WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


setembro 2011
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








Bebê baiano com problemas no coração sofre com burocracia do SUS

Bebê nasceu com síndrome de Hipoplasia do coração esquerdo.
Criança deverá ser transferida do Planserv para o SUS.

A vida de um bebê de um mês, que nasceu em Salvador, está em risco por causa da burocracia. Os médicos descobriram um problema no coração do bebê e ele precisa fazer uma cirurgia que pode salvar a sua vida.

O sofrimento já dura quase um mês, mas os pais seguem firmes para tentar salvar a vida do filho. “Se ele tiver uma chance de sobreviver, a gente vai correr até no final do mundo, mas a gente vai tentar”, afirmou a mãe da criança.

Cauê completou um ano de vida, na última quarta-feira (31). Ele nasceu com a síndrome de Hipoplasia do coração esquerdo. Todo o lado esquerdo do coração é menor, impedindo que o sangue seja bombeado para o restante do corpo. A médica que acompanha o menino desde o nascimento, Zilma Verçosa, diz que o problema foi descoberto no segundo dia de vida, dando inicio a uma luta por vaga em uma UTI pediátrica e também pela cirurgia. Segundo ela, a complexidade da cirurgia também é uma barreira para resolver a situação.

“Na maternidade do Hospital Português, ainda não tem condições de fazer uma cirurgia de alta complexidade cardíaca como essa. Foi solicitado vaga no Hospital Santa Izabel, que é o hospital que o plano de saúde dele dá direito, e não conseguimos transferência”, afirmou Zilma.

De acordo com a médica a correção para Hipoplasia é realizada em três etapas, sendo que a primeira cirurgia deveria ter sido feita com até sete dias de vida. Entretanto, somente na última terça feira (30), quase um mês depois, a família conseguiu a vaga no hospital Santa Isabel, mas a unidade só tem estrutura para uma pré-cirurgia. A médica conseguiu a autorização para a cirurgia ser feita em São Paulo no Hospital da Beneficência Portuguesa, mas o Planserv não cobre o procedimento em outro estado.

A luta agora é para transferir Cauê do Planserv para o Sistema Único de Saúde (SUS), já que a unidade em São Paulo faz a cirurgia pelo SUS. Este é o motivo do impasse, pois há vaga para cirurgia ser feita em São Paulo através do SUS e a Secretaria de Saúde da Bahia já garantiu uma UTI aérea para levar a criança, mas ainda não há explicação para o fato de Cauê não ter sido transferido. “A gente precisa matricular a criança no sistema de tratamento fora domicílio com o numero do CNRAC. Eu não consegui entender qual foi a dificuldade da Secretaria de nos fornecer o número da CNRAC”, disse a médica.

Para os pais da criança, Tamara e Alessandro Ribeiro, resta a esperança de que a cirurgia do filho seja realizada. “Eu estou querendo manter o meu filho vivo. A chance de salvar meu filho eu tenho, mas negam”, desabafou Alessandro.

A diretora de regulação da saúde do estado, Vicenza Lorusso, informou que a demora em cadastrar o nome de Cauê, é devido ao hospital em que nasceu o bebê, pois o mesmo não realiza o procedimento de cadastro fora domicílio. Entretanto, ela afirmou que o cadastro será realizado ainda nesta quinta-feira (1). Uma equipe médica está analisando se a cirurgia poderá ser feita em Salvador.

Do G1 BA com informações da TV Bahia

2 respostas para “Bebê baiano com problemas no coração sofre com burocracia do SUS”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia