Obras de requalificação do aterro sanitário de Itariri encontram-se em ritmo acelerado
Coordenadora da Direc-6 reafirma parceria com o governo de Ilhéus
Prefeitura aplica multa em empresa coletora de lixo
Workshop sobre a vida e obra de Jorge Amado é discutido entre Fundação Cultural e Cia das Letras
Ilhéus promove o V Concurso de Dança do Projeto Verão Fitness
Bloco “Malhadinho de Açúcar” promove ressaca do carnaval

***

Obras de requalificação do aterro sanitário de Itariri encontram-se em ritmo acelerado

As obras de requalificação do aterro sanitário de Itariri, que incluem serviços de recuperação física e ambiental, encontram-se em ritmo acelerado. O local foi visitado na manhã desta sexta-feira (24) pelo prefeito Newton Lima, o vereador Paulo Carqueija e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques. Envolvendo recursos da ordem de R$ 2,5 milhões, a intervenção é resultado de parceria da Prefeitura de Ilhéus com o Governo do Estado, através da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia).
No momento, cerca de 20 operários da Itatiaia Engenharia, empresa vencedora da licitação pública montada pelo Governo do Estado, realizam a retirada de uma imensa camada de lixo para, na sequência, iniciarem o trabalho de terraplanagem. Segundo o projeto, ao todo, o aterro sanitário terá quatro áreas: pátio de compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos), resíduos hospitalares, resíduos sólidos e lagoa de tratamento do chorume (líquido originado de processos físicos, químicos e biológicos da decomposição de resíduos orgânicos). De acordo com as primeiras estimativas, as obras devem ser concluídas no prazo máximo de um ano.
Para o prefeito Newton Lima, a implantação do aterro sanitário do Itariri representará um grande avanço para a cidade, uma vez que, além de garantir uma melhor qualidade de vida para os catadores de material reciclável, também vai possibilitar uma destinação adequada para os resíduos sólidos de Ilhéus, como, inclusive, determina a legislação. O secretário de Governo, Alisson Mendonça, complementa afirmando que Ilhéus será um dos primeiros municípios da Bahia a contar com um aterro sanitário dentro das normas ambientais. “Além disso, a cidade já está desenvolvendo um Programa de Coleta Seletiva, realizado através de uma parceria entre o poder público e a sociedade organizada”, disse.
Em área contígua, concedida pelo município pelo período de 20 anos, num total de 5 mil e 900 metros quadrados, o Governo do Estado construiu um galpão que será utilizado pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa). “O próximo passo é a instalação do maquinário necessário, como prensas, balanças e equipamentos de proteção individual, que será doado por um conglomerado de empresas multinacionais”, diz a assistente social da Prefeitura de Ilhéus, Emanuela Spínola. Segundo ela, o trabalho da cooperativa deve começar neste primeiro semestre, envolvendo a triagem de material reciclável, como vidro, plástico e alumínio, a prensagem e a posterior comercialização.
Sonho – A presidente da Coolimpa, Desimeire Santos, entende que a concessão da área em Itariri é a realização de um sonho e, sobretudo, a certeza de que os recicladores poderão, a partir de agora, atuar com mais dignidade, haja vista “que desenvolverão seus trabalhos em um espaço próprio e dentro das condições necessárias para um melhor aproveitamento dos materiais coletados”. Ao lado de Emanuela Spínola, a também assistente social da Prefeitura de Ilhéus, Maria Marta de Lucas, assinala que “a cidade inaugura um novo momento, capaz de garantir uma melhor qualidade de vida para a população e mais dignidade, respeito e melhores condições de vida e de trabalho para os catadores”, enfatiza.
Por sua vez, em encontro recente, a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Conder, Ana Cristina da Purificação, destacou o empenho da Prefeitura de Ilhéus em todas as etapas de implantação do aterro sanitário de Itariri. Segundo ela, desde que o convênio foi celebrado com a Conder, em 2008, o município já atendeu a boa parte dos requisitos necessários para execução do projeto.
Coleta seletiva solidária – O próximo passo do projeto global será a implementação do programa de Coleta Seletiva Solidária. A Prefeitura de Ilhéus, numa parceria com a Conder e com a sociedade Civil, está desenvolvendo um programa piloto de coleta seletiva na zona sul, que posteriormente será estendido a todo município. Como parte dessa ação, está sendo executada, desde o ano passado, uma campanha de coleta de embalagens longa vida. A população da Zona Sul vem participando ativamente da coleta dessas embalagens, que estão sendo doadas à Coolimpa. Através de uma parceria com a empresa Tetra Pak, os produtos serão trocados por telhas recicláveis, que serão direcionadas ao futuro galpão de recepção e triagem de materiais recicláveis da cooperativa.

