:: 3/set/2012 . 20:42
GRITO DOS EXCLUÍDOS 2012
QUEREMOS UM ESTADO A SERVIÇO DA NAÇÃO

Dom Mauro Montagnoli / Bispo diocesano de Ilhéus
A fala humana mesmo em meio a um imenso turbilhão de barulhos, será sempre inconfundível. “A mais tênue palavra, o menor gemido, o olhar mais tímido ou até mesmo o grito silenciado se erguem mais alto do que a batida ritmada das botas de um pelotão de soldados, ou do troar dos canhões”.
O Grito dos Exc1uidos vem confirmar isso. A guerra é travada pelo mercado, pe1a concorrência e pela competitividade. Eles querem o lucro e a acumulação de capital. Para eles o fim justifica os meios. O bombardeio estridente e ensurdecedor do marketing, da propaganda e da publicidade invadem campos e ruas. E por onde passam, vão destruindo florestas, contaminando águas, poluindo o ar, devastam o planeta e ferem a dignidade humana.
No meio desse cenário de destruição surgem iniciativas populares que visam dar um novo sentido à vida humana e á própria civilização. É a sabedoria indígena do bem viver que prioriza o cuidado, a convivência pacifica e a preservação da vida em todos os sentidos. Do chão surgem brotos vivos e novos que levam a repensar um novo tipo de Estado. Um projeto de poder que visa superar os privilégios de poucos e se volta para as necessidades básicas da população mais carente, um verdadeiro projeto de nação, que prioriza a saúde pública e a vida.
Neste ano de 2012 acontece a 18ª edição nacional do Grito dos Exc1uidos, e aqui na diocese de Ilhéus temos a 17ª edição. Este ano o Grito visa combater o esquema tão conhecido pela a metáfora de Gilberto Freire. O Brasil mantém perversamente a dupla forma política, uma para a Casa Grande e outra para a Senzala: sistema de educação e saúde, transporte e segurança, habitação diferentes para os que ocupam o andar de cima da pirâmide social e outra para os de baixo; benesses e privilégios para as camadas superiores, migalhas para os setores de baixa renda.
“Os novos rebentos rasgam o solo ressequido do deserto, tornam este fecundo e apontam para os novos horizontes”.
Em meio à escuridão se acendem pequenas luzes que brilham mais fortemente quanto mais densas as trevas, surgem iniciativas, brotos, luzes que são sinais de um patriotismo comprometido na luta pelas reformas necessárias e urgentes, em especial a reforma política.
Soa forte a palavra de Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, da erva–doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deverieis praticar, sem contudo deixar aquilo. Guias cegos! Filtrais o mosquito mas engolis o camelo” (Mt 23,23-24).
Nóa, cristãos, vamos para a Avenida Soares Lopes, no dia 7 de setembro, para lançar este brado que nasce da nossa fé em Jesus Cristo, que disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Nosso compromisso é com a vida, em especial dos pobres e marginalizados. Sustentados pelo cântico de Maria acreditamos que o Senhor “depôs poderosos de seus tronos, a humildes exaltou, cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias” (Lc 1,52-53).
Ilheus, setembro de 2012
Dom Mauro Montagnoli
Bispo diocesano de Ilhéus
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
68ª CIPM REALIZA APREENSÃO DE ARMAS E DROGAS EM ILHÉUS
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM REALIZA APREENSÃO DE ARMAS E DROGAS EM ILHÉUS
No dia 03/09/2012, por volta das 17h00min, a guarnição do PETO 6801, realizou incursão no Alto da Cascalheira e durante a abordagem policial foram detidos; LUCAS RODRIGUES VIEIRA, (moto boy), 24 anos e LIBERALINO BARBOSA SOUTO, (Libera) 21 anos, com os mesmos fora apreendido 01 revólver Taurus, calibre 38, contendo 06 cartuchos intactos, numero de ordem 1276813. Na sequencia a guarnição deslocou até a Rua do Café – Centro, onde ao abordar os elementos; VITOR DIEGO SOARES DOS SANTOS, (Bad Boy) 21 anos, e ANTONIO NATALINO MENDES DOS SANTOS, (Zao) 25 anos, sendo apreendido em poder dos acusados, 05 celulares, 02 munições cal. 38, agenda contendo anotações de movimentação do tráfico de drogas, 07 embalagens de maconha prensada, papel laminado e sacos plásticos para embalagem de entorpecentes e R$ 141,25 em espécie. Na DP foram adotadas as medidas legais.



Casa dos Artistas
Projeto Improviso, Oxente! discute Mobilidade e tráfego nesta terça
“Planejamento e desenho urbano (melhor mobilidade, menos tráfego)” será o assunto do projeto de debates Improviso, Oxente! desta terça-feira (04). A partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus, o público poderá não só ouvir os especialistas convidados Paulo Meliane e Alan Dick Megi, mas também opinar sobre o tema. Esta edição do projeto tem como tema geral “A cidade é movida pela cultura” e é fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e Instituto Nossa Ilhéus. A entrada é gratuita.
O último encontro do Improviso, Oxente! teve como tema “Sistema Municipal de Cultura e seus instrumentos”. Na noite do dia 28, os convidados foram o assessor da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, e o diretor do TPI, Romualdo Lisboa. Ambos falaram sobre a necessidade da constituição de uma cadeia de fomento à produção cultural. “O Sistema Municipal de Cultura é formado, essencialmente, pelo chamado CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo”, explicou Cidade.
Para Romualdo Lisboa, a formação do Sistema Municipal de Cultura é essencial para possibilitar a captação de recursos. “O Governo Federal possui verba carimbada para os fundos municipais de cultura. Para isso, o município precisa se organizar, criando leis e instituições que cumpram as exigências da União”, disse Romualdo.
Ilhéus já deu alguns passos para a criação do seu Sistema Municipal de Cultura. A cidade conta com o Conselho Municipal de Cultura e, há quatro anos, artistas e grupos começaram a se reunir na Casa dos Artistas para discutir os rumos do setor no município. Juntos, elaboraram o projeto da Lei Municipal de Cultura, que garante investimento de 0,5% da receita do município para o setor cultural. Ela está na Câmara Municipal, aguardando a apreciação e parecer dos vereadores.
Esta edição do Improviso, Oxente! termina no final deste mês. As propostas abordadas nas discussões serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI. A obra será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo.
Postura correta (EXCELENTE)
—
Enviada por Paulo Cesar Rodrigues Gilla.
Nota sobre carteira de habilitação achada
HABILITAÇÃO
Se encontra na sede do Diário de Ilhéus, localizada na avenida Itabuna, n° 403 (próximo a Gráfica Azul), uma carteira de habilitação, categoria AB, pertencente ao senhor PAULO DE JESUS DE SOUZA, portador do RG 964752*** SSP BA. A carteira foi encontrada na manhã de ontem próxima ao Posto Temático da Cidade Nova. O documento pode ser retirado em horário comercial com Carlos Moura (Makalé).
(73) 3634-2404 – 3633-5018
AGENDA DE JABES E CACÁ – SEGUNDA E TERÇA (03 E 04.09)
Segunda-feira (03.09)
16 h – Gravação do programa eleitoral gratuito.
19 h – Reunião do Conselho Político
Terça-feira (04.09)
09 h – Visita ao Alto Aureliano; concentração na Igreja Santa Terezinha.
15h30 – Corpo a corpo na Rua Palmares; concentração na subida da ladeira (Av. Esperança).
18h30 – Reunião com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), no Hotel La Dolce Vita (Praia do Sul).
Hans Schaeppi em H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
ILHÉUS 500 ANOS
O Convention Bureau Costa do Cacau elaborou um plano chamado de Ilhéus 500 Anos, com o objetivo de orientar as escolhas políticas, e os investimentos que serão realizados nos próximos 22 anos, quando Ilhéus comemorará seu 5º centenário. Achamos a idéia excelente. Tudo deveria ser programado para daqui a 22 ou 30 ou 50 anos. Vejam a situação atual do país, com relação aos seus portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. Tudo superado e em colapso, por falta de um planejamento de longo prazo. Lembro-me de um dos melhores arquitetos da Bahia, que projetou a primeira estação rodoviária de Salvador; e que em pouco mais de cinco anos já estava superada, necessitando a construção da atual. O futuro de uma cidade, tem realmente que ser pensado com muita antecedência, e no caso de Ilhéus, o que espera o plano do Convention Bureau, é que comecemos desde já a valorizar esse imenso potencial que Ilhéus possui, para comemorar condignamente, daqui a 22 anos , os seus 500 anos.
