:: 18/jun/2012 . 21:43
MAPA- PLANO DE SAÚDE – NEGADO MAIS UMA VEZ
COMUNICADO Nº. 023/2012
Salvador, 18 de junho de 2012.
ASSUNTO: Desconto do Plano de Saúde/Antecipação de Tutela (anexa).
Colega Fiscal.
O Juiz Federal da 20ª Vara/DF, Alexandre Vidigal de Oliveira, deferiu o pedido de antecipação de tutela para que o Ministério da Agricultura se abstenha de cobrar qualquer débito referente ao Plano de Saúde do MAPA do período de 1995 a 2002, na forma pretendida no Ofício nº 1094/CGAP/SPOA/SE/MAPA e no Acórdão TCU nº 2.656, bem como sejam restituídos os valores eventualmente descontados.
Ressalta-se, ainda, que o teor do aludido ofício não tem o condão de estabelecer a ampla defesa, muito menos o contraditório mínimo, eis que tal documento já determinara o desconto das parcelas em folha de pagamento.
Com base na decisão, a ANFFA Sindical ajuizou ação (25658-26.2012.4.01.3400) solicitando que a União se abstenha de cobrar qualquer débito referente ao Plano de Saúde do MAPA do período de 1995 a 2002, na forma pretendida no Ofício nº 1094/CGAP/SPOA/SE/MAPA e no Acórdão TCU nº 2.656, bem como sejam restituídos os valores eventualmente descontados.
Na ação, a ANFFA Sindical alega que seus filiados têm recebido avisos de notificação de débito referentes a parcelas de contribuição de plano de saúde que não foram lançadas, ou lançadas a menor referente ao período de 1995 a 2002.
Segundo o Ministério da Agricultura, a falta de lançamento ou lançamento a menor das parcelas do Plano de Saúde do Mapa decorreu de um erro do sistema utilizado no período de 1995 a 2002, o que denota a boa fé dos substituídos do Autor.
“O exercício do poder de autotutela que possui a Administração Pública para rever seus atos deve ser conjugado com o pressuposto de que, para a anulação do ato administrativo que tenha repercutido no campo de interesses individuais do servidor público, é necessária a instauração do devido processo legal”, destaca a peça jurídica.
DELEGACIA SINDICAL NA BAHIA
Protesto em Itabuna
Moradores protestam por falta de estrutura em Itabuna
Joá Souza | Sucursal de Itabuna

Cerca de 100 moradores do Bairro Santa Inês, periferia de Itabuna no sul da Bahia (a 433 km de Salvador) bloquearam no início da manhã desta segunda-feira, 18, a Rua de Mutuns em protesto por falta de estrutura no bairro.
No local, os manifestantes atearam fogos em pneus e troncos de arvores, impedindo a passagem de veículos. “Queremos rede de esgoto e asfaltamento no bairro. Aqui vivemos praticamente dentro do esgoto por falta de saneamento”, reclama Ari Soares, 60 anos, morador do bairro.
Para Raimindo Alves, 41, integrante do Conselho Municipal de Saúde, o Programa de Saúde Familiar (PSF) não atende toda a comunidade. “Falta médico e a estrutura do posto está precária, não atendendo todos os moradores do bairro”, diz ele, acrescentando também que falta material para tratamento odontológico e o próprio dentista quem fornece.
“Se não for resolvida nosso problemas a comunidade vai protestar enfrente a prefeitura”, informa o vigilante Gilvan Junior, 31, um dos lideres da manifestação.
Falta recursos – Segundo Marcos Alan Ribeiro, diretor do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a prefeitura tem projetos de melhorias na comunidade, mas não existem recursos para realização das obras.
Alessandra Lopes, diretora da atenção básica da Secretaria de Saúde do município, disse que existe um estudo onde detectou uma sobrecarga no PSF do bairro. Segundo ela no bairro moram 6.803 pessoas quando o ideal de atendimento é de no máximo de 3.500 pessoas para cada equipe de saúde.“A prefeitura vai colocar mais uma equipe e antes disso precisa ampliar a estrutura física do posto”, informa.
O secretário de saúde Geraldo Magela disse que esta sendo feita uma licitação para ampliação do posto e rebate a informação de falta de material odontológico. “Desconhece a falta de material de material já que foram feitas licitações para compra de insumos”, diz.
