A Câmara Municipal de Ilhéus realizou na última semana, Sessão Especial onde debateu a situação dos moradores de rua da cidade. O requerimento partiu do vereador Alzimário Belmonte (PP), que em sua justificativa relatou que já trouxe para o Legislativo lutas como a da pedofilia e das drogas quando obteve apoio dos colegas e agora espera o mesmo.

Fizeram o uso da palavra, Antônio Eduardo Citron (Conselho Municipal de Assistência Social) e Claudia Macedo (Representante da Secretaria de Assistência Social). Citron sugeriu a criação de um albergue, onde os moradores de rua poderiam deixar seus pertences e cuidar da higiene pessoal. “Após a criação de um albergue, poderíamos encaminhar essas pessoas para uma capacitação nos serviços de apoio”, disse.

Já Cláudia Macedo, lembrou que já existe um projeto para criação de uma casa de apoio. “Fizemos um levantamento na cidade onde as pessoas ficavam e analisamos os motivos que levaram elas a morarem nas ruas. Após a análise, o projeto é de criar uma rede de serviços, para assim amparar essas pessoas com respaldo”, finalizou.

Na visão do vereador Alzimário Belmonte, o município tem que oferecer condições adequadas para que os moradores de rua possam se recuperar. “Não podemos ficar de braços cruzados, temos que juntos propor uma solução para esse problema. Executivo, Legislativo e as Secretárias de Saúde e Assistência Social precisam trabalhar juntas”, enfatizou o parlamentar.


ai/cmi