:: 12/maio/2012 . 22:30
A outra história do dia 13 de maio
1888, uma data para se refletir. Para uma parte significativa de brasileiros o dia 13 de maio representa a oportunidade de mais uma vez se render homenagem à princesa Isabel, que segundo a historia oficial teria libertado os escravos da crueldade a que eram submetidos no Brasil Colonial e Imperial. É comum professores e professoras, sobretudo dos níveis fudamental I e II realizarem em seus colégios atividades alusivas ao dia em que “a redentora”, usando de uma caneta de ouro, assinou a famigerada Lei Áurea.
Lamentavelmente, é que ainda nos nossos dias, como um acinte, setores da grande mídia ao lado desses professores, continuem reproduzindo estas ideias de redenção de escravos, como se as elites políticas da época, tivessem dadas as devidas condições para se desenvolver. Sabe-se, porém, que o governo inglês àquela época exerceu forte pressão para que a Coroa portuguesa acabasse com o escravismo que se praticava no Brasil. E que o reinado não se preocupou com o futuro dos negros e das negras e com suas crianças fora das senzalas, então os abandonou. O fim da escravidão deve ser atribuído aos escravizados, os mesmos negavam tal processo desde o navio negreiro, passando por revoltas, insubordinações, infanticídios, insurreições e principalmente participando ativamente do processo abolicionista, a exemplo do Luis Gama, um ex-escravo que se tornou jornalista, poeta e advogado. O projeto abolicionista dos negros e negras visava à integração, um ingresso no mundo do trabalho livre como cidadãos plenos.
O povo negro luta por um tratamento igualitário no nosso país, pois a farsa da Abolição não promoveu oportunidades e nem perspectivas, criando um abismo de desigualdades sociais entre os negros e os brancos.
Edson Vieira
Coordenador do MNU – Movimento Negro Unificado – Ilhéus
GRUPO ESCOLAR GENERAL OSÓRIO – A promessa
A nomeação foi assinada. Se for uma estratégia de governo ou não, só o curto espaço de tempo ficará encarregado de atestar a decisão do nosso alcaide.
Nada contra o Capitão da briosa Polícia Militar da Bahia assumir a Secretaria de Obras do município.
Trata-se de um ilheense de valor profissional reconhecidamente testado na área de segurança pública e que no momento está à frente da pasta de obras da prefeitura.
Às vezes não entendo certas coisas que passam na cabeça dos nossos governantes, dos homens que estão a comandar uma cidade do porte e grandiosidade de Ilhéus.
Volto a questionar o porquê do não aproveitamento de engenheiros, arquitetos e arquitetas que compõem o quadro de pessoal técnico da prefeitura, alguns já com mais de trinta anos de casa, para cargos como o de infra-estrutura e obras.
O que esses servidores públicos fazem na prefeitura e pela cidade sinceramente não sei.
Mas deixa pra lá e vamos voltar a atenção para o nosso oficial capitão que assume o cargo.
Lembro-me que o Coronel Mário Davi Andreazza, foi um dos principais gestores da construção da ponte Rio/Niterói, e era um oficial do glorioso Exército Brasileiro.
O nosso Capitão mesmo quando assumiu o cargo de Secretário de Segurança e Trânsito já mostrava habilidades no trato com obras e recuperação asfáltica de avenidas e ruas da cidade, agora foi definitivamente empossado na secretaria.
Segundo o que se comenta na imprensa, uma das primeiras iniciativas e promessa do novo secretário é a recuperação do GRUPO ESCOLAR GENERAL OSÓRIO,onde funcionava a biblioteca pública e hoje está totalmente abandonado, sendo alvo de ação por parte da justiça que exige a sua reforma com urgência.
Se a promessa for adotada como uma ordem unida o Capitão começou bem e vamos aguardar que a promessa seja cumprida, mesmo levando-se em conta o curtíssimo espaço de tempo do seu mandato.
Queria também pedir ao Capitão Secretário que continuasse a operação de recapeamento asfástico das principais ruas e avenidas da cidade, que desse uma olhada nos nossos bairros e, se a sua agenda permitir, termine a reforma da grande Rua Sá Oliveira, sei que é difícil concluir um calçamento de uma rua tão extensa, mas com boa vontade pode ser realizada.
Boa sorte Capitão na nova empreitada.
ZÉCARLOS JUNIOR
A EXPECTATIVA VENCIDA PELO DESAPONTAMENTO
De: Wagner Gentil
Assunto: A EXPECTATIVA VENCIDA PELO DESAPONTAMENTO
Corpo da mensagem:
A EXPECTATIVA VENCIDA PELO DESAPONTAMENTO
Pensar Ilhéus era ter por certo a expectativa de possuirmos nomes que pudessem nos representar, obedecer leis, investigar verdades, combater a ignorância, praticar a justiça, defender a liberdade e tratar seu povo com fraternidade e igualdade.
Pensar Ilhéus era ter por certo o direito de imaginar que a cidade pudesse se livrar de políticos que se perpetuam no poder a várias décadas.
Pensar Ilhéus era ter por certa a figuração de nomes decentes nas urnas eleitorais.
A minha esperança apanhou feio da decepção ao constatar que a compra / venda de nomes e de pessoas, consideradas de bem, tem valor de troca avaliado apenas pela cotação do “vil metal”.
A ideia do Procurador Sr. Israel Nunes vir a apoiar a candidatura de Jabes Ribeiro e, pior, de se disponibilizar para figurar como Vice de chapa em sua campanha transforma minha expectativa/esperança em desapontamento/decepção e nos remete, novamente, ao continuísmos, ao tempo perdido, ao escuro, ao Hifem de nossa história; mostra aos filhos de Ilhéus que ainda teremos mais trinta anos de esquecimento e abandono.
