:: abr/2012
Dono de trio elétrico não se recupera de agressão de folião e morre na BA
Folião teria agredido empresário com soco durante micareta de Feira.
Morte foi confirmada na manhã desta segunda, após nove dias internado.
O dono do trio Skândalo, Emerson Bergosa, conhecido como “Maninho”, que desfilou da micareta de Feira de Santana, morreu na manhã desta segunda-feira (30) no hospital Emec. Ele estava internado desde o dia 21 de abril após ter sido agredido com soco por um folião durante a principal festa da cidade.
A causa da morte, segundo amigos, teria sido hemorragia interna adquirida depois de uma cirurgia. A unidade de saúde foi procurada pelo G1, mas não informou a causa do óbito.
O corpo do empresário foi liberado do Departamento de Polícia Técnica (DPT) no fim da tarde desta segunda-feira. O velório ocorre no espaço Gilson Macêdo, próximo à praça de Kalilândia, na cidade de Feira de Santana. O enterro está marcado para as 10h de terça-feira (1°), no cemitério Piedade. Ele era casado e tinha cinco filhos.
O diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer, Naron Vasconcelos, conta que Emerson Bergosa caiu e bateu a cabeça no chão após a agressão do folião, que não teria aceitado sair do capô do trio e foi retirado pela vítima.
O empresário teria sido socorrido consciente para o hospital no dia da agressão, mas, segundo Naron, o quadro evoluiu para hematoma craniano e ele foi induzido ao coma pela equipe médica. O diretor municipal relata ainda que o empresário foi submetido a uma cirurgia, o que gerou hemorragia interna e ocasionou a sua morte.
O caso deve ser investigado Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. A unidade não soube informar o andamento das apurações porque trabalha em regime facultativo nesta segunda. A equipe de plantão só inicia expediente a partir das 19h.
—
Do G1 BA, com informações da TV Subaé
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/04/dono-de-trio-eletrico-nao-se-recupera-de-agressao-de-foliao-e-morre-na-ba.html
Marinha busca tripulantes de barco que afundou
Dois tripulantes de um barco que afundou, a cerca de 20 km da costa de Mucuri (892 km de Salvador), extremo sul baiano, estão sendo procurados pela Marinha do Brasil nesta segunda-feira, 30.
Os tripulantes saíram de Mucuri para pescar na quinta-feira, 26, ao meio dia, e, na noite de sexta, foram dados como desaparecidos, segundo a Agência da Capitania dos Portos de Porto Seguro.
A embarcação que eles estavam, de nome “Alessandro”, foi encontrada no sábado (28), a 7 metros de profundidade, informou o comandante da Agência da Capitania dos Portos, Jorge Cordeiro.
Segundo o oficial, ainda não se sabe os motivos do naufrágio. As causas serão descobertas após perícia da Marinha, que será feita assim que os responsáveis pelo barco o retirarem do mar.
“Quem tem de tirar a embarcação são os donos do barco ou o fabricante”, disse Cordeiro. Os tripulantes desaparecidos são Manoel Silva e Ercivam Marques, cujas idades não foram informadas.
As buscas estão sendo feitas com navio corveta, equipe de mergulhadores, embarcações da Colônia de Pescadores e uma aeronave do Grupamento Aéreo da Policia Militar do Governo do Estado da Bahia.
—
Mário Bittencourt, da Sucursal Eunápolis
http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5832743&t=Marinha+busca+tripulantes+de+barco+que+afundou
Inscrições para ‘Cidade Baiana da Cultura’ são prorrogadas até 7 de maio
Concurso busca promover a riqueza e diversidade cultural ao município.
Cidade vencedora ganha apoio na produção e comunicação nas atividades.
Foram prorrogadas até a segunda-feira (7) as inscrições para os municípios baianos que interessados em participar do Concurso Cidade Baiana da Cultura. Em sua terceira edição o concurso busca promover a riqueza e diversidade cultural, dando visibilidade e suporte ao patrimônio da cidade vencedora, que ganha apoio na produção e comunicação nas atividades municipais que se estendem de junho de 2012 até o carnaval de 2013.
