A segunda etapa da II Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus será nesta quarta e quinta (28 e 29), na Academia de Letras de Ilhéus, às 18:30h, com a realização dos Grupos de Trabalho/Eixos Temáticos. As atividades foram iniciadas nos últimos dias 24 e 25, com a abertura e a leitura e aprovação do regulamento, respectivamente.

A metodologia da Conferência compreende a divisão de seis eixos temáticos: Expressões Artísticas, mediador Romualdo Lisboa; Patrimônio e Memória, mediador André Rosa; Pensamento e Leitura, mediadora Regina Figueroa; Transversalidade da Cultura, mediador Letto Nicolau; Gestão da Cultura, mediador Pawlo Cidade; e Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos, mediador Gerson Marques. Depois de elaborados os projetos para cada eixo, haverá a plenária para aprová-los e a eleição de delegados para a etapa Territorial, em outubro. Todos os presentes terão direito a voto.

A Conferência serve como instrumento de consulta popular para apontar e planejar as necessidades da população. O campo cultural, em Ilhéus, tem tido diversos avanços em sua sistematização, sendo uma das poucas cidades da Bahia em que o processo se encontra mais avançado. Deste modo, a presença de toda a comunidade ilheense é de extrema importância, já que serão planejadas ações para os próximos dez anos que irão compor o Plano Municipal de Cultura.