ILHÉUS / Problema de Saúde Pública
CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA (PONTAL): PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
Caro Rabat,

Vinha eu passando de motocicleta, e quase levo uma “pazada” de entulho. E não foi qualquer entulho, mas entulho advindo do CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA (URBIS-PONTAL). Ora, não precisa ser doutor em saúde pública pra saber que cemitérios são locais contaminados. Afinal, quando morremos também somos transformados em carcaças, que sofrem decomposição por ação de insetos, bactérias, fungos e outros organismos saprófitas. Esse apodrecimento, vamos assim dizer, oferece uma grande variedade de organismos infecciosos e gera produtos potencialmente patogênicos a nós, animais, que ainda estamos vivos aqui fora. E o solo arenoso encontrado naquela localidade agrava muito mais a situação, por permitir maior permeabilidade deses compostos.
De brinde, junto com as fotos do entulho fúnebre, mandei também as do lixão eterno que se acumula em frente, entre o dito cemitério e a central de “desabastecimento” da URBIS.
Talvez isso aqui não resolva muita coisa, mas minha indignação me faz tomar tal atitude. Mais um exemplo do completo descaso dos nossos governantes em relação à Saúde Pública.
Desistir não vou nunca, amigo, mas: nem ACREDITO nem DUVIDO mais de nada desses governantes. Do vereador ao presidente, passando pelos cargos de confiança e os chacais que os ocupam.
Abraço forte,
Dunezeu
—
DUNEZEU ALVES CAMPOS JÚNIOR, DSc.
Médico Veterinário CRMV 1685-BA
Epidemiologia das Doenças Parasitárias
Professor Adjunto B DCAA-UESC



























































Dunezeu:
Infelizmente o problema do lixo em Ilhéus não se restringe ao Bairro do Pontal. É um problema que vem se alastrando por toda a cidade, e mesmo após a passagem do carro de lixo, grande quantidade de resíduos fica nas calçadas e no meio da rua.
Dois fatores se juntam para agravar o problema. Os sacos de lixo são revolvidos, rasgados e derramados por grande número de catadores que vagueiam pela cidade, e o serviço de coleta é feito sem os cuidados necessários.
Esta irresponsabilidade tanto do poder público como dos cidadões, termina por fazer com que doenças sejam causadas, a mortalidade aumente e os gastos com saúde pública se elevem exponencialmente.
Tenho absoluta certeza de que se a Prefeitura tivesse um pouco mais de cuidado com a coleta de lixo, teriamos gastos infinitamente menores com saúde pública.
Carlos Mascarenhas