Hans Schaeppi

Hans Schaeppi

Ontem sexta-feira, dia 10 de agosto, foi um dia especial dentro da programação do Festival Amar Amado. O dia marcou os 100 anos que Jorge Amado completaria nessa data e por isso foi mais festiva. Começou com Alvorada na Praça da Catedral, seguindo-se uma missa com o Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli em homenagem ao escritor. Na Feira Literária Ler Amado, armada no Centro de Convenções, foi o Dia da Mobilização pela Leitura, um encontro de diretores, coordenadores e professores de Ilhéus. À tarde, a Câmara de Vereadores de Ilhéus homenageou o escritor; e outras atividades aconteceram na Feira, seguindo-se um sarau na Praça do Teatro. Às 16 horas na Avenida Soares Lopes,aconteceu a Caminhada Cultural: “Cidade Baiana da Cultura 2012” contando com a participação de escolas e de grupos culturais de Ilhéus. Às 20 horas no “Cabaré Literário” da Feira , mesa redonda com as presenças de Cyro de Matos e Salgado Maranhão. No Teatro Municipal, às 21 horas, apresentação do espetáculo “O Grande Amor de Minha Vida”. O grande dia foi finalizado com o grande show de Caetano Veloso: “Uma Homenagem Especial a Jorge Amado”.

DIA ESPECIAL

       No dia 10 de agosto de 1992, quando o escritor completava seus 80 anos, tivemos a oportunidade de prestar uma homenagem a Jorge Amado, meu amigo e compadre. Nessa data, fizemos entrega ao mesmo, no Teatro Municipal de Ilhéus, de uma Estatueta de Bronze que chamamos de “Gabriela de Ouro”. A peça foi uma criação gratuita do nosso comum amigo Caribé, tendo sido fundida no Rio de Janeiro com recursos de alguns hoteleiros. (V.Foto). Depois, assistimos juntos, lado a lado, a peça ”Dona Flor e seus dois maridos”.

 FINALIZANDO O FESTIVAL

       O  Festival Amar Amado  terminará neste domingo, 12, após oito dias de muita atividade cultural, que incluiu, exposições, feira literária, palestras, cinema, dança e os shows dos artistas Moraes Moreira, Margareth Menezes, o já citado Ccaetano Veloso, e mais o da Família Caymmi que se apresenta hoje a partir das 22 horas na Praça Dom Eduardo, onde se acha armado o palco principal. Do camarote armado na área da piscina do Ilhéus Praia Hotel, autoridades e os patrocinadores do Festival assistiram os shows anteriores, e assistirão neste sábado o Grande Show da Família Caymmi, que encerra a participação dos grandes nomes do Festival. No palco, haverá também uma Celebração Cultural em Homenagem a Jorge Amado.

Amanhã, domingo, dia 12. Será o último do Festival Amar Amado, fechando a programação com um Sarau na Praça, as 16 horas; Ensaio aberto da peça Capitães de Areia, e fala de Elena Bellakova, a maior tradutora dos livros de Jorge na Europa, a respeito da repercussão da obra “Capitães”, na Rússia. Às 21:30 horas, Apresentação Cultural e Show de Encerramento com artistas regionais no palco principal.

Algumas atividades culturais continuarão até o final do mês em homenagem ao escritor, inclusive na Academia de Letras de Ilhéus, que terá Saraus Literários nos dias 13 e 23 e uma Feijoada Cultural no dia 25, em homenagem ao Dia dos artistas.