A ficha de inscrição e os documentos exigidos devem ser encaminhados via Correios ou entregues pessoalmente na Expo Eventos, Rua das Rosas, 658, Pituba, Salvador/BA, CEP 41.810-070. As inscrições presenciais podem ser feitas das 14h às 17h, com Sueli Souza. Mais informações através do telefone (71) 3506.4268 ou através do site onde podem ser baixados os regulamentos e formulários.
Em 2011 o município eleito foi Maragojipe, no Recôncavo Baiano. Durante o título de ‘Cidade da Cultura’ o município recebeu cerca de 100 mil turistas, um aumento médio de 15% em relação aos anos anteriores.Festas de São Roque e São Bartolomeu, além da primeira Virada Cultural da Bahia estão entre os eventos que contaram com o apoio das Secretarias de Cultura e de Turismo do Estado, em decorrência do concurso.
—
Do G1 BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/04/inscricoes-para-cidade-baiana-da-cultura-sao-prorrogadas-ate-7-de-maio.html
Empresa Brasil de Comunicação / R2CPRESS – Agência de Notícias
Dilma confirma Brizola Neto no Ministério do Trabalho
Em nota, a presidente manifestou confiança no novo ministro e disse que ele prestará uma grande contribuição ao país
EBC/Selma Dias
CNJ ouvirá tribunais sobre precatórios
O conselheiro Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), encaminhou, na última quinta-feira (26/4), aos dirigentes de Tribunais de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pedido de informações sobre as principais dificuldades que têm enfrentado na área de precatórios (dívidas do setor público reconhecidas pelo Poder Judiciário). O objetivo é coletar informações para a realização de um seminário para discussão do assunto e adoção de medidas de apoio aos Tribunais na administração dos precatórios.
A iniciativa é da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, integrada pelos conselheiros José Lúcio Munhoz, Jefferson Kravchychyn e Gilberto Valente Martins, em conjunto com a Corregedoria Nacional de Justiça. A transferência da responsabilidade pelo pagamento dos precatórios do Poder Executivo para o Judiciário, determinada pela Emenda Constitucional 62, trouxe muitas dificuldades para a Justiça, que ainda está se estruturando para cumprir a nova atribuição.
Preocupada com a situação, a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, criou um programa para apoiar os tribunais a criar estrutura para administrar o pagamento dessas dívidas. O trabalho em andamento tem demonstrado que praticamente todos os tribunais enfrentam problemas nessa área, conforme constatou a equipe da Corregedoria, coordenada pela juíza Agamenilde Dantas.
Para Kravchychyn, falta conhecimento sobre os critérios estabelecidos pela Emenda Constitucional 62 e pela Resolução 115 do CNJ. Por isso, talvez haja necessidade de promover a capacitação de servidores e até de magistrados, em apoio aos tribunais, para que os tribunais prestem o serviço com a qualidade desejada à população.
Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias
Novas audiências debaterão o projeto do Porto Sul
O Governo da Bahia, após um entendimento com o Ibama, realiza entre 28 de maio e 2 de junho, seis novas audiência públicas para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do Porto Sul, além de apresentar o projeto do empreendimento que, aliado à construção da Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, dará um novo impulso ao desenvolvimento da região sul do estado, que há duas décadas sofre com uma grave crise provocada pela incidência da vassoura-de-bruxa na lavoura cacaueira.
As audiências públicas serão realizadas em Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Itajuipe, Coaraci e Barroi Preto, municípios na área de abrangência no Porto Sul, Em outubro de 2011, a audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus reuniu cerca de 3.700 pessoas, sendo considerada pelo próprio Ibama uma das maiores audiências realizadas pelo órgão em todo o Brasil. A exemplo do que ocorreu em Ilhéus, antes das audiências nas seis cidades, serão realizados encontros com vários segmentos da comunidade, para a discussão do projeto e mobilização popular. Cópias do EIA Rima estão disponíveis em espaços públicos, como prefeituras, câmaras de vereadores, escolas e bibliotecas.
