Trabalho para melhorar iluminação pública segue em ritmo acelerado
Educação e Fundação Nestlé 3ª etapa de capacitação com professores e merendeira
Espetáculo infantil estará em cartaz no Teatro Municipal neste fim de semana
Odontomóvel prossegue com atendimentos em setembro
NOTA – Vila Juerana

***

Trabalho para melhorar iluminação pública segue em ritmo acelerado

Desde a semana passada, uma das principais reivindicações da população ilheense vem sendo atendida pelo governo municipal com o início de uma grande operação para melhorar, de forma significativa, o sistema de iluminação pública da cidade. O trabalho, que promove a instalação de 10 mil lâmpadas brancas de 250 wattz, além da troca de braços, reatores e fotocélulas, está sendo executado pela Citeluz, empresa vencedora do processo licitatório. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Benílson Veloso, a intervenção já se encontra concluída em alguns locais, como as avenidas Litorânea, Soares Lopes e Dois de Julho, além do Iguape e de boa parte do bairro do Malhado.
Veloso chama atenção para o fato de que, no Distrito Industrial, além de uma grande melhoria no sistema de iluminação pública, também foram executados diversos serviços de limpeza, roçagem e capinagem. “Em função de sua imensa importância, o prefeito Newton Lima determinou que o nosso Distrito precisava receber uma atenção especial”, diz o secretário de Desenvolvimento Urbano.
Ainda segundo informações de Benílson Veloso, as equipes que atuaram no Iguape e no Distrito Industrial seguirão o roteiro traçado para a zona norte da cidade, que inclui ainda São Miguel, São Domingos, Jardim Savóia, Barra de Itaípe, avenida Ubaitaba e Parque Infantil, além dos morros adjacentes. Já as equipes que se encontram concentradas nas ruas e avenidas do Centro de Ilhéus, bem como na Ladeira da Vitória e nos altos da Conquista e Teresópolis, ficaram encarregadas de atuar na avenida Lomanto Júnior, Sapetinga, Pontal, Nova Brasília, Nelson Costa e Hernani Sá (Urbis), entre outros pontos da zona sul.
Qualidade – Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Benilson Veloso, além de organizar ainda mais a cidade, a instalação das 10 mil lâmpadas será fundamental para deixar o município preparado para a alta estação, período em que, tradicionalmente, recebe milhares de turistas. “Apesar das dificuldades econômicas que ainda marcam o dia-a-dia da administração pública, o governo segue trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população”, reitera.
Benílson Veloso informa, ainda que, além da instalação e substituição imediatas de componentes elétricos, a empresa Citeluz também ficará encarregada de executar, até o próximo mês de dezembro, todo o serviço de manutenção. “Uma cidade importante como Ilhéus, com um grande fluxo anual de visitantes, precisa de um bom sistema de iluminação pública. E é esse o nosso objetivo”, completa.

