AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Prefeito de Ilhéus visita instalações da mineradora Mirabela do Brasil
Prefeito Newton Lima comemora chegada da Avianca a Ilhéus
Mata Atlântica de Ilhéus vai ter Plano de Recuperação
CZZ de Ilhéus realiza combate a roedores e alerta para prevenção de leptospirose
Sorteio definiu jogos da rodada de abertura da II Copa Coca Cola de Futsal de Ilhéus

***

Prefeito de Ilhéus visita instalações da mineradora Mirabela do Brasil

A convite da diretoria da Mineração Mirabela, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assim como vários representantes de segmentos organizados da sociedade, realizaram durante toda a última quinta-feira (1º), uma visita às instalações da mineradora Mirabela do Brasil. A empresa explora níquel no município de Itagibá, e, desde o início do ano realiza exportações para a Finlândia através do Porto do Malhado, em Ilhéus.

Considerada a maior descoberta de níquel sulfetado do mundo nas duas últimas décadas, a mina da Mirabela, de acordo com Cláudio Lyra – Diretor de Apoio Operacional –, conta com reserva estimada em 120 milhões de toneladas e uma vida útil de 23 anos, mas, os estudos recentes provaram que poderá se estender por um prazo de quase 50 anos. Atualmente a empresa gera 860 empregos diretos e outros 1.200 indiretos, sendo a grande maioria dos funcionários oriundos dos municípios circunvizinhos.

Com relação ao embarque da produção pelo Porto do Malhado, Cláudio Lyra solicitou do prefeito Newton Lima o apoio necessário junto à Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), para que a exportação do níquel não sofra problemas de continuidade, uma vez que a cada mês aumenta ainda mais as toneladas exportadas para a Finlândia. Tanto que em janeiro desde ano foram embarcadas quatro mil toneladas; em abril, oito; e para dezembro a previsão é que passe para 12 mil toneladas/mês.

Newton Lima adiantou que na próxima semana, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, manterá contato pessoal com a direção da Codeba, em Salvador, para tratar do assunto, salientando que considera a utilização do porto local pela Mirabela como um fator importante não só para a manutenção e crescimento do terminal marítimo, como também no que se refere a abertura de novos empregos.

Histórico – Embora tenha vencido a licitação em 2003, a Mirabela só iniciou a fase de produção em 2010, pois os anos anteriores foram utilizados para implantar a empresa e cumprir com as demandas legais, a exemplo do Ibama. Assim mesmo, já está com toda sua produção vendida até 2014 para a Votorantin, no mercado interno, e para a Norilsk, no externo, atendendo cada uma com 50% da produção. A meta para 2012 é atingir 25 mil toneladas.

Além do prefeito Newton Lima e do secretário Alisson Mendonça, também estiveram visitando a empresa Mirabela a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Nádia Arolo; presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Nilton Cruz; José Izaias Mascarenhas, da ZPE; José Antônio Correia, Inspetor da secretaria estadual da Fazenda; Alex Magalhães Almeida e Ricardo Gomes, ambos da AF Ambiental; Tânia Amado, Anvisa; Soane Gomes e Otoniel Costa, os dois da secretaria municipal de Planejamento.

Prefeito Newton Lima comemora chegada da Avianca a Ilhéus

Ilhéus já está conectada diretamente à capital do Brasil. Na tarde da última quinta-feira (1º) a empresa aérea Avianca Brasil passou a operar no município com vôos diários para Brasília (DF), integrando a cidade à malha doméstica da companhia, que atinge 22 destinos no país. Com o lançamento da operação em Ilhéus, junto com o reforço na frota – a chegada do quinto Airbus A318 totalizando 15 aeronaves – a Avianca projeta crescimento acima do mercado de aviação brasileiro – entre 40% e 45% neste ano.

O vice-presidente comercial e de marketing da empresa, Tarcisio Gargioni, esteve em Ilhéus, junto com o executivo de Contas da Bahia e de Sergipe, Jaime Rocha, e demais executivos e colaboradores da empresa para falar sobre as expectativas a cerca da chegada da Avianca Brasil no município. O encontro com autoridades e imprensa regional foi realizado no salão de reuniões do Hotel Jardim Atlântico, zona sul de Ilhéus, no início da noite do dia 1º. De acordo com Tarcísio Gargioni, um dos objetivos da empresa é fortalecer o setor hoteleiro, “estimulando turismo entre os estados e oferecendo serviços de qualidade para os passageiros”.

A criação de 30 empregos diretos para a cidade também foi destacada por Tarcísio Gargioni. “Também está prevista a contratação de nove novos agentes de viagem, garantindo mais apoio à Central de Atendimento”. A geração de emprego também foi comemorada pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que também falou da luta para o soerguimento do aeroporto de Ilhéus. “A Avianca chega para consolidar a importância do nosso aeroporto, passando a ligar Ilhéus ao centro político do país, disponibilizando tarifas acessíveis e serviço de referência para o público regional”.

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia (Sindetur), Luís Augusto Leão, também esteve presente ao evento e parabenizou a empresa e falou sobre a necessidade de romper as fronteiras do estado, fortalecendo o turismo regional. “Ilhéus se consolida com um destino forte, recebendo a atenção que merece”. Já o secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, lembrou que Ilhéus está disputando vaga para se tornar Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo e a chegada da companhia se traduz como um importante passo nessa disputa. “Com os vôos ofertados pela Avianca Ilhéus passa a se conectar de maneira rápida e segura às principais capitais do país”.

Além de Ilhéus, a Avianca inaugurou recentemente outros dois destinos no Nordeste: João Pessoa (PA) e Natal (RN). O objetivo, segundo Tarcisio Gargioni, “é encerrar 2001 com atendimento em seis estados da região: Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba”. Até 2015, a meta da empresa é atingir 140 milhões de viagens por ano.

A decolagem com saída de Ilhéus acontecerá diariamente às 14h30min, com destino à Salvador, e às 16h43, para Brasília, oferecendo conexões rápidas para nove outros destinos nacionais: São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis e Chapecó (SC), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). “Estamos ampliando cada vez mais nossa malha aérea, e oferecendo um atendimento de bordo cada vez mais qualificado, pois o consumidor quer fazer turismo em seu país”, destacou Tarcisio Gargioni.

Pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (Exame/IBRC) apontam a Avianca Brasil como a companhia aérea brasileira que melhor atende o cliente, há dois anos, fato que Tarcísio Gargioni considera a marca da empresa. “Vamos crescer gradativamente mantendo e ampliando nossa oferta de serviços diferenciados no conforto, entretenimento, alimentação e atendimento. Essa é a nossa marca – oferecer aos nossos clientes um “algo a mais”, sem abrir mão de preços bons e competitivos”.

Mata Atlântica de Ilhéus vai ter Plano de Recuperação

O primeiro Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no Estado da Bahia será elaborado em Ilhéus, que foi a escolhida dentre as 12 cidades baianas que se habilitaram a participar do projeto. O Plano tem como objetivo identificar, planejar e ordenar as ações e medidas que visem a conservação e recuperação da Mata Atlântica, promovendo a conectividade das áreas conservadas e em recuperação.

Para implementar o projeto, o coordenador do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Renato Cunha, se reuniu com os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e, posteriormente, com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Comdema). Os encontros tiveram a finalidade de aprovar o Termo de Referência objetivando a contratação de consultoria para elaboração do Plano de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica. O Termo é objeto do Edital Chamada 9/470 do Ministério do Meio Ambiente, que contemplou duas cidades do Nordeste: Ilhéus e Glória do Goitá, em Pernambuco.

Na Bahia, lembra o presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, 12 cidades se candidataram para serem contempladas, sendo Ilhéus escolhida, pois atendeu a todos os requisitos estabelecidos no critério de seleção, após articulação da Secretaria do Meio ambiente com outras organizações governamentais e não-governamentais do município. Além disso, enfatizou, o prefeito Newton Lima autorizou a Secretaria do Meio Ambiente a garantir a contrapartida do município para a realização do projeto, com a participação de outras instituições públicas e Organizações Não-governamentais (ONGs) .

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Harildon Machado, dentre das obrigações assumidas para a contrapartida, a Prefeitura de Ilhéus se comprometeu em oferecer os veículos para a realização dos serviços e a hospedagem para os técnicos envolvidos no projeto, dentre outras. Caberá à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e à Ceplac o fornecimento dos dados do mapeamento ambientais, através de imagens de satélite, que contribuirá para subsidiar o trabalho.

A Uesc também disponibilizará professores e alunos para participar do projeto, identificando e transmitindo as informações existentes no banco de dados existente na instituição. Outra importante ferramenta colocada à disposição pela Uesc será o Laboratório de Análise e Planejamento Ambiental (Lapa), operacionalizado pelos professores-doutores Ronaldo Gomes e Gil Marcelo Reuss Strensel.

Objetivos e procedimentos – O Plano de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica tem como principais elementos a preservação e a conservação dos remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica não podendo prescindir do envolvimento dos municípios, tanto da parte do Poder Público como da sociedade local, representada pelas organizações da sociedade civil; a conscientização e o comprometimento da população e dos representantes da sociedade local com a preservação e conservação dos remanescentes da Mata Atlântica como elementos fundamentais, indicando a necessidade de serem adotados procedimentos de participação social.

O marco legal instituído pela Lei Federal nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, regulamentada pelo Decreto no 6.660, de 2008, representa importante avanço para o envolvimento dos municípios na gestão ambiental e na proteção da Mata Atlântica, sendo fundamental que os Planos Municipais indiquem os mecanismos e forneçam os insumos necessários à sua efetiva implementação. Os interessados em se habilitarem poderão acessar o Termo de Referência, aprovado pelo Condema, que se encontra publicado no Diário Oficial Eletrônico (www.ilheus.ba.io.org.br), Anexos I e II da Resolução 022-11 ou através do site do Gambá (onggamba.wordpress.com).