Fé na vida?
Fé no Homem?
Fé no que vira?
COMO??????????????
Que pena Israel! – Que pena! – A História gravará seu nome no lugar certo!
Wagner Gentil
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
Funcionario da Educaçao sem salario.PST-Continua sem noticia.
Corpo da mensagem:
Continua sem salario, sem noticia, PST- prestadores de serviços na Educaçao do Estado- Direc 6, PST como tambem os contratados pela Empresa Delta. A voces Blogs nos ajude, pois esta dificil, trabalhar e não tem como seus debitos e pagar sua alimentaçoes, por que minha agua e energia ja esta cortada, sao tres meses sem salario. Saibam que somos pais e maes de familia, na qual temos crianças, a barriga das cranças não esperam e tambem nao entende que papai e mamãe não esta recebendo pagamento. A vocês diretores da direc 6, veja nossa situação. fica meu apelo para meus colegas, que estão em situações dificil.
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
LOJA MAÇÔNICA ELIAS OCKÉ
O Salão Nobre da Loja Maçônica Elias Ocké recebeu, nesta sexta-feira (11), decoração especial para o jantar em comemoração ao DIA DAS MÃES.
Enio e Márica (organizadores) contaram com a substancial participação/empenho da ALA FEMININA o que garantiu pleno sucesso.
A noite pode ser definida como perfeita. A participação dos Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e convidados foi marcante e era perceptível a alegria de todos.
Além do jantar, brindes e música ao vivo complementaram o evento que, verdadeiramente, foi bastante elogiado por todo.
Uma noite que ficará na história da Loja.
A grande revelação está sendo o Irmão Donato. Máquina (da boa) em punho, olhos atentos, concentradíssimo fez um apanhado que mostra tudo que por lá aconteceu.
Colégio Militar
De: isaias <isaias.martins.0021@hotmail.
Assunto: itacaré
Corpo da mensagem:
oi meu é isaias moro em itacaré
gostaria de sabe como posso estuda no colegio milittar,estou estudanda no ensino 2 ano tenho 24 anos e meu sonhor é se um policial.
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
Educação nota zero
Estamos vivendo numa época ímpar, na qual cada vez mais são relegados ao desprezo os valores éticos e morais. Essas mudanças poderiam ser entendidas como decorrentes das transformações normais de qualquer sociedade não fossem provocadas pelas pessoas que defendiam bandeiras opostas, através de postulados filosóficos considerados dogmas intocáveis para a preservação da moralidade.
Com as mudanças a sociedade assiste, passivamente, que as velhas bandeiras da educação não passam de um biombo onde a ideologia esconde seus verdadeiros objetivos: quebrar paradigmas. Só que até hoje muita gente não se apercebeu de que os modelos substituídos não possuem parâmetros ou comandos capazes de impor um freio na degeneração social.
Em suma, se aposta no quanto pior melhor, no sentido de propor medidas apenas paliativas quando a solução está a exigir mudanças efetivas, duradouras, e que possam ser consideradas avançadas.
Essas propostas que vêm sendo colocadas em prática pelos profissionais da educação de sucessivos governos é um atentado à obtenção de conhecimento, sobretudo por não privilegiar a busca do saber pelos alunos. Nem precisa, pois eles são automaticamente passados para as séries seguintes sem qualquer aferição sobre o conhecimento adquirido pelos estudantes.
Perde com isso o ser humano uma das suas motivações mais primitivas que é ambição de galgar conhecimento, status social e profissional na sociedade, geralmente adquiridos por meio do aprendizado. Essa prática tem criado um clima desestimulador na sala de aula, em que os alunos não precisam estudar, pois estão previamente aprovados.
GRUPO ESCOLAR GENERAL OSÓRIO: vamos torcer para que agora ele seja recuperado
De acordo com notícia publicada no Blog do Gusmão com o título “Secretário promete reformar o General Osório”, tomamos conhecimento de que o Secretário Marcelo Barreto, agora ocupando a Secretaria de Infraestrutura, anunciou que seu maior objetivo é iniciar as obras de reforma da Biblioteca Pública do município, que funcionava no antigo General Osório.
Fico muito feliz ao tomar conhecimento desta declaração de Barreto, mas gostaria de lembrá-lo do teor da decisão da Dra. Carine Nassri da Silva, em 08.02.2012, sobre este assunto, que transcrevo a seguir:
Assim sendo, e diante dos motivos acima expendidos nos termos da lei 7.347/85 e demais dispositivos aplicáveis, CONCEDO ANTECIPADAMENTE A TUTELA PLEITEADA, para determinar ao MUNICÍPIO DE ILHÉUS E AO CONSELHO/SECRETARIA DE CULTURA que PROMOVAM NO PRAZO DE SESSENTA DIAS, através da Secretaria de Engenharia, Obras, Serviços Urbanos ou através de quaisquer outros meios as COMPETENTES OBRAS DE IMEDIATA SEGURANÇA E PROTEÇÃO DAS PAREDES, PISOS, TELHADOS OU QUAISUQUER ELEMENTOS DE SUPORTE DO PRÉDIO HISTÓRICO ONDE FUNCIONAVA A BIBLIOTECA MUNICIPAL SITUADO À RUA MANOEL VITORINO DESTA CIDADE, apresentando inclusive relatório detalhado sobre a adoção de procedimentos no local, TUDO SOB PENA DE MULTA DIÁRIA QUE ORA COMINO EM R$ 5.000,00 (CINCO MIL REAIS) por dia de descumprimento.
Para efetivo cumprimento desta decisão, deverão os réus promover dentro do referido prazo todas e quaisquer atividades burocráticas preliminares, observando ainda que: