O Carnaval de Ilhéus 2012, que estará homenageando o centenário de nascimento do escritor mais popular do Brasil com o tema “Carnaval na Terra de Jorge Amado por Nós”, será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18), prosseguindo até a próxima terça-feira (21). Além de vários mini trios e de dois trios elétricos de grande porte, o evento contará com a participação dos cantores Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, e Tonho Matéria.
A festa de momo deste ano também será agitada por grandes bandas regionais, como Top Gun, S4 & Cia, Sambágua, Langerie de Patricinha, Um Love a Mais, Circuito Fechado, Viviane Trípodi, O Som do Povo, Picape de Luxo, Shock, Badaladas, Tribaleira e Companhia do Gueto. Outro destaque do evento, que é realizado pela Prefeitura Municipal e patrocinado pela Petrobras e Governo do Estado, ficará por conta do desfile da escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba e de blocos afro, de sujo e de arrasto.
ANTIGOS CARNAVAIS
A magia dos antigos e inesquecíveis carnavais será um dos destaques da festa. O Carnaval de Ilhéus contará com um espaço voltado para a realização de bailes infantis e dos famosos bailes da saudade. Neste espaço, os foliões terão a oportunidade de cantar e dançar ao som das velhas marchinhas, como “Ta-Hi”, “Abre Alas”, “Bandeira Branca”, “Turma do Funil”, “Máscara Negra” e “Cabeleira do Zezé”.
De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Moreira, a ideia é criar um espaço para as pessoas da melhor idade, bem como para todos os foliões apaixonados pelos carnavais do passado. “Será mais uma opção interessante oferecida pelo carnaval de Ilhéus deste ano, que também contemplará os que gostam de trios elétricos, blocos afro ou escola de samba”, comenta Moreira. Segundo ele, com tudo isso, a proposta é que a cidade tenha um carnaval de paz e de tranquilidade, com crianças, adultos e idosos brincando, sempre de forma harmoniosa, na avenida Soares Lopes.
BlOCOS/ABERTURA

A abertura oficial do carnaval será no sábado, mas nesta sexta-feira (17) a festa começa com o desfile dos blocos da Assistência Social e Zé Pereira. O bloco sairá da sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, avenida Soares Lopes, às 16 horas, contando com a animação de um trio elétrico de grande porte e a banda Frisson. O bloco contará com a participação de cerca de 500 integrantes, incluindo as crianças do PETI, os alunos do Projovem, funcionários da Secretaria de Assistência Social e convidados.
Já o Zé Pereira sairá a partir da primeira hora do sábado (18) no bairro do Pontal. Há 23 anos o bloco faz a alegria dos foliões do bairro e de outros locais, além de dar um toque de nostalgia com a execução das marchinhas que embalaram os antigos carnavais. A concentração acontece na rua Dom Pedro II e depois disso a charanga do professor Clélio puxa os foliões pelas ruas do Bonfim, passarela do álcool e várias outras, encerrando na praça São João Batista. O objetivo é promover a folia e o resgate dos antigos carnavais.
ESTRUTURA
Para receber milhares de ilheenses e turistas durante os cinco dias de folia a avenida Soares Lopes já está sendo transformada numa grande arena. Além dos camarotes oficiais que estão sendo montados, também vão funcionar estandes para abrigar um posto de atendimento médico, central das polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros. Uma praça de alimentação também está sendo implantada para a venda de bebidas e comidas. Todo esse trabalho de cadastro e fiscalização dos vendedores que atuarão durante o carnaval está sendo feito pela Associação dos Ambulantes de Ilhéus. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano está montando está montando um esquema especial de limpeza que funcionará durante todos os dias, logo após a festa.
SEGURANÇA
A segurança também já está garantida contando com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito da festa serão fechadas com revistas dos foliões e o monitoramento.
E ainda para garantir a segurança, será implantado um esquema de iluminação da área externa da folia. Equipes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito estarão atuando durante toda a folia. A Prefeitura de Ilhéus já entrou em contato com as empresas de transportes coletivos para montar um esquema especial de circulação dos ônibus durante o período da festa.
SAÚDE
A Secretaria de Saúde vai montar uma unidade de atendimento em plena folia, na praça Castro Alves. No local estarão de plantão, durante todo o carnaval, equipes compostas por médicos, enfermeiros e atendentes. Unidades do Samu também estarão de plantão para o atendimento de urgência. Além disso, serão distribuídos preservativos e panfletos orientando os foliões.
DECORAÇÃO
A decoração também terá um toque especial. Esse ano o Carnaval de Ilhéus vai homenagear Jorge Amado o mais importante escritor baiano, que estaria completando 100 anos, caso estivesse vivo. O tema da festa será “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós”. Toda a avenida Soares Lopes será decorada com peças contando a história da vida, dos personagens e das obras de Jorge Amado. O secretário Paulo Moreira alerta ainda que o clima de segurança estará inserido em toda a festa, até mesmo a decoração, que vai contar com faixas por toda a avenida destacando a frase de Jorge Amado que diz: “Se você é de paz, pode entrar”.