CZZ de Ilhéus realiza combate a roedores e alerta para prevenção de leptospirose

O Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Ilhéus tem realizado atividades de combate a roedores, em função dos casos de leptospirose que tem surgido na cidade. A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a qual é eliminada no ambiente pela urina de ratos. Segundo o coordenador do CZZ de Ilhéus, Aloísio Correia, “todos os casos da doença notificados pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus são acompanhados por nossos técnicos”.

Quando ocorre a notificação de algum caso, o endereço do paciente é enviado ao Centro de Zoonoses, que realiza todo o processo de desratização no bairro e nas adjacências, para que a ação atinja os roedores positivos. Neste ano de 2011, foram notificados 19 casos da doença em residentes em Ilhéus. Destes casos, 14 foram confirmados e dois foram a óbito. Os bairros com maiores notificações foram o Teotônio Vilela, Malhado e Ilhéus II.

Aloísio afirma que “Ilhéus não está com um surto de leptospirose, mas é preciso que as pessoas estejam em alerta a algumas situações para que a doença não se prolifere ainda mais”. Caso a população verifique o aparecimento de roedores na residência ou no bairro onde mora, deve entrar em contato com o CZZ. Tanto no atendimento a esses casos, quanto no acompanhamento das notificações, é realizada a postura do raticida, uma espécie de veneno para ratos.

“O CCZ recebeu cerca de 200 quilos de raticida, para o combate aos roedores”, afirmou o coordenador do centro. O veneno, em formato de tabletes que servem de isca para os ratos, tem o uso autorizado pelo Ministério da Agricultura, e não é nocivo aos seres humanos e a animais domésticos. A equipe do CCZ já programou para as próximas semanas, uma ação generalizada de desratização em alguns bairros do município e em pontos específicos, como Praças, a Central de Abastecimento, e Unidades de Saúde.

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas como, impedir a formação de entulhos, acondicionar corretamente o lixo, e só colocá-lo na porta de casa próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta, evitam a proliferação de ratos. Deve-se evitar também o contato com água ou lama de enchentes, bem como impedir que crianças brinquem nas águas de enchentes ou córregos. Nessas situações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria.

O CCZ de Ilhéus funciona de segunda a sexta-feira no início da rodovia Jorge Amado (próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela), e fica aberto ao público no horário das 14 às 17 horas. As denúncias tanto da ocorrência de roedores quanto de outros animais como, caramujos, escorpiões e cães agressivos, podem ser feitas pelos telefones: 0800-2846992 ou (73) 3634 – 4434.

A leptospirose é uma doença curável. O diagnóstico e o tratamento precoces representam a melhor solução, para isto é necessário procurar atendimento médico para fazer o diagnóstico e o tratamento correto da doença. No Brasil, no período de janeiro de 2005 a setembro de 2007 foram confirmados 9.641 casos de Leptospirose Humana com 1.004 óbitos (letalidade de 10,4%). Os municípios mais afetados nestes 3 últimos anos foram São Paulo, Rio Branco, Salvador, Curitiba, Recife e Belém, dentre outros.

Sorteio definiu jogos da rodada de abertura da II Copa Coca Cola de Futsal de Ilhéus

Com participação de representantes da superintendência municipal de Esportes, da Coca Cola, das equipes participantes e da RC 10 Sport e Eventos Esportivos, foi realizado nesta quinta-feira (1), na Fundação Cultural, durante congresso técnico, o sorteio das chaves da II Copa Coca Cola de Futsal de Ilhéus. Na rodada de abertura, que acontecerá no domingo (4), no Ginásio de Esportes Herval Soledade, por volta das 9 horas, a equipe do Teotônio Vilela enfrentará a Urbis. Na sequência, a partir das 10 horas, o Outeiro de São Sebastião jogará contra o Nelson Costa e, finalizando a rodada, às 11 horas, será a vez do time da Barra desafiar a representação do Plano Inclinado.

Representando os bairros da cidade, a relação dos participantes da II Copa Coca Cola de Futsal de Ilhéus é a seguinte: Teotônio Vilela, Urbis e alto do Pacheco (Chave A); Outeiro de São Sebastião, Nelson Costa e avenida Itabuna (Chave B), Barra, Plano Inclinado e Princesa Isabel (Chave C), Pontal, Iguape e Parque Infantil (Chave D), Malhado, Gambôa e Aritaguá (Chave E) e Conquista, Centro e Barreira (Chave F).

“Este é mais um importante evento que, através das nossas parcerias, estamos conseguindo viabilizar em favor do esporte, da vida e da nossa juventude. Um dos nossos desafios é continuar promovendo produtos deste mesmo nível”, diz o superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky. A competição vai até o dia 22 de outubro, com jogos realizados às quartas e sábados, seguindo a proposta da Superintendência Municipal de movimentar as principais praças esportivas da cidade.

Eventos – Visando à ampliação do calendário esportivo do município, a Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes, já promoveu ou apoiou diversas realizações em 2011. Entre elas, destacam-se os Jogos Abertos da Gabriela, os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), o Campeonato Interbairros de Futebol e o lançamento do projeto Viva Vôlei, além de campeonatos de Judô e de Jiu-Jitsu.