AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Associação de Criadores de Ilhéus promove dois leilões de animais
Dia D da campanha Nacional contra Poliomielite será neste sábado
Alunos, professores e comunidade do Couto festejam Dia da Família
Inventário Turístico inicia pela Prefeitura
População se interessa pelo seminário sobre mobilização social pela educação
Homenagem à Nossa Senhora das Vitórias acontecerá no Centro e na Zona Sul de Ilhéus
Projovem participa do Dia Mundial da Mobilização Social

***

Associação de Criadores de Ilhéus promove dois leilões de animais

Numa promoção conjunta, a Associação de Criadores de Ilhéus e a Rancho Leilões realizam no sábado e domingo (20 e 21 de agosto), no Parque de Exposições de Ilhéus, leilões mistos com animais de reconhecida qualidade. O evento, segundo o presidente da Associação Ilheense dos Criadores, João Bittencourt Neto, tem a finalidade de melhorar a qualidade genética dos animais no município, aumentando a produção na zona rural.

No sábado (21), a partir das 19 horas, será realizado o leilão de 40 lotes de muares, ovinos e animais de sela de diversas raças, a exemplo de mangalarga marchador, pampa, quarto de milha, dentre outros, puros e meio sangue. Explica João Bittencourt, que os compradores terão facilidade de pagamento, pois cada lote será parcelado em 10 prestações iguais e sem juros.

No domingo (21), a partir das 13 horas, será realizado o leilão de 80 animais bovinos selecionados, das raças leiteiras Gir, Girolando, Holandesa, oriundos de planteis de criadores dos estados de Minas Gerais e Bahia. Todas as fêmeas possuem comprovação de prenhes ou paridas. Neste mesmo dia também serão leiloados cinco touros da raça Gir, de alta qualidade.

Movimento em ascendência – Informa o presidente da Associação Ilheense dos Criadores, João Bittencourt, que os leilões contam com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Governo do Estado, através da Adab e EBDA, além de diversas empresas privadas. “A confiança dessas instituições e empresas é uma demonstração da confiança depositada na associação, que vem empreendendo uma grande campanha para qualificar a agropecuária ilheense”, ressaltou.

João Bittencourt explica, ainda, que o Parque de Exposições de Ilhéus é um dos melhores e mais bem localizados equipamentos da agropecuária baiana e que vem recebendo, cada vez mais, eventos de grande porte. “Este ano já realizamos três grandes leilões, a ExpoPampa, cavalgadas, além de festas particulares. Nossa intenção é fechar o ano de 2011 com um total de mais de 20 eventos realizados”, explica.

Ainda dependendo de confirmação, o Parque de Exposições de Ilhéus deverá sediar uma exposição e leilão da raça Mangalarga Paulista, programada para outubro próximo, bem como da raça Mangalarga Marchador, agendada para o mês de dezembro deste ano. “Vamos continuar investindo no engrandecimento da agropecuária, que é uma das maiores fontes de geração de emprego e renda de Ilhéus”, conclui Bittencourt.

Dia D da campanha Nacional contra Poliomielite será neste sábado

Neste sábado, 13 de agosto, será o Dia D, ponto alto da segunda etapa da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil, em todo Brasil. Em Ilhéus, a Secretaria da Saúde está ampliando o atendimento nas salas de vacinação. Estarão disponíveis ainda neste dia quatro equipes volantes por zona da cidade, que percorreram diversos bairros do município. Durante todo o sábado, das 8 às 17 horas todas as unidades e postos de saúde estarão realizando vacinação.

Além dos postos, haverá diversos pontos extras de vacinação. No centro haverá pontos na Central de Abastecimento, Hospital Regional, na Praça do Canhão, no Alto São Sebastião, no antigo Sesp na avenida Canavieiras, no Terminal de Urbano e no comércio. Na zona sul funcionará um ponto na praça da Mangueira, e na zona oeste haverá um ponto na praça central do Banco da Vitória. Todas as crianças menores de cinco anos, inclusive os recém nascidos, podem e devem ser vacinados contra a poliomielite.

A Secretaria de Saúde do Município espera vacinar nesta etapa cerca de 14 mil crianças. A campanha se estende até 16 de setembro em todas as unidades e postos de saúde, e a recomendação é que as crianças que não tomaram a primeira dose também podem ser vacinadas. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, “é de extrema importância que as crianças sejam vacinadas para que o nosso país se mantenha livre da paralisia infantil”.

Em 1989 foi registrado o último caso de poliomielite no Brasil, no entanto, alguns locais ainda possuem casos da doença, e é preciso que as crianças brasileiras sejam vacinadas para que a doença não seja reintroduzida no país. Além da vacinação contra a poliomielite, durante todo o mês será realizada a atualização dos cartões de vacina e a vacinação da tríplice viral (contra rubéola, sarampo e caxumba), para crianças de 1 a 6 anos de idade.