Coordenadora da Direc-6 reafirma parceria com o governo de Ilhéus

A nova coordenadora da 6ª Diretoria Regional de Educação (Direc-6), Ana Maria Oliveira de Souza, foi recebida em audiência pelo prefeito Newton Lima. Na oportunidade, ela reafirmou a parceria firmada com o governo de Ilhéus e elencou algumas ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Educação da Bahia. Dentre elas, falou sobre o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que oferecerá subsídios às escolas para resolver questões de ordem pedagógica, na área de jurisdição da entidade.
Ana Maria Oliveira de Souza explicou ao prefeito que o Paip possibilita à escola conhecer a sua realidade, para em seguida fortalecer os processos de ensino-aprendizagem de forma continuada. Com sede em Ilhéus, a jurisdição da Direc-6 abrange os municípios de Uruçuca, Itacaré, Una, Canavieiras, Maraú, Santa Luzia, Arataca e Mascote, possibilitando que os professores da rede atuem para garantir uma trajetória educativa a todos os estudantes.
Ao agradecer a visita, Newton Lima, se colocou à disposição da coordenadora da Direc-6, reanimando que tem conhecimento do trabalho pedagógico desenvolvido na rede estadual, voltado para a dinâmica das unidades escolares. Já o secretário de Governo, Alisson Mendonça, que se fez presente ao encontro, disse que o trabalho da nova titular da 6ª Diretoria Regional de Educação (Direc-6) é reconhecido em Ilhéus, pois trata de uma professora com mais de 30 anos de serviços prestados à educação no município.

Prefeitura aplica multa em empresa coletora de lixo

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus informa que aplicou uma multa no valor de R$ 80.639,00 mil à Portocorp, empresa contratada para executar a coleta da limpeza pública da cidade. A pena pecuniária tem como finalidade reparar os prejuízos decorrentes da ausência de coleta durante 10 dias em que os policiais militares realizaram o movimento grevista na cidade, além de outra paralização na noite quinta-feira (23).
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, a multa é um dos itens previsto no contrato, com a finalidade de resguardar o interesse público, bem como evitar a evasão dos recursos do Município. “Essa multa foi mais uma das nossas intervenções, pois já tínhamos autuado a empresa pela conduta irregular que vinha sendo adotada. Esgotamos todos os recursos previstos, até a multa que incidiu sobre o percentual de 60% sobre as diárias”, informou.
Gerson Marques disse, ainda, que o contrato prevê outras punições para a empresa, culminando com o rompimento unilateral do contrato de prestação de serviço. “O prefeito Newton Lima tem envidado esforços para a regularização do serviço de limpeza pública, inclusive não descartando a contratação de uma nova empresa, no sentido de que um serviço essencial, a exemplo da coleta de lixo não sofra outras paralizações”, concluiu o secretário do Desenvolvimento Urbano.

Workshop sobre a vida e obra de Jorge Amado é discutido entre Fundação Cultural e Cia das Letras

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, se reuniu com o gerente de vendas institucionais da Companhia de Letras, Jefferson Zanqui. O representante de uma das maiores editoras do Brasil esteve na cidade para discutir detalhes do workshop destinado a professores da rede de ensino. A capacitação integra o projeto “Jorge Amado na Companhia das Letras” que visa trabalhar o universo dos personagens das obras de Jorge Amado nas salas de aula.
A previsão, de acordo com Maurício Corso, é que o curso seja realizado na segunda quinzena do próximo mês e contemple cerca de 180 profissionais da educação, entre professores da rede municipal e da rede particular. O curso será composto por parte teórica e prática, e todos participantes serão contemplados com kits compostos por apostilas, livro e filme “Capitães de Areia”, entre outros materiais informativos. Uma parceria viabilizada pelo governo municipal, por meio da Secretaria da Educação, vai permitir que diversas unidades escolares recebam parte do acervo das obras do escritor em suas bibliotecas.
Na opinião do representante da Cia. das Letras, Jefferson Zanqui, o workshop oportunizará suporte técnico para que os profissionais estejam devidamente capacitados a estimular a leitura entre seus alunos, conquistando novos leitores. Criado pela editora Companhia das Letras, o curso será ministrado por técnicos da editora, que escolheu Ilhéus para dar o pontapé inicial no projeto, que vai contemplar, ainda, cidades como Salvador, São Paulo, a exemplo de diversos outros municípios do Brasil.
Como parte da avaliação estratégica do projeto junto aos alunos, a Fundação Cultural, a Secretaria da Educação e a Cia das Letras estudam a possibilidade de realizar um concurso cultural no fim do ano. “Além de avaliar o comprometimento de alunos e professores com o projeto, o concurso vai estimular a criatividade, permitindo que o legado deixado por Jorge Amado se fortaleça ainda mais”, ressaltou a responsável pela pasta da Educação, Lidiney Campos.

