Sem querer ser otimista demais, e a despeito das falhas que cometemos, foram muitos os avanços na área esportiva em 2001. Alguns destes têm Projeção Nacional e Internacional, como o Campeonato Brasileiro de Triathlon, realizado no mês de junho em parceria com a Secretaria de Turismo, que funcionou como seletiva para o Mundial de Auckland, na Nova Zelândia, e o Carrasco, Corrida de Aventura que aconteceu em novembro e serviu de seletiva brasileira para a Ecomotion, prova famosa internacionalmente. Quem ainda duvida do triathlon é só acessar os endereços http://www.triathlon.org/events/2012/04/ ou http://www.triathlon.org/events/search/&event_name=&event_type=&event_category=25&event_country=&event_region=&event_year=2012&search/ e ver o nome de Ilhéus no calendário da “Internacional Triathlon Union”, ao lado de cidades do Japão, Marrocos, Suécia e outros países.

Além disso, muitas outras iniciativas podem ser citadas, como, no atletismo, a implementação de um Circuito de Corridas de Rua de 5 Km, com quatro provas no ano, em parceria com a Secretaria de Turismo e a iniciativa privada. Este circuito propiciou aos atletas da região a possibilidade de mostrar o seu trabalho e se manterem competitivo. Ainda nessa linha aconteceu a realização do Campeonato de Duathlon do Bairro Hernane Sá, na Urbis e o fechamento, no início do ano, de uma via da Avenida Soares Lopes.

Nosso Ginásio de Esportes foi bastante movimentadao esse ano. Naquele local se deu a implantação do Núcleo Paraolímpico em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc, que oferece modalidades como Basquete em Cadeiras de Rodas oficiais paraolímpicas (fornecidas pela Uesc) e Futebol para deficientes visuais. É só dar uma chegada lá as terças e quintas para apreciar e participar da prática. As atividades paraolímpicas se estenderam ao Estádio Mario Pessoa (Atletismo), todas as terças e quintas. Ainda no Ginásio aconteceu a viabilização do Projeto Viva Volei, que oferece a prática gratuita do esporte a crianças carentes, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O Viva Volei acontece no Ginásio de Esportes Herval Soledade duas vezes por semana (Quartas e sextas). Também foi o Ginásio Herval Soledade palco das artes marciais, sediando campeonatos de Jiu Jitsu, Tae Kwon Do e Judô (Baiano) com apoio das Federações de cada uma das artes marciais envolvidas. Para fechar o ano, aconteceu o Torneio “Gladiador”, estilo Vale Tudo, em parceria com a empresa Conceito Executivo, sucesso de público e crítica.

No Estádio Mário Pessoa, cuja Pista de Atletismo fica aberta para treinamentos, aconteceu o retorno do Campeonato Ilheense Baiano de Futebol Amador (parceria com Liga Ilheense de Futebol) e Campeonato de Futebol Interbairros (Parceria com Liga Interbairros), eventos que não aconteciam há algum tempo. Também foi realizado os Campeonatos Sub-15 e Sub-17 em parceria com a empresa Bahia Mineração, bem como aconteceu o apoio à Seleção Amadora de Ilhéus no Campeonato Intermunicipal e  à Copa Gabriela de Futebol Feminino em parceria com nova Liga criada para a modalidade.

Em 2011 passou pela primeira vez em Ilhéus, o Rallye TransBahia, com mais de 180 veículos (carros, motos, quadriciclos etc); Também foi ano de resgate dos Jogos Estudantis em parceria com a Direc 6 e de apoio às Seleções Ilheenses de Esportes de Quadras, que culminou com título do Futsal na Final dos Jogos Abertos em Vitória da Conquista, fato que não acontecia há 20 anos;

No início do ano passado convidamos o grupo Caatinga Trekkers para visitar Ilhéus.  Foi planejada então a Corrida de Aventura “Carrasco”, válida como seletiva para provas internacionais, que repercute até hoje nos sites da modalidade no Brasil e exterior. A competição foi considerada pelos atletas a melhor e mais dura do ano de 2011. Da mesma forma, a prova do brasileiro de triathlon foi considerada a melhor do ano, e por isso Ilhéus está no calendário internacional.

E tem coisa pra acontecer em 2012. Foi elaborado projeto em parceria com Secretaria de Obras e Planejamento, cadastrado no Siconvi, para implementação de 12 espaços com conjuntos de simuladores de exercícios semelhantes aqueles usados em Academias de Musculação, para prática gratuita em praças da cidade de Ilhéus;

Obviamente que nem tudo foi positivo e por isso temos um balanço, onde reconhecemos que algumas falhas persistem abertas. Na questão manutenção, por exemplo, algumas praças esportivas ficaram sem serviços, em função das limitações financeiras. Entretanto, existe um planejamento em curso e, graças ao apoio do Prefeito Newton Lima e equipe à pasta, houve um conjunto importante de ações no esporte e a avaliação positiva do ano que passou.