Alunos, professores e comunidade do Couto festejam Dia da Família

Os secretários municipais Emenson Silva (Assistência Social e Trabalho) e Lidiney Campos (Educação) participaram na manhã desta sexta-feira (12) do Dia da Família promovido pela Escola Nucleada do Couto, distrito da zona rural de Ilhéus. Representando o prefeito Newton Lima, os secretários abriram a programação do evento que contou com apresentações de alunos, professores, sorteio de brindes, bingo e homenagem às famílias. Durante a abertura a secretária Lidiney frisou a importância da integração entre alunos, professores e familiares. “Essa união é o que possibilita o sucesso nas ações empreendidas na sala de aula”.

Várias atividades marcaram o dia a exemplo de bingo, sorteios e apresentações em homenagem às famílias. O Dia da Família é uma iniciativa da escola, segundo explicou a diretora Luciana Costa, realizada há cerca de três anos, como forma de englobar as comemorações pelo Dia dos Pais, “abrangendo a homenagem à todos os responsáveis pelos estudantes”. Localizada na Rodovia Ilhéus/Buerarema Km 5, a Escola Nucleada do Couto funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo 230 alunos, em turmas de Educação Infantil (3 a 5 anos), Anos Iniciais e Educação para Jovens e Adultos (EJA) I Etapa.

Para o pai do estudante Caio Miguel da Silva, Sebastião Clementino, o evento mostra o quanto a comunidade está comprometida na melhoria do ensino. “A atividade está sendo bastante proveitosa”. Já a responsável pela aluna Taliane Bispo dos Santos, Edite Evangelista, a alegria e animação são as marcas do evento. “Todos nós estávamos aguardando por esse dia, que celebra o valor da família e da escola na vida da criança”. A mãe de Andre Oliveira, que também estuda na escola, fez questão de elogiar o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. “Meu filho vem tendo um ótimo desempenho escolar, graças ao compromisso da equipe de professores da escola”.

O secretário Emenson Silva também aproveitou o evento para parabenizar toda a comunidade e a equipe da Escola Nucleada do Couto pela organização do evento, “que valoriza a integração da comunidade com a escola e mostra que este comprometimento traz benefícios diretos para todos, inclusive para os alunos”.

Inventário Turístico inicia pela Prefeitura

A partir da próxima terça-feira (16) será iniciada a coleta de dados para a elaboração do Inventário Turístico de Ilhéus e o trabalho começará a ser realizado nas diversas secretarias do município de Ilhéus. O Inventário Turístico abrange os municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca e está sendo executado pela Universidade Estadual de Santa Curz (Uesc), Instituto Superior de Turismo Sustentável (ISTS); realização da Bahia Mineração (Bamin) e apoio das secretarias do Turismo de Uruçuca, Itacaré e Ilhéus.

O Inventário Turístico é um instrumento importante para planejar e gerir as atividades inerentes, e compreende o levantamento, identificação e registro dos atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao turismo nos três municípios. O trabalho tem como objetivo identificar riscos e problemas pontuais, interpretar as potencialidades e fragilidades dos destinos, bem como avaliar progressos ou retrocessos relacionados com a sustentabilidade turística.

Para a identificação dos problemas e a proposição de soluções, será aplicado um questionário, que deverá ser respondido por empresas privadas, instituições públicas e a sociedade em geral. A partir dessas informações é que poderá ser planejada a qualificação dos produtos e serviços, contribuindo, assim, para o aumento da satisfação e do fluxo de visitantes, a ampliação do volume de recursos gastos pelos turistas.

As empresas privadas e a comunidade em geral passarão a ser entrevistadas na segunda-feira (29 de agosto). Antes disso, o grupo de execução manterá contato com entidades representativas das empresas de turismo, com a finalidade de repassar as informações sobre o trabalho e a metodologia aplicada. Todos os dados fornecidos são confidenciais e serão utilizados apenas para a identificação da realidade atual.

População se interessa pelo seminário sobre mobilização social pela educação

Ao participar em Ilhéus da abertura do I Seminário Municipal da Mobilização Social pela Educação, o prefeito Newton Lima afirmou que a população atendeu ao apelo da coordenação do evento e compareceu em massa para discutir com representantes dos Ministérios Públicos da Bahia e do Trabalho, questões relativas à educação nas esferas estadual e federal e focando a problemática no âmbito municipal. O prefeito lembrou que ao aprovar a lei número 3.545, que institui o Dia de Mobilização Social pela Educação, uma das preocupações foi envolver a comunidade em atividades de incentivo à interação família-escola.

O evento, realizado na tarde desta quinta-feira (11), no auditório do escritório local da Ceplac, contou com a presença de Karina Cherubini (promotora de justiça), Maria Amélia Sampaio (juíza da Vara da Infância e Juventude), Sandra Magali Brito (juíza de direito), Lidiney Campos (secretária de Educação), Edinei Mendonça (gerente da Direc-6), Carmelita Ângela (vereadora), Gilvânia Nascimento e Pascoal João dos Santos (professores), além de representantes dos conselhos municipais de Alimentação Escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dentre outras autoridades.

