Achava interessante uma mudança no voleibol brasileiro, principalmente na Seleção Masculina. Isto não vai acontecer, pois ambos, Bernardinho e Zé Roberto, devem continuar seus trabalhos. O tricampeão olímpico José Roberto Guimarães foi confirmado pela CBV, Confederação Brasileira de Vôlei, e manterá toda a comissão técnica que levou o Brasil à medalha de ouro.
No caso de José Roberto, vai acontecer uma renovação e é possível que em 2013 não tenhamos na seleção jogadoras como Sheilla, Thaísa, Jaqueline e Fabiana. Mas não é definitiva a mudança. Estas atletase devem entrar de férias, voltando possivelmente para mundial de 2014, para tentar o título que ainda falta para a nossa seleção.
No masculino a única possibilidade de sucesso que vejo na permanência de Bernardinho é de uma renovação total na equipe, pois o ambiente não é bom, coisa que ficou clara nos Jogos de Londres. Sinceramente preferia que a CBV mudasse o comando da seleção, apesar de Bernardinho ser um treinador competente e acima de qualquer discussão. Talvez colocando o próprio Zé Roberto, ou mesmo um treinador como Giovani, que muito já colaborou como atleta.
Vamos esperar para ver!

.
Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)