De acordo com Eracy Lafuente, coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente Pereira, “a participação comunitária imprescindível à consolidação do projeto”. “Sem compromisso social um projeto como esse não se sustenta e esse compromisso está apoiado na relação de transparência com a população”, afirma Eracy, destacando que “o Porto Sul é uma obra considerada prioritária pelo governador Jaques Wagner”.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
O Porto Sul foi concebido dentro do Planejamento Estratégico do Estado da Bahia e será construído na região de Aritaguá, zona norte de Ilhéus, com um cais em mar aberto, situando-se futuramente em uma das pontas da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Essa infraestrutura de transportes possibilitará uma ligação entre o oeste baiano e a região Centro-Oeste brasileira, permitindo o escoamento de grãos, fertilizantes, clínquer, etanol, entre outros produtos.
A estimativa é de que o porto público terá uma movimentação anual de cargas em torno de 75 milhões de toneladas, sendo que a Bamin irá construir dentro dessa estrutura o seu Terminal de Uso Privativo, pelo qual serão escoadas 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
O porto terá um cais off shore, a 2,5 quilômetros da costa. Os investimentos para a realização da obra são de R$ 2,4 bilhões, com a geração de cerca de 2500 empregos diretos e indiretos na fase de construção e de 27 mil empregos diretos e indiretos quando estiver em operação.
Uso de ureia e sal mineral na alimentação de bovinos no período da seca
O uso da mistura sal mineral com ureia é uma forma barata e segura de manter o peso dos animais na seca, desde que servido nas proporções recomendadas. A informação é do zootecnista da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Haroldo Pires de Queiroz. Ele explica que, durante a seca, o teor de proteína da pastagem diminui havendo necessidade de reposição para que os animais não percam peso. A recomendação de um suplemento mineral com ureia e enxofre é valida para fêmeas adultas em reprodução, bois gordos para abate e animais em recria.
Segundo o zootecnista, os animais que podem receber a mistura são aqueles que normalmente já consomem sal mineral. A ureia deve ser misturada ao sal mineral em quantidades crescentes, visando facilitar a adaptação da flora do rúmen. A finalidade de suplementar os animais com minerais e ureia é garantir a sobrevivência das bactérias do rúmen que digerem o capim fornecendo energia para o boi. “A quantidade de ureia no sal deve ser aumentada gradativamente até alcançar a proporção de um para um”, informa o técnico da Embrapa.
Queiroz lembra que é importante seguir as recomendações acima e que para os efeitos desejados é necessário não faltar pasto, mesmo que seco. “A mistura não deve ser oferecida para bezerros, animais fracos ou debilitados e nem para equinos”, alerta. Outra recomendação é não deixar acumular água nos cochos nem ultrapassar a quantidade de ureia, caso contrário há riscos de perdas de animais por intoxicação.
Segundo ele, a técnica de fornecimento de ureia é mais barata se comparada a outras como a de suplementação com silagem e fenação. Isso porque os custos com maquinários e suplementos encarecem a produção. No entanto, o produtor deve seguir as recomendações técnicas para que o programa dê certo.
Conheça os detalhes dessa tecnologia na entrevista do Prosa Rural desta semana com o zootecnista da Embrapa Gado de Corte, Haroldo Pires de Queiroz. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
—
Eliana Cezar Silveira (DRT 15.410/SP)
Embrapa Gado de Corte
CURTA E GROSSA
NÃO É – MESMO
Remeti hoje para A TRIBUNA a nota transcrita abaixo, como direito de resposta. Ninguém tem o direito, de à guisa de furo jornalístico, atribuir a alguém a pecha de fisiológico e de mau caráter. Da maneira que a matéria foi exposta a interpretação a ser dada pelos leitores só poderia ser esta, ou de que quem toma tal tipo de atitude está completamente esclerosado. Eu, felizmente, não me enquadro em nenhum dos casos. Daí a minha justa indignação.