Educação e Fundação Nestlé 3ª etapa de capacitação com professores e merendeira

A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Fundação Nestlé, promove até esta sexta-feira (21), a terceira etapa do curso de formação Integrada com profissionais da educação. O evento, que começou nesta quinta-feira (20) está sendo realizado no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Darcy Ribeiro e faz parte dos programas “Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber”. O objetivo da capacitação é potencializar os temas trabalhados em todos os setores da escola: sala de aula, cozinha, limpeza, gestão e coordenação.
A formação já contemplou 271 educadores dos anos iniciais e 173 educadores da educação infantil. Além dos professores, merendeiras participaram da formação. O curso será distribuído em duas turmas. Nos turnos matutino e vespertino dos dias 20 e 21, a capacitação tem como público-alvo professores de oito escolas da zona rural e 24 da zona urbana, abrangendo 2.581 alunos de educação infantil e 10.375 alunos dos Anos Iniciais, já que os professores atuarão como agentes multiplicadores da oficina.
Os programas sociais da Fundação Nestlé Brasil remontam o caminho dos alimentos para ressaltar informações importantes sobre saúde, sustentabilidade ambiental, importância da água como recurso natural e para a hidratação, agricultura e história do Brasil, mostrando a ligação do alimento que são consumidos à origem da matéria-prima. Tendo como base a nutrição, os programas estimulam hábitos alimentares saudáveis através de conceitos de nutrição, saúde, higiene e aproveitamento máximo dos alimentos.
Outro conceito trabalhado pela iniciativa é centrado na água e promove a sustentabilidade socioambiental, trabalhando a conscientização da preservação do meio ambiente, com foco na conservação da água, e estimulando a reciclagem como forma de prevenir a poluição dos rios. Para a titular da pasta da Educação no município, Lidiney Campos, o curso vai trabalhar de forma multidisciplinar, possibilitando maior envolvimento dos profissionais com as práticas de alimentação saudável.
Os Programas Nutrir, Cuidar e Saber foram concebidos segundo uma mesma filosofia que considera a valorização da cultura local (alimentar, musical, histórias e brinquedos); o respeito ao meio ambiente (cuidados com a água, uso consciente de recursos, destinação correta de resíduos); a identificação de parceiros regionais para fortalecimento da continuidade das ações provocadas pelos programas; a valorização dos movimentos da infância. A formação integrada terá carga horária de 24 horas.
As práticas e as reflexões dos encontros serão desenvolvidas tendo como temas “Bem cuidar da criança”, visando a sensibilização para a natureza do ser humano e a relação estabelecida na infância com a natureza de seu lugar; a “Alimentação saudável – Nutrir”, que objetiva sensibilizar sobre a importância de uma alimentação saudável; “Bem Cuidar da Natureza do Lugar”, que aborda cuidados com a água, com o ambiente e com as pessoas e “Agricultura, Matéria prima e cultura – Saber”, focado na discussão sobre a relação maior entre o ser humano e a produção rural da região.

Espetáculo infantil estará em cartaz no Teatro Municipal neste fim de semana

Neste final de semana (22 e 23), sempre a partir das 18 horas, o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) estará apresentando “A Formiga, a Cigarra e a Abelha”, espetáculo infantil que ressalta a importância de valores como o caráter, a amizade e a cidadania. Os ingressos para a montagem teatral, que já se encontram a venda na bilheteria do TMI e na loja Dyllamara Confecções, custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Dirigido e produzido por Cristina Barretto, o espetáculo conta a história da formiga que trabalha arduamente, debaixo de um calor arrasador, durante todo o verão, construindo a sua casa e armazenando mantimentos para suportar o inverno. Por sua vez, a cigarra ri, dança e brinca durante toda a alta estação. Com a chegada do inverno, a formiga fica confortável e bem alimentada, enquanto que a cigarra fica sem comida e abrigo.

Odontomóvel prossegue com atendimentos em setembro

Na última semana de setembro o Odontomóvel prossegue com o seu trabalho de levar atendimento odontológico de qualidade aos bairros e distritos mais distantes do centro da cidade. O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e tem como foco as comunidades da zona rural.
Todos os meses as equipes se revezam e visitam diversas localidades, além de promover ações conjuntas como o mutirão da saúde, que oferece os mais diversificados serviços de saúde à população de locais distantes em um dia de atividades.
A equipe da Secretaria da Saúde levará atendimento até as localidades como Posto de Saúde de Maria Jape (24), Posto de Saúde do bairro Nossa Senhora da Vitória (25) Teotônio Vilela (26). Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.

NOTA – Vila Juerana

A comunidade de Vila Juerana está promovendo durante o mês de setembro um campeonato amador com vários times e modalidades esportivas que prometem movimentar a e incentivar o esporte entre a juventude local. Com o apoio do administrador regional da Vila Juerana, Cipa, o evento que se estenderá até o próximo dia 29, contou com a participação de várias bandas como Grupo Sedução e Grupo Dom, além da presença da Polícia Militar. No domingo 29, haverá o encerramento do evento com um passeio esportivo para a cidade de Coaraci.