Enviada por Ir.˙. Everaldo

Ir.’. Everaldo.

1º – É o Ser Supremo admitido em todas as religiões. É a Existência Suprema, superior, Criadora e Indefinível, cujo estudo constitui uma das bases da Maçonaria e ao qual os Maçons dão a denominação de Grande Arquiteto do Universo.

2º – Em geral, ninguém parece importar-se quanto à natureza desse Deus em que se afirma acreditar. Será Ele o Deus pessoal das religiões reveladas ou o Deus ideal que as filosofias apresentam em sistemas abandonados ou vigentes?

3º – Embora incapaz de defini-lo, de abarcá-lo, de apreendê-lo, o homem intui a presença de um Ser Supremo, e a necessidade de um Demiurgo chega a se impor à sua razão, como se fora pelos sentidos.

4º – Sem dúvida, o estudo de Deus deve constituir um dos deveres do Maçom, pois que, sem o exame acurado desse tema transcendental, ele se arrisca a permanecer nos m,ais baixos degraus, também arriscando o seu equilíbrio e a sua felicidade.

5º – O imortal Pitágoras assim o definiu em linguagem bem maçônica: “Deus é à ordem e a harmonia, graças a qual existe e conserva-se o Universo”.