Policia militares acompanharam a manifestação e chegaram a negociar com os manifestantes a liberação da via. O Corpo de Bombeiros chegou logo em seguida para apagar o fogo.
—
A TARDE ONLINE
http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5846592&t=Moradores+protestam+por+falta+de+estrutura+em+Itabuna
Alta hospitalar
O Chefe do escritório da CEPLAC de Barro Preto e Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Publica de Coaraci, Sr. José Carlos Silva Santana, recebeu alta hospitalar neste sábado (16)

Ele passa bem e fará acompanhamento ambulatorial esta semana. Aproveita para agradecer a toda equipe do Hospital Santa Cruz e as numerosas manifestações de apoio.
A NOSSA RESPONSABILIDADE
Não se fala em outro assunto que não seja as próximas eleições e os pré-candidatos.
Vejam que temos inúmeros outros problemas para vivenciar, mas a turma está focada no início da campanha oficial e das apostas nas pesquisas de opinião.
É normal este procedimento pois o período que antecede o pleito é rico em discussões, os profissionais do ramo ganham uma nota preta, as gráficas lucram, os empresários soltam a grana pensando no futuro promissor com obras e fornecimento de materiais, enfim, todo mundo tira sua lasquinha.
Essa de empresário ajudar candidato é que é o perigo, saia da frente que adiante vem chumbo grosso, é o começo da convivência danosa entre o corruptor e o corrupto.
E a cidade? E os seus problemas? E o seu povo? Infelizmente não é momento de pensar nessas coisinhas, fica relegado a segundo plano, como sempre.
Tomemos por exemplo os últimos mandatos dos nossos alcaides. As pessoas em sã consciência não esqueceram os doze anos que vão ser completados no dia 31 de dezembro e que deixaram a cidade do jeito que está, para os mais apaixonados vale a pena parar um pouco e analisar o que aconteceu com a terra da Gabriela e do Amado Jorge.
Cardiologista do Hospital do Coração ressalta importância da dieta equilibrada durante o inverno
Uma opção bastante saudável é a sopa, que pode ser servida com legumes, verduras, grãos e azeite
O inverno traz consigo além do frio, deliciosas receitas que podem aquecer o corpo, mas também proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL) devido ao consumo de alimentos bastante calóricos e gordurosos. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável, e o azeite extra-virgem pode ser um grande aliado para alterar de forma importante a qualidade nutricional dos pratos e oferecer mais saúde.
Mesmo com os deliciosos pratos do inverno, é importante manter uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água. As sopas são uma opção inteligente para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome quando preparadas com uma variação de legumes, verduras, grãos e azeite extra-virgem. “Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos, possuem em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes” afirma Daniel Magnoni, Cardiologista e Nutrólogo do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo.
Estudos realizados em diversos lugares do mundo, inclusive o FDA – Food and Drug Administration – importante órgão do governo americano que regula os alimentos comprovaram os inúmeros benefícios do azeite como um alimento funcional que possui antioxidantes capazes de prevenir doenças cardíacas, câncer e também fortalecer o sistema imunológico. No caso do diabetes, a substituição de gordura saturada pelo azeite (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e consequentemente diminui a glicose do diabético.
O hábito de uma alimentação rica em azeite, principalmente quando comparada a dietas fartas em gordura animal – fontes de gordura saturada – são capazes de reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (bom colesterol), que protegem as artérias. Ao consumir o azeite estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna este óleo mais saudável em relação aos outros.
As sopas e caldos estão entre os alimentos mais usados no inverno e podem ser preparadas com porções muito hipocalóricas, mas com grande grau de saciedade. A redução da ingesta de calorias no período noturno promove uma importante redução da obesidade e menor incidência de diabetes.
Os benefícios das fibras na alimentação diária:
As fibras estão relacionadas com o bom funcionamento do intestino, reduzindo a incidência de câncer do intestino e a formação de hemorróidas. A combinação de dietas ricas em fibras e baixas em gordura saturada está relacionada com a longevidade. Por outro lado dietas pobres em fibras, ricas em gordura saturada e ricas em sódio, estão relacionadas a maior mortalidade por doença cardiovascular e câncer de intestino.
