Jabes / Cultura

Nesta sexta-feira, 10, dia em que o escritor Jorge Amado completaria cem anos, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), falou sobre a importância e o compromisso com a cultura, em entrevista concedida ao comunicador Vila Nova, na Rádio Conquista FM. O prefeiturável destacou as principais realizações voltadas à valorização da cultura e literatura amadiana. A revitalização do Teatro Municipal, Bataclan, Vesúvio, Casa de Jorge Amado, implantação do Quarteirão Jorge Amado, instalação da sede da Academia de Letras, Memorial da Cultura Negra são algumas obras concretizadas sob sua gestão.

Jabes criticou a forma como estão sendo tratados os espaços culturais, como a Biblioteca Municipal e Arquivo Público, que se encontram abandonados pelo poder público municipal vigente. “Eu não acredito em um governo que não respeite a cultura, ferramenta importante na formação da identidade e cidadania”, enfatizou. O candidato ressaltou ainda a importância econômica e cultural de festas como o São João e o Carnaval, e garantiu que caso eleito, as datas festivas voltarão a ser comemoradas em grande estilo.

O problema generalizado da saúde, relatado pelos moradores durante as visitas e caminhadas nos bairros, distritos e povoados de Ilhéus, também foi destaque na entrevista. Jabes afirmou que as visitas têm uma função direta com o diagnóstico da realidade, cujas reclamações da população acerca da saúde se tornaram constante e adiantou que essa área terá prioridade em seu próximo governo.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa