Reeditando orientações

Já está inserido na rotina dos moradores da Zona Sul os congestionamentos diários, principalmente nas horas de pico.

Esta situação não tem data prevista pra acabar, muito pelo contrário, tende a triplicar com a chegada da temporada de verão.

A Zona Sul da cidade está passando por um crescimento intenso, com a construção de edifícios, conjunto habitacional e condomínios, os bairros com o índice populacional em alta, o comércio se expandindo e, claro, o número de veículos aumentando a cada dia.

A área das praias ainda é de uma beleza irresistível e todos se dirigem para lá.

Portanto, vai aqui uma reedição da receita para os seus moradores e demais pessoas que circulam nesta área, durante os momentos de congestionamentos no trânsito sentido Pontal/Centro/Pontal.

. Usar nos seus veículos som MP3, com músicas de sua preferência.

. Os católicos podem ouvir o Padre Fábio de Melo. Os mais agoniados podem rezar o terço e relaxar legal.

. Os evangélicos podem ouvir músicas gospel.

. Não utilizar o celular enquanto dirigir.

. Se tiver acompanhado bote o papo em dia.

. Os casais podem aproveitar a demora e discutir a relação, é um bom momento.

. Se tiver conduzindo crianças aproveite para conversar com elas (olha aí senhores pais e mães, aproveitem o momento).

. Atenção na sua direita, pois os mais sabidos e espertinhos gostam de se utilizar da via preferencial dos ônibus e veículos pesados, para dar a tradicional roubadinha em frente ao posto de combustível.

. Atenção com os moto táxi e motoboy, estes a lei lhes garante imunidade, ou seja, podem cruzar pela direita, pela esquerda, no meio, em X, enfim, passam de qualquer maneira.

. Caso aconteça algum incidente ou acidente, procure ficar calmo, pois a discussão acalorada não leva a nada e piora o congestionamento. Se for pequena coisa, esqueça pra não perder o dia. Muito cuidado com o stress. Mantenha o seguro do carro em dia.

. As vans que conduzem a criançada para as escolas, tá na hora de contratar animadores para amenizar a agonia das crianças. Tai mais uma fonte de renda “animador de crianças em congestionamentos”.

. Quanto aos passageiros dos ônibus, sempre lotados nesta hora, sinceramente não tenho uma receita pronta, acho que deve ser uma zorra estar dentro de um buzu cheio e no congestionamento.

Aproveitem a deixa e vamos discutir futebol e secar bem legal o mengão, é uma boa terapia.

. Dar uma gorjeta aos malabaristas que brincam na frente dos veículos, não incomodam e precisam ter alguma recompensa pelo que fazem.

. Chamar o SAMU nestas horas é meio complicado, portanto, vamos deixar pra ficar doente em outra hora menos crítica.

. Viajar de ônibus ou avião saia de casa com bastante antecedência para evitar o incômodo de perder o embarque. Pegar táxi com engarrafamento não é mole, haja dimdim.

. Nos sábados, domingos e feriados, quando a turma come muita água, muito cuidado no retorno, os bafômetros estão em falta.

. Atenção com os pardais, esses não respeitam nenhuma autoridade, que o diga o nosso Gestor Público.

. Em dia de festa no Boca Du Mar, agende tudo durante o dia, inclusive a saúde, pois à noite é proibido passar naquele local com destino ao centro da cidade.

. À noite, todos os gatos são pardos e aí o couro come pra valer.

. No mais, muita paciência, educação e esperar por dias melhores.

. Ah! No verão que tal o ar condicionado funcionando legal?

Segundo o nosso galego, aquele mesmo das PROMESSAS, as primeiras pilastras da nova ponte estarão em pé já no próximo verão, isto é, em 2012, acreditem foram as palavras ditas pelo homem no centro de convenções, daí até a sua conclusão teremos pela frente alguns anos, que podem ser cinco, seis, sete…

Ninguém parou até o momento para discutir a terrível situação do trânsito na cidade, o colapso poderá acontecer já neste verão, a cidade está abarrotada de veículos e motos e não vemos como sair dessa confusão.

ZÉCARLOS JUNIOR