Na opinião da secretária de Educação, Lidiney Campos, Ilhéus vivencia a união dos poderes públicos para resolver questões ligadas ao controle social. Segundo ela, “para isso, temos o envolvimento e mobilização dos Ministérios Públicos e o acompanhamento de outros segmentos conectados à educação para que melhore ainda mais a problemática do ensino no município. Mas para isso, é preciso que haja também a contribuição dos pais de alunos, principalmente no dia-a-dia da vida escolar dos seus filhos”.

Para a promotora de justiça Karina Cherubini é importante chamar a atenção dos pais para a problemática sobre o comportamento dos alunos dentro e fora das salas de aula e também para uma ação coletiva que visa buscar melhorias para um ensino público de qualidade.

Lotado – O público que lotou o auditório do escritório local da Ceplac teve a oportunidade de debater questões ligadas ao acesso, permanência e sucesso escolar, violência nas escolas que envolvem professores e alunos, atuação da polícia, transporte escolar, condições físicas das escolas, merenda escolar, dentre outros temas.

O seminário que faz parte do programa Ministério Público e os objetivos do milênio: saúde e educação para todos, foi em parceria com a Direc-6, Prefeitura de Ilhéus, Ministérios Públicos da Bahia e do Trabalho, Comitê de Mobilização Social pela Educação, APPI-APLB-Sindicato Costa do Cacau, e conselhos municipais da Educação, Fundeb e de Alimentação Escolar.

Homenagem à Nossa Senhora das Vitórias acontecerá no Centro e na Zona Sul de Ilhéus

O dia 15 de agosto, data em que a comunidade católica homenageia Nossa Senhora das Vitórias, uma das padroeiras do município, será lembrado em dois locais de Ilhéus: na capela Nossa Senhoras da Vitórias, no alto Teresópolis, zona central, e na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, localizada no bairro que leva o mesmo nome, na zona sul. Na capela, a programação inclui a Missa das Intenções, às 7 horas, Missa Solene, às 9h30min, e uma grande Caminhada de Fé, a partir das 16h30min, seguida da Bênção do Santíssimo Sacramento.

Já a programação da Igreja Nossa Senhora das Vitórias prevê Caminhada de Fé às 8 horas, e uma Missa Solene às 9h30min, presidida pelo Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli. Segundo informações do padre Ademir Amaral, durante a celebração, o bispo diocesano estará assinando o decreto que transforma a Igreja numa paróquia. “Mesmo tendo a qualificação de ‘quase paróquia’, já coordenamos seis comunidades: Couto, Búzios, Barro Branco, Repartimento, Rio do Engenho e Santo Antônio, além do Ilhéus II”, informa o padre, acrescentando que a missa solene deverá contar com a presença de diversas autoridades, representantes das comunidades rurais e centenas de fiéis.

O dia 15 de agosto é comemorado pela tradição católica como o dia da Assunção de Maria, mãe de Jesus. Nesta data, a população celebra o Dia de Nossa Senhora das Vitórias, uma das padroeiras da cidade. Os eventos, que todos os anos atraem uma grande quantidade de devotos e simpatizantes, são promovidos pela Diocese de Ilhéus. “Mais uma vez, estamos convidando todo o povo de Deus para participar, com muita fé e alegria, das festas em honra à nossa querida Padroeira”, conclamam os padres Ademir Amaral e Ednilson Batista.

Projovem participa do Dia Mundial da Mobilização Social

A promoção da arte e de atividades que resgatem a autoestima é o foco principal do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Adolescente. Em Ilhéus, os artigos em material emborrachado produzidos pelos jovens que frequentam o programa no município puderam ser vistos na última quinta-feira (11), no auditório da Ceplac, centro. O programa foi convidado para participar do Dia Mundial da Mobilização Social pela Educação, evento organizado pela Secretaria de Educação do município.

Os produtos elaborados pelos jovens foram expostos na área externa do auditório, onde os participantes do evento puderam conferir todo o talento e criatividade dos jovens que participam do programa. A programação do Dia Mundial da Mobilização Social foi composta de duas palestras: “Acesso, permanência e sucesso escolar” e “Violência Escolar”.

O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos, tanto na zona urbana como na zona rural, e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro 33 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.

O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. O serviço é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus.

Para a coordenadora do serviço, Aleide Amorim, a participação do ProJovem em um evento desse porte “é importante para que as pessoas conheçam o que o programa oferece e também funciona como uma oportunidade na descoberta de novos talentos”. Ainda de acordo com ela, “a criação de artesanatos e os trabalhos produzidos por eles nessas oficinas de cultura servem como forma de desenvolver habilidades das quais eles possam obter renda”, informou.