WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


novembro 2011
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  








Ilhéus está acabrunhada

O cidadão ilheense optou pelo seu quadrado. Do amanhecer ao anoitecer ele corre de um lado pro outro disputando o pão, ele pega peso, ele dirige, ele vende na barraquinha, ele vende no balcão, ele labuta no consultório, no escritório, na repartição etc. No seu espaço, cada um cumpre sua rotina. Quando chega  em casa é para descansar e, no dia seguinte, tudo recomeça e da mesma forma. As atenções estão voltadas para a família, para seus entes queridos. Daqui da janela vejo o despertar da cidade, vejo os ônibus passando e nas feições do povo está comprovado tudo isso. No final de mais uma jornada, com o olhar distante, feições cansadas vão pra casa.

O que está acontecendo com a alegria e aquela energia tão marcantes do nosso povo, da nossa gente? O ilheense, todos sabem, é ativo, alegre, participativo. O que aconteceu então?

É fácil apontar os criminosos, os responsáveis pelo acabrunhamento da nossa gente. Eles estão maravilhosamente bem instalados em dois prédios que, a princípio, seriam pontos geradores de energia para a população permanecer ativa e confiante: Palácio Paranaguá e Palácio Teodolino Ferreira. Poderíamos, aqui, elencar ou dedilhar um rosário de razões para atribuirmos a esses dois locais como sendo o grande centro irradiador de energia negativa que tanto maltrata nosso povo. Apelar para a citação de Ruy Barbosa parece ser um sacrilégio. O que diria ele sobre tudo isso? Será que ele completaria seu pensamento/raciocínio ou morreria antes de tanta vergonha?

Observem como um contribuinte entra ali no PALÁCIO PARANAGUÁ. Ele parece que está indo para a forca. Ele não sabe qual destino é dado para o seu suado dinheiro entregue para pagamento de impostos e ou taxas. Ele paga pelo carimbo ou por conta da obrigação. Seu dinheiro voltar em forma de benefício para a sua cidade ele, a exemplo de milhares outros, já viram que não acontece. Como disse: pagar para ser direito para os tortos se locupletarem. Que vergonha, meu DEUS!.

Poderíamos descer a praça para se queixar aos nossos representantes porque foram eleitos para legislar e fiscalizar. É bem verdade que eles legislam, mas, na base da troca, cumprem o determinado pelo Executivo. Existem umas exceções, mas, são engolidas pela insaciável busca por mais e mais dinheiro porque, se não voltarem a sentar a bunda numa daquelas cadeiras, as aposentadorias estão garantidas… Enquanto isso acontece – troca de voto por dinheiro – a população paga porque sofre de um mal que mata mais do que bala: DECEPÇÃO. Não importa e isso é mostrado/visto no cotidiano quando diante de tudo e de todos, seus vizinhos, eleitores, gente das suas respectivas comunidades vão morrendo a míngua eles, criminosos engravatados, chegam de carro novo ou, se se sentirem incomodados com tal fato, mudam para um bairro distante e se enturmam noutro meio … A vergonha, a decepção, a descrença tomam corpo e a classe política vai sendo, toda ela, colocada num saco: o saco da SENVERGONHICE. O povo sofre, mas percebe isso facilmente: estamos mesmo é ao DEUS dará.

Meu amigo Newton, com esse tão criminoso quanto irresponsável SILÊNCIO diz, com todas as letras, que é conivente, ativo e participativo. Meu amigo Newton transformou o gabinete numa rentável imobiliária quando colocou a planta do palácio sobre a mesa e chamou os “investidores” para fazer parte desse condomínio. Nós somos IMBECIS, mas, não ao ponto de acharmos que essas mudanças, opções por partidos, fortalecimento da base governamental seja para ajudar na governabilidade da nossa ILHÉUS. A administração pública municipal está sendo regida SIM pela batuta da barganha para não dizer: você me ajuda e eu te ajudo… Nossa cidade está morrendo…  E coveiros, nos dois palácios, é o que não faltam … e não se escondem nem se envergonham.  Bolso cheio? F… o resto.

A palavra chave é DESCRENÇA. Ela está, aqui, evidenciada desde o início. Esse destaque se dá para evitar que apareça algum “cientista político” e diga que uma mudança se faz necessária. Aparecendo, o que não duvido, vai ser a mesma coisa que chamar o eleitor de macaco, comer a banana e ainda jogar a casca na nossa cara. “Vamos observar atentamente para votarmos de maneira correta”, dirá ele. Lindo, não? Em quem, pelo amor de DEUS?

Ilhéus está sinalizando para uma decisão. Existirão dois mundos aqui. O dos trabalhadores honestos, dedicados, pais e mães de família. Os batalhadores. Os que honram a palavra dignidade, respeito, companheirismo, solidariedade e o outro será o do mundo dos espertos, da bandidagem, da criminalidade, das “mil virtudes”, dos preparados para sangrar seus semelhantes e  seguirão  rindo, como hienas, quando completam – “com sucesso” – alguma das suas infinitas maldades… Esses? Desconsiderem e continuem honrando a classe dos verdadeiros seres humanos que, querendo ou não eles, se perpetuará pela satisfação do dever cumprido e por seguir, mesmo cambaleando, o caminho do bem. Isso sim,  é o bálsamo necessário para convivermos com esses bichos peçonhentos travestidos de humanos e que atendem, cinicamente, pelo título de  POLÍTICO ILHEENSE …

Abraços e fiquem com DEUS (Sempre!).

