Só pelo Enem

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC , decidiu que 50% das vagas que a instituição disponibiliza para seus 33 cursos de graduação (bacharelados e licenciatura), serão preenchidas por estudantes que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já este ano. As outras vagas serão completadas por meio do vestibular tradicional. O último Concurso será realizado pela UESC em 2012 .

Foi aprovado pelos conselheiros que o Concurso Vestibular deixará de existir, na Instituição em 2013 quando a UESC vai adotar o ENEM como única forma de acesso aos seus cursos de graduação.

E na área portuária…

Enquanto a Prefeitura fazia festa para anunciar que o prefeito Newton Lima tinha recepcionando um grupo de empresários representantes da Brazil Resources Holding e a Prosperity International Holdings, de Hong Kong, cuja intenção seria elaborar diagnóstico para exportar manganês pelo Porto de Ilhéus, no mesmo burburinho, a beira do cais assoreado, circulava a informação que a empresa Pronto Express seria uma das fortes candidatas em adquiri-lo num eventual processo de privatização.

Curiosidade ou não, em janeiro deste ano foi emitido um certificado de operações para a Pronto Express, no Porto de Ilhéus.

Tudo normal.

Só que a empresa não tinha endereço no município, conforme a norma.

Bem, a Pronto Express, a Cosmo Express, a C. Port e Central de Soluções Logísticas (CSL) são empresas que fazem parte do Grupo TPC.

De fato, é incompreensível o processo de abandono, boicote e sucateamento do Porto de Ilhéus. Essa situação sob os olhares e, portanto, auspícios da Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, empresa responsável pela administração dos portos baianos.

Diziam os conhecedores da matéria: “Do jeito que vai, num eventual processo de privatização, o terminal será vendido por um valor bem abaixo do preço real.”

75 anos

A Casa Brasil está comemorando 75 anos. A história começa na década de 20, do século passado, com a chegada a Ilhéus do comerciante izmirli Isaac Albagli (1907-1975). Hoje é Alberto, filho de Isaac e Rosa Albagli, quem administra o patrimônio.

Mas, longe de ser apenas uma loja de materiais de construção e utensílios etc é uma Casa de História.

História do fortalecimento do tecido social dessa terra, história de fraternidade e silêncio. História do povo Judeu em Ilhéus.

Parabéns a família Albagli, parabéns Ilhéus!

Sugestão

Imagine se a prefeitura tivesse interesse em promover o ordenamento do trânsito no centro da cidade.

Bastaria que os caminhões de grande porte ficassem fora das ruas estreitas da área comercial.

Poderiam estacionar na Rua Almirante Linhares, Perto da Ponte Lomento Jr e as cargas seriam transportadas por outros meios sem provocar os transtornos que causam.

Só sugestão.

Um perigo

O traçado da BR 415, trecho Ilhéus-Itabuna sempre foi perigoso.

Agora é suicídio.

A estrada parece um queijo suíço vencido. Além dos buracos o asfalto está virando pó e lama. A pouca sinalização existente encoberta pelo mato e também confundida pelas placas de publicidade, outdoor etc, de nada adiantam.

Os acidente com vitima fatais ou não se sucedem.

O governo continua anunciando a construção (que eles chamam de duplicação) de uma rodovia pela outra margem do Rio Cachoeira.

Até lá…

A coluna do Jonildo
Jonildogloria.blogspot.com
Jonildogloria@gmail.com