Ilhéus promove o V Concurso de Dança do Projeto Verão Fitness

A Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes, está realizando neste final de semana o V Concurso de Dança do Projeto Verão Ilhéus Fitness, no palco do projeto montado na avenida Soares Lopes, próximo ao Cine Santa Clara. O objetivo é incentivar as manifestações culturais na cidade e divulgar os grupos de dança de Ilhéus. Os dançarinos serão avaliados nos ritmos de axé, pagode e hip hop. Serão classificados os seis melhores grupos de cada ritmo e o campeão receberá um prêmio de R$ 500,00.
As apresentações dos concorrentes ao prêmio de melhor grupo de dança foram iniciadas nesta quinta-feira (23). No ritmo de axé se apresentaram os grupos Ky Dance, Stret Love, Faisk Love, Swingueto e Kebre Dance. Já no ritmo do hip hop se apresentaram os grupos Swingueto, Ky Dance, Stret Love e Faisk Love. Na parte do axé se apresentaram os grupos Faisk Love, Swingueto, Ky Dance e Stret Love. Todos esses grupos que estão participando do concurso fizeram suas apresentações durante o Projeto Verão Ilhéus Fitness.
As apresentações continuam nesta sexta-feira (24), a partir das 19h30min, com novas coreografias e surpresas. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos somente na noite de sábado, também a partir das 19h30min. Serão julgados os itens coreografia, figurino, presença de palco e originalidade. Pelo regulamento, em caso de empate entre as colocações, o resultado será decidido pelo critério da melhor pontuação em coreografia. Serão classificados os seis melhores grupos com melhor pontuação nos dois dias de apresentações.
As atividades do Projeto Verão Ilhéus Fitness foram iniciadas no dia 5 de janeiro, com apresentações de grupos durante todos os finais de semana. Resultado de uma parceria entre a Superintendência de Esportes e a Secretaria de Turismo, a iniciativa conta com a participação de grupos de dança, além de competições de esportes de praia, como vôlei e futevôlei.
O coordenador do projeto, Renato Peixoto, explica que todos os anos o evento vem agitando a avenida Soares Lopes, garantindo mais opção de lazer para a cidade. De acordo com o superintendente de Esportes do município, Alberto Kruschewsky, o evento já se tornou tradicional e todos os anos têm atraído um público ainda maior. Para o secretário de Turismo, Paulo Moreira, o Ilhéus Fitness une esporte e lazer num dos principais pontos mais movimentados da cidade.

Bloco “Malhadinho de Açúcar” promove ressaca do carnaval

Após o sucesso no carnaval de Ilhéus, o bloco Malhadinho de Açúcar realiza neste sábado (25), a partir das 15 horas, a ressaca de carnaval. A festa terá como palco a praça localizada na avenida Lindolfo Color, no Malhado, e será animada pela banda “Langerry de Patricinha” no mini trio. A expectativa é que mais de 500 foliões, que participaram do bloco, marquem presença na festa.

Considerado uma ampliação do antigo bloco “Maloqueiros do Malha”, o bloco foi fundado em 2006 e este ano foi um dos primeiros a desfilar na folia momesca em Ilhéus, abrindo os desfiles dos blocos de arrasto. O objetivo do “Malhadinho de Açúcar” foi resgatar os antigos carnavais e reunir os moradores do Malhado numa grande festa de abertura do carnaval.

O “Malhadinho de Açúcar” começou com apenas 20 integrantes e dessa vez a expectativa é de 500 participantes. Mas apesar da mudança do nome, os diretores do bloco garantem que o Malhadinho de Açúcar mantém as mesmas características de levar alegria, diversão e opção de lazer para os moradores do bairro do Malhado. “Mais uma vez vamos abrir o carnaval de Ilhéus com muita alegria e tranquilidade”, afirmaram. A direção do bloco também informou que já entrou em contato com as polícias Militar e Civil que garantiram o apoio e a segurança para a realização da festa.