Comunidade local e turistas assistirão a concertos com alguns dos melhores solistas internacionais e a Orquestra Juvenil da Bahia

* Músicos darão aulas gratuitas a alunos de escolas públicas da região e estudantes de música de todo o País

Festival também será fonte geradora de negócios e de oportunidades de emprego para a região na baixa temporada

 Em uma semana de duração, de 17 a 24 de março, Música em Trancoso – MeT cumprirá uma programação intensa e inteiramente gratuita, voltada para difundir a música clássica e contribuir para a formação musical de jovens da comunidade e o aprimoramento técnico de estudantes de música de todo o País. As reservas de ingresso (até quatro pessoas, por concerto) e as inscrições para as masterclasses podem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.org.br, pelo telefone (73) 3668-1487/ 2177 ou pessoalmente, na Rua do Telégrafo, 385 – MCPC 248.

O festival deverá atrair um grande e diversificado público. Um anfiteatro, especialmente projetado para acomodar 800 pessoas, irá proporcionar excelência acústica e uma visão fascinante de um dos maiores patrimônios ambientais do País. Inicialmente projetado para ser montado no canyon de Trancoso, nessa edição foi transferido para o alto das falésias, em um cenário igualmente paradisíaco. Os concertos terão início no pôr do sol, um dos momentos do dia mais deslumbrantes da região

A Orquestra Juvenil da Bahia, com regência do maestro e pianista Ricardo Castro, dividirá o palco com dez dos melhores virtuoses internacionais e músicos brasileiros, em repertórios que irão mesclar desde o erudito ao popular brasileiro. Na programação, composições de mestres como Puccini, Prokofiev, Ravel, Brahms, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Verdi, Leonard Bernstein e Geoge Gershwin; e noites de Jam Session, com clássicos de Tom Jobim, e de Bossa Nova, com Cesar Camargo Mariano ao piano e Monica Salmaso, vocal (programação completa no site www.musicaemtrancoso.org.br).

Paralelamente aos concertos, abertos ao público, integrantes da orquestra e solistas internacionais ministrarão gratuitamente clínicas de técnica e interpretação (masterclasses) a estudantes de música e ouvintes, e aulas básicas de música, para alunos de escolas públicas da região. As masterclasses compreendem clínicas de violino, viola, violoncelo, flauta, clarinete, trompa e fagote.

O MeT tem entre seus objetivos ser uma fonte geradora de negócios e de oportunidades de emprego para a população local, na baixa temporada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável em Trancoso e região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, por meio da música.

É a consagração de um sonho compartilhado por quatro amigos e parceiros, que têm em comum a paixão pela música e o amor por Trancoso: Sabine Lovatelli, fundadora do Mozarteum Brasileiro, Carlos Eduardo Bittencourt (Calé), empresário da região e ativo integrante da comunidade local, François Valentiny, arquiteto de renome internacional, e Reinold Geiger, empresário respeitado mundialmente com grande destaque na mídia internacional.

Foram dois anos de intenso trabalho para dar forma e conteúdo a uma idéia ambiciosa: montar um grande e inédito festival de música clássica que fosse, ao mesmo tempo, instrumento de crescimento pessoal e de desenvolvimento e inserção social.