Rabat

6 respostas para “Ilhéus está acabrunhada”

  • Dwarf says:

    Você pode até censurar meu comentário como sempre faz qnd lhe convém, mas o povo de Ilhéus não está acabrunhado, o povo de Ilhéus é simplesmente ignorante, haja visto o confete jogado durante a campanha de Reis pra prefeito em troca de poucos réis. A UESC, que é pública, paga pelos ignorantes, forma muita gente que vai sair da cidade no final do curso e sequer possui um projeto de extensão para a administração pública que vise educar politicamente o cidadão… O povo é tão burro q vota em vereadores que nem no seu bairro moram, não vivenciam a realidade do eleitor, sequer pode representá-los: reclamar da incompetência cedida não leva a nada, tem q balançar quem cede ser enganado.

  • PG says:

    Muito bom texto, precisamos de pessoas com sua opinião, que não tem medo de falar a verdade, esse recado deve ser para os vereadores e o ministério público da cidade de Ilhéus, pois todos nós precisamos exonerar esse Newton Lima do cargo de Prefeito da cidade de Ilhéus, pois ele e sua equipe estão a quase 5 anos na adiministração da cidade e só fizeram destruir a Princesinha do Sul….Precisamos do Legislativo e Judiciário da cidade de Ilhéus para expulsar esse atual prefeito.

  • Leonardo Garcia Diniz says:

    Alguns vieram para pintar, alguns outros para cantar, alguém chegou para dançar, certos vieram, apenas, para enganar!,… você RABAT veio para Honrar, Respeitar, Escrever e Narrar (como o faz neste texto) aos seus leitores o que todos nós sentimos, apenas não sabemos, ou não podemos, nos expressar.

    Aqui é a Rocinha!,… Aqui é o Vidigal!,…Aqui precisamos, também, de uma UPP! – Sei lá!, de repente temos até, só não sabemos, Micro-Ondas!

    O joio e o trigo estão espalhados, o joio fétido que dissemina o mal faz com que o trigo, bom, só sirva de alimento para o gorgulho; o caruncho que se aproveita do joio suga e mata aos pouco o trigo.

    Assim está Ilhéus, os politicos eleitos pelo povo (Executivo e Legislativo)se cercaram de vilões para extorquir o povo.

    As milhares de pessoas que saem de casa as 5:00 da matina, pro batente, e voltam as 18:00, pra casa, quase nada teen de sobra de seus salários no fim do mês, e, por isso, recebem em troca do poder público asfalto esburacados, lixo espalhados, ruas sem segurança, cidade as escuras cheias de droga e marginais.

    A minha face reflete a sua que reflete a de milhares de cidadãos Ilheenses; nossas imagens só se tornam opacas apenas quando votamos, porque lá, frente a urna, só nos resta fazer o que João Ubaldo Ribeiro nos ensinou: “Diante da urna a gente tapa o nariz e vota”!

    É uma pena!,… mas, creio, dias melhores virão!,… não sei quando, mas, vira!,… sou um otimista!,… cansado, mas, otimista!

    Parabéns pelo texto!,… ninguém o faria melhor!

    Melhoras,

    Leonardo Garcia Diniz

  • Carlos da Silva Mascarenhas says:

    É muito bom ver o nosso amigo Rabat dizendo o que deve ser dito e da melhor forma que pode ser dito.
    Tenho certeza que estas palavras vão calar fundo na mente e no coração de Newton e vão fazer com que ele avalie o seu Governo e promova profundas mudanças, pois errar é humano, mas persistir no erro não acredito seja o caminho que Newton quer seguir. Vamos esperar e torcer.
    Por outro lado não posso também deixar de registrar que as palavras de Rabat são tão fortes que fizeram com que o nosso amigo Leonardo Garcia Diniz saisse do seu exílio voluntário e voltasse a escrever/comentar nas páginas do R2CPRESS.
    É muito bom ter você de volta Leonardo.

    Mascarenhas

  • Roberto Carlos Rodrigues says:

    Desopilando a metralhadora das palavras.

    Parabéns Rabat pelo excelente texto. Ver-se que a chama que lhe fez jornalista ainda incendeia a nossa aldeia e muitas outras plagas. Que bom saber que você como observador social consegue transformar o sentimento de um povo em verdadeiro manifesto social. O lamentável é o ouvido de mercado do prefeito ilheense e sua trupe traquina. Ilhéus, infelizmente, jaz lentamente sem nenhuma melhorar no seu horizonte. Da sua parte, você faz magnificamente o seu papel. Resta-nos, como cidadãos fazer alguma coisa para mudar essa atroz situação. Como no momento só temos a caneta com arma, vamos lutando com a metralhadora das palavras. Quem sabe você não acerta alguns ouvidos mais apurados e aos poucos, desperta-lhes uma coisa chamada cidadania. Muito obrigado pelo seu texto. Tenho orgulho de ser sue conterrâneo. Saúde e paz.

    Roberto Carlos Rodrigues

  • Mario Costa says:

    Rabat,
    Suas palavras aqui são inrretocáveis e blindadas para qualquer discordância, mais o povo se acomodou e vai colocar prefeito e vereadores com os mesmo perfis, o que este faltado e ação da nossa parte (do povo) chegam das palavras vamos pra ação vamos pras ruas, vamos! Quem vai?

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia