A campanha foi lançada no dia 23 de setembro na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, em Ilhéus e tem como objetivo coletar embalagens longa vida, as quais serão doadas aos catadores da COOLIMPA, primeira cooperativa de catadores de
materiais recicláveis de Ilhéus.

A Campanha estava programada para ocorrer entre 23 e 30.09, contudo a Comissão decidiu em momento de avaliação prorrogar para mais 15 dias, assim como foi identificada a necessidade de divulgação na mídia.

Por meio de uma parceria com a empresa Tetra Pak essas embalagens serão trocadas por telhas feitas do mesmo material para cobertura do galpão de recepção e segregação de materiais da COOLIMPA que será construído no Itariri.

Postos de Recebimento:

• Na Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá;
• Nas escolas da Zona Sul, para atender os funcionários, alunos ou pai/mãe de aluno;

A Campanha tem início na região sul, mas, posteriormente alcançará as demais regiões da cidade. A escolha por este território está vinculada a escolha desta área para implantação do Projeto Piloto de Coleta Seletiva em Ilhéus.

O sucesso da Campanha depende da colaboração de todos e ela é um “ponta pé” inicial para a implantação de um Programa de Coleta Seletiva para a cidade de Ilhéus que prevê a inclusão dos catadores organizados. Com o Programa na rua toda a sociedade ganha, melhorando as condições de trabalho e renda dos catadores, ampliando os impactos positivos na estética da cidade, na manutenção da limpeza dos espaços públicos, em melhorias para a saúde publica e, acima de tudo, preservando o meio ambiente.

A Campanha foi idealizada, organizada e executada numa parceria entre Prefeitura de Ilhéus, IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), CONDER/Governo do Estado, Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, COOLIMPA (Primeira Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Ilhéus) e Escolas da Zona Sul.A mesma está vinculada ao Projeto de Requalificação do Aterro Sanitário do Itariri.