PROCLAMAÇÃO DOS BURACOS
A principal via de acesso dos turistas a Ilhéus e dos cidadãos da região Norte, a Avenida Proclamação, continua esburacada, causando uma péssima impressão aos visitantes, principais formadores de opinião da situação da cidade. Há três semanas, nesta coluna, divulgamos a contagem de 57 buracos, do seu início até o Parque Infantil. Uma nova contagem nesta semana, o número de buracos aumentou para 62 e alguns dos antigos já viraram crateras. Não se culpe as chuvas, pois o problema é antigo e houve muitos dias de sol brilhante e a operação tapa-buracos, ausente.
ILUMINAÇÃO
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Carmelita participa em Brasília de encontro com todas as ministras da presidente Dilma
A candidata a prefeita pela Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita, não tem agenda de campanha pela cidade nesta segunda-feira (03). Ela está em Brasília onde participa hoje à noite de um jantar na residência oficial da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, ao lado das principais candidaturas femininas do Partido dos Trabalhadores de todo o Brasil.
O encontro reunirá todas as ministras da presidente Dilma Rousseff, que irão declarar apoio às candidaturas das mulheres cuja eleição mais interessam ao governo federal. Nesta campanha, Carmelita já recebeu a visita do presidente nacional do PT, Rui Falcão, que esteve em Ilhéus para declarar o apoio da presidente Dilma. Depois, Carmelita foi recebida em São Paulo pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Recente publicação da Revista Veja mostra que o governo federal tem preferência pela eleição da petista em Ilhéus, considerando a quantidade de investimento e de recursos que está fazendo na implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul. Carmelita retorna nesta terça-feira (04) quando retomará as caminhadas e visitas às comunidades da sede e do interior do município.
Jabes comanda “arrastão da vitória” na Barra
A “Onda Azul” que toma conta de Ilhéus nesta campanha ganhou as ruas da Barra na tarde de sábado, 1º, com a passagem do próximo prefeito da cidade, Jabes Ribeiro (PP), que anunciou aos moradores as principais propostas que nortearão sua gestão e protestou contra o estado de abandono do bairro pelo governo que considera “irresponsável e omisso”.
Ao lado do vice Cacá (PMDB), postulantes ao Legislativo e militantes da Coligação Por Amor a Ilhéus que acreditam na sua competência administrativa e prestígio político para o trabalho da reconstrução de Ilhéus, Jabes foi aclamado pelos moradores da Barra como o prefeito que mais investiu e cuidou da cidade. Obras como a passarela Barra/São Miguel, pavimentação de diversas ruas, iluminação pública, áreas de lazer e o conjunto de realizações do projeto Viva o Morro estão gravadas na memória dos ilheenses.
PSICOMUNDO – VEXAMES INCONSEQUENTES DO LIXO
Ilhéus continua sofrendo os vexames inconsequentes e irresponsáveis de lixos espalhados pelas ruas, bairros e Distritos. Não sabemos até esses contraditórios presentes de gregos estarão trazendo sérios prejuízos para a sua população. Quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo em determinado local, como acontece em Ilhéus, começa a ser decomposto por bactérias “anaeróbicas”, e buscando no dicionário o significado dessa palavra, “diz-se dos micro-organismos que só podem viver em ambientes destituídos de oxigênios do ar, utilizando para tanto o oxigênio existente em combinação na matéria orgânica”, que é muitíssimo mais perigoso que o esgoto que foi destinado pelo poder público atual ao convívio das criaturas humanas do nosso Município.
Atualmente surgiram indivíduos em Ilhéus, que na madrugada, ou na calada da noite estão saindo rasgando os sacos de lixos que os moradores colocam à sua porta, e como os caminhões que recolhem lixo, seus responsáveis pelas colatas passam quando quer ou o dia que quer esses locais e outros está assim>>> Praça Cairú, Rua Maria Quitéria, Rua Dom Pedro II e Catedral de São Sebastião cartões de visitas de Ilhéus! Imaginem outros locais da cidade, os Distritos e os bairros!
Não sabemos quais os projetos dos administradores que enchem os ouvidos dos eleitores para buscar seu voto, blasfemando amores platônicos e quando são eleitos prefeitos de uma cidade, estarão preocupados com as ações que visam proteger sua comunidade driblando muitas doenças, que trazem enormes calamidades públicas. E a educação sanitária é uma lógica para uma comunidade permanecer em constantes crescimentos com a saúde, paz e justiça social!