Não é, mesmo, correta a conclusão constante da matéria escrita sob o título NÃO É, na coluna PONTO DE VISTA do Jornal A TRIBUNA, página 11, edição de 27 a 04 de maio de 2012. Marcos Flávio, confirmando sua candidatura a prefeito, contará com meu inteiro apoio e dedicação integral a sua campanha. Afinal de contas, além de entender que minha família é mais importante do que qualquer outra coisa, considero-o um cidadão digno, preparado para o cargo, acima de tudo honesto e credor da confiança da população da cidade pelo seu proceder como advogado, cidadão e político de conduta irreprochável. Se eu fosse capaz do procedimento apontado ao fim da referida nota seria destituído de qualquer vestígio de caráter e estaria encabeçando a principal lista de fisiológicos da cidade.
Solicito desse modo, ao redator da coluna, esclarecer o assunto, publicando na íntegra a matéria acima ou retratando-se pelo lamentável equivoco.
Antonio Olímpio Rhem da Silva.
Funcionario da Educaçao sem salario.PST-Continua sem noticia.
De: jose Paula Santigo
Assunto: Funcionario da Educaçao sem salario.PST-Continua sem noticia.
Corpo da mensagem:
Continua a falta de respeito com os funcionarios , prestadores de serviços na secretaria da educaçao do estado, alguns passaram para firma Fantasma e outros ficaram pelo PST, que ate o momento ninguem dar informaçao do nosso subsidio, Secretaria Ana Maria, veja nossa situaçao, pois estamos passando fome, energia e agua cortada e temos criança para dar alimentaçao. Veja tambem a situaçao da empresa fantasma, afinal de conta, nao somos bonecos, somos pessoas honestas e vivemos com dignidade, enquanto os professores estao em greve, os funcionarios estao na ativa. Obrigado ao site que lança meu apelo.
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
A FÉ E O PODER
Durante a semana ,veiculou sobejamente a notícia do bate boca entre o celebrante da missa ,na Catedral, em louvor a S.Jorge e o mandatário do Poder Executivo de Ilhéus.
O Prefeito tem obrigação de cuidar melhor da cidade.O Sacerdote direito constitucional de reclamar,como fazem os veículos de comunicação.As finanças públicas são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas. -E as da Igreja ? (conselho paroquial,episcopal ou por quem ?)
As Assemnbléias Legislativas, cassam os políticos malfeitores. A Igreja escomunga,vigários corruptos, como fez com “aquele pároco”; ano passado.
Qual dos dois antagonistas ,merece tais restrições ?
Muito bem.
No Domingo,as Paróquias,comentaram tal debate,citando o termo “Bom pastor” para enaltecer predicado nominal de quem atua com probidade administrativa ,compatível com o cargo.Fez convocação para que todos os fiéis busquem dos representantes da nossa cidade , ações no sentido de que impeçam a invasão de Itabuna ao território Ilheense.
Retaliação,quebra de braço , alerta ou Direito Institucional ?
Apesar de tudo as duas instituições tem algo em comum. O POVO,OS HUMILDES…
—
Clélio Fidélis da Paixão
Em Ilhéus, católicos aprofundam tema da Campanha da Fraternidade
Os ministros extraordinários da comunhão eucarística e da palavra da Diocese de Ilhéus aproveitam o feriado nacional do dia 1º de maio, este ano, e se reúnem para um aprofundamento sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012, “Fraternidade e saúde pública”. O encontro acontece na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Malhado, das 8 horas ao meio dia, e está aberto a demais interessados na reflexão.
Realizado pela coordenação do Zonal Centro-norte da Diocese, o aprofundamento tem como lema o versículo bíblico do livro doEclesiástico (Eclo. 38,8), “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Segundo o coordenador do evento, Clayton Santos de Oliveira, na abertura haverá palestra do médico Mario Augusto sobre “O que éo SUS – Sistema Único de Saúde”. Em seguida, o diretor do Hospital Geral de Ilhéus, Gustavo Cunha, falará sobre “O conceito de saúde e saúde pública.”
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, abordará o tema “O direito à saúde no Brasil”. Após o coffee break, o seminaristaTiago refletirásobre “A vida cristã dos sofrimentos – “Jesus e os doentes”, e o também seminaristaRomenicsobre “A Igreja dos doentes”. O encerramento será feito pelo coordenador do Zonal, Clayton Santos de Oliveira, com uma reflexão sobre “Como obter a saúde espiritual.”