapiuna na VI Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, apresentando a peça “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito” que foi aplaudida de pé pelo público presente. Em seguida., o Teatro Popular de Ilhéus fez sucesso em são Paulo, quando  apresentou ao público paulista.seu novo espetáculo, “O Inspetor Geral”, uma continuação do Teodorico Majestade, que voltou a fazer sucesso, sendo exibido várias vezes no Teatro do SESI-SP, já tendo compromisso de nova apresentação em 07 de outubro próximo, e um provável retorno a São Paulo em 2012. Parabéns a Romualdo Lisboa e sua equipe!

B I T S  –  T U R

A Gol Linhas Aéreas comprou a Web Jet pela bagatela de R$ 311 milhões. Seu interesse maior foi nos slots (horários de pousos e decolagens nos principais aeroportos do país. *** Mais de 80% dos vôos domésticos passarão a ficar nas mãos de apenas duas empresas. a Tam e a Gol *** A Azul Linhas Aéreas além dos vôos noturnos deverá efetuar vôos durante o dia, em Ilhéus *** Ilhéus sediará o 3º Encontro Estadual de M. Esperamos que desse evento saia a recuperação do Museu Regional do Cacau