Farmácia do Sara
Corpo da mensagem:
Bom dia amigos do R2C Press
Relutei muito para não fazer essa denuncia mais pedi ,reclamei mais ninguém atende.Tudo tem seu horário tanto de fechar quanto para abrir isso é fato, mais em órgão publico certos setores podemos vê abuso, pensam que é dono e que não devem satisfação, respeito a ninguém. Minha indignação é em relação ao posto de saúde de Sarah, que fica aqui no Parque Infantil no Malhado, em especial a Farmácia vejo que o posto abre todo os dias as 7;00 h da manha mais a farmácia só abre mais de 8:00 da manha, já liguei para a secretaria e me falaram que o horário da farmácia abrir as 7:00. Tenho que pegar sempre remédio não somente para mim para os meus pais também que são hipertensos, eu trabalho e passo geralmente as 7:20 para pegar os remédio e me informam que só ira abrir a farmácia as 8:00. Acho falta de respeito se tem horário para cumprir tem que cumprir…Ou se não as vezes a farmácia não abre pela manha…E muita falta de respeito para a população..Um grande abraço
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
BA 415
Venho através deste e-mail denunciar o descaso que acontece na BA 415 (mais precisamente em frente ao parque de exposição) trafego ali a vários meses e não sei o que está acontecendo, pois ninguem toma providencias em consertar, não sei se é a Prefeitura, não sei se é o Governo Estadual, não sei se é o povo que ali trafega, só sabemos de uma coisa pago o IPVA rigorosamente em dia e está aí o descaso. Vale lembrar que a reforma que esta acontecendo na BA415 só virá até Ferradas, porque eu não sei, pois a rodovia vai até Ilheus, será que é briga politica?? Se o prefeito de Itabuna fosse do PT com certeza a obra viria até Itabuna. Como sempre o povão paga o pato na hora da briga politica. Será preciso fazer uma manifestação na pista para ver se o conserto é realizado???
—
Paulo Ricardo Vasconcelos Ribeiro
Bahia Pesca investe em aquicultura familiar no Sul da Bahia
A Bahia Pesca, ampliando o apoio a agricultura familiar, assinou no último sábado (16) convênio com a Coofasulba – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia. O objetivo é incluir os filhos de agricultores, prioritariamente oriundos de assentamentos, na produção, cultivo, agroindustrialização e comercialização da tilápia. A ação faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul.
O presidente da Coofasulba, Erivaldo Alves de Souza ,diz que “muitos jovens abandonam o campo por falta de oportunidade, pela impossibilidade de alcançarem seu pleno desenvolvimento econômico através das atividades agrárias. Por isso, são necessárias iniciativas que contemplem o morador rural”.
O convênio no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão define que os recursos serão aplicados na construção de viveiros escavados, aquisição de tanques rede, redes de despesca, alevinos, ração, barcos de fibra, locação de veículos, combustível, capacitação e acompanhamento técnico durante dois anos.
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli, destaca que a piscicultura vem crescendo em todo o mundo e o Brasil e a Bahia acompanham esta evolução. Ele explica que as ações da empresa priorizavam o semiárido com o aproveitamento de açudes, poços artesianos e o manancial hídrico da bacia do São Francisco. “Agora estamos investindo no Sul do Estado com a construção de viveiros escavados”, complementa.
A cooperativa vai utilizar, para o beneficiamento dos pescados, a Unidade de Beneficiamento de Pescado da Bahia Pesca em Camacan, que será reativada, e o Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus. O projeto “Jovens Agricultores – Cultivando Pescado na Agricultura Familar” beneficia 400 pequenos produtores.
Luiz Castro em: DECOLORES
ATORES E CANTORES NASCIDOS EM ILHÉUS
O ator Geraldo Del Rey nasceu na cidade baiana de Ilhéus, em 29 de outubro de 1930. Formou-se pela Escola de Teatro da Universidade da Bahia. Ingressou depois no Teatro Oficina, na década de 60. Teve importantes participações em peças de teatro. Mas seu nome se fez em participações em telenovelas e em filmes brasileiros.
Iniciou primeiro em cinema, onde chegou a fazer filmes memoráveis. Em 1950, fez o filme: ” Somos Dois”. Em 59: “Redenção”.Em 60, fez:” Bahia de Todos os Santos”.Em 61: ” A Grande Feira”. Em 62: ” Tocaia no Asfalto”.Em 63: ” O Pagador de Promessas” e ” Sol Sobre Lama”.Em 64: ” Lampião, o Rei do Cangaço” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Em 65: ” Menino de Engenho” e ” Entre o Amor e o Cangaço”. Em 66: “O Santo Milagroso” , ” Cristo de Lama” e ” Mudar de Vida”; Em 67: ” O Vigilante em Missão Secreta”. Em 68: “Bebel, a Garota Propaganda”. Em 69: ” Um Uisque Antes,Um Cigarro Depois”.Em 1970: ” Anjos e Demônios”. Em 71: ” Ana Terra”. Em 73: ” Um Homem Tem Que Ser Morto”. Em 75: ” Núpcias Vermelhas” e ” A Carne”. Em 80: ” Asa Branca- Um Sonho Brasileiro” e ” A Idade da Terra”. Em 84: ” A Garota Dourada”. Em 88: ” Os Heróis Trapalhões-Uma Aventura na Selva” e ” Dedé Mamata”. Desses filmes, aqueles em que Geraldo Del Rey mais de consagrou foram: “O Pagador de Promessas”,” Deus e o Diabo na Terra do Sol” e ” A Grande Feira”, pois foram filmes de prestígio internacional.
Azevedo oficializa candidatura com apoio do PMDB, PSDB, PTC, PSDC, PRTB,PSL, PMN e PTN
O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (DEM), dará início oficialmente nesta quinta-feira (21) à caminhada para renovar seu mandato no executivo municipal. A convenção do Partido Democratas, juntamente outras legendas, será realizada na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), com início dos trabalhos internos dos partidos às 9 horas e instalação da mesa solene às 15 horas.
A convenção contará com a presença de algumas das principais lideranças dos partidos aliados, a exemplo do diretor de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, dos deputados federais ACM Neto (DEM) e Lúcio Vieira Lima (PMDB), dos deputados estaduais Pedro Tavares (PSL), Augusto Castro (PSDB) e Deraldo Damasceno (PSL), do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, do ex-governador Paulo Souto e do ex-deputado José Carlos Aleluia, entre outros.
Além do DEM, o PMDB, PRTB, PSL, PTC, PSDC e PMN também realizam no mesmo evento as suas convenções. “As forças que vão se unir em torno do projeto da reeleição de Azevedo representam, juntas, o que há de mais expressivo no cenário político”, afirma a presidente do diretório municipal do DEM, Maria Alice Pereira.
Azevedo acredita que a aliança que se forma em torno do projeto da reeleição, que pode reunir mais de dez partidos, significa um reconhecimento do trabalho que tem sido feito em seu governo, principalmente com as obras de infraestrutura nos bairros periféricos.
“Itabuna se transformou em um canteiro de obras, que estão sendo realizadas porque o governo tem bons projetos e credibilidade para captar recursos”, salienta o prefeito, observando que esse perfil influencia na construção de um frente ampla de partidos.
Azevedo lembra que a aliança tem a participação de partidos da base de apoio do Governo Federal, a exemplo do PMDB, legenda do vice-presidente da República, Michel Temer. “Isso garante que Itabuna continuará sendo tratada com destaque pelo governo federal, com apoio a projetos que garantam o nosso desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população”.
O presidente da comissão provisória do PMDB em Itabuna, o médico e ex-deputado Renato Costa, que será o candidato a vice-prefeito na majoritária, afirma que a decisão do partido de apoiar a reeleição teve muito a ver com o perfil de Azevedo. “Apoiamos Azevedo pelo homem que ele é, uma pessoa de bem, que a gente admira”, declarou o peemedebista.
HC alerta para lesões causadas por smartphones
O uso cada vez mais frequente de smartphones, telefones que se parecem com computadores, está provocando o aparecimento de novas lesões nas mãos de seus usuários, entre elas as conhecidas como “textingtendinitis”, mais comuns nos dedos polegares, informa o Instituto de Ortopedia de Traumatologia do Hospital das Clínicas.
Nos smartphones, mandar mensagens e responder e-mails são feitos na maioria das vezes com o uso do polegar, também o responsável por segurar o aparelho e, por conta disso, o dedo acaba enfrentando um ritmo maior do que o que foi feito para enfrentar, gerando as lesões, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Um estudo canadense feito com 140 universitários mostrou que 84% apresentavam alguma dor. A mais relatada foi a do polegar. O uso do navegador de internet aumenta em 2,21 vezes as chances de desenvolver dor no polegar quando comparado com usuários de celular sem internet, segundo a Secretaria.
De acordo o ortopedista Mateus Saito, “para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama”, explica. “A articulação da base do polegar também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular deste dedo”, completa.
Para evitar essas lesões e atenuar esses problemas causados nas mãos pela digitação excessiva nos celulares, o ortopedista dá algumas dicas. Além de evitar longos períodos digitando e fazer alongamentos periódicos, o ortopedista aconselha evitar digitar com a mesma mão que segura o celular, ou apoie o celular.
Se o envio da mensagem não for urgente, procurar usar o teclado do computador mas em caso de necessidade do uso excessivo destes aparelhos, procurar profissionais que orientem nos exercícios que fortaleçam as mãos. As inflamações causadas pelo uso dos smarthphones tendem a melhorar com o uso de bolsa de gelo e analgésicos, aconselha.
—
Agência Estado
No A TARDE ONLINE
http://atarde.uol.com.br/brasil/noticia.jsf?id=5846612&t=HC+alerta+para+lesoes+causadas+por+smartphones
O PASTOR ENFURECIDO
O trânsito muito louco! – muitos carros em trafego o dia todo.
O dia amanheceu nublado e chuvoso, ventava sul.
Saí de casa bem cedinho; dizem que quem cedo madruga “Deus” ajuda. Creio nisso! (agora com algumas resalvas)
O dia foi infernal, 25 corridas curtas, um pedreiro atrasado, um professor em greve, um médico que se atrasou para sua cirurgia, uma mulher que tinha uma audiência no fórum, um universitária que ia viajar para os Estados Unidos e por ai vai; até que a 25ª, ultima corrida do dia, depois de muitos bonecos (as) pra lá e pra cá, todos aloprados, o ultimo, um Missionário de “DEUS”, enfurecido, Pastor, que em respeito a sua igreja declino do direito de dizer qual, quase me matou. Sua pregação foi tão carregada que o efeito colateral não poderia deixar de ser aqui contado.
A corridinha tenebrosa! – anotem ai! – vigésima quinta!
O pastor tão logo entra no carro, diz seu destino, e inicia uma catequese relâmpago; pergunta de chofre se eu era um ser liberto ou se deixava satanás agir em mim? – se eu ouvia vozes estranhas, se sofria de depressão, se sentia dores de cabeça, nervosismo, insônia, medos, se via vultos ou sentia vontade de suicidar? – Que ele percebia dentro do meu taxi vibrações estranhas e que eu deveria, com certa urgência, marcar uma consulta com ele para me exorcizar, pois, eu era, por causa dos meus bonecos, passível de possuir uma possessões malignas. Que ele enxergava em mim um homem de pouca fé e que ele via, claramente, que a minha “lamparina da vida” estava com o lume bem fraquinho, que minha existência aqui na Terra tinha os dias contados.
Não tinha jeito! – ele me condenava, com fervor, a me ungir com os óleos santos e fechar meu corpo; porque feitiços tinham sido lançados sobre mim e, por isso, eu não tinha mais escapatórias.
A morte rondava meu taxi!
Foram exatos 17 minutos de pregação meticulosa e de expiação para o meu pobre espírito; recebi o dinheiro da corrida, R$ 22,50, o pastor fez menção de esperar pelos cinquenta centavos que eu não tinha e preferi perder R$ 2,00 que tinha, “pegados”, para que me deixasse ir descansar em casa.
A Nega veia já me esperava com uma sopa, daquelas do tipo “sopa de pedras” e eu me fartei de suar; minha cabeça repassava a pregação do Pastor e eu mal consegui ouvir o Jornal Nacional. Fui Pra cama!
Sonhei!


























































