Os candidatos a prefeito da cidade apregoam aos quatro cantos que a baixaria não será aplicada durante a campanha, que tudo vai correr num nível de respeito e o pensamento será apenas com os programas de governo.
Domingo 11h45min da manhã. Dia de sol intenso e brilhante, ótimo pra uma praia e receber uma gelada, tudo que a maioria gosta.
Estava no Armazém Ibiassú, do amigo Nélson Viana, ali na Rua do Café, sorvendo uma deliciosa cerveja, quando de repente, mais do que de repente, aparece um veículo coletor de lixo.
Foi um verdadeiro alvoroço, todo mundo batendo palmas e elogiando o trabalho da turma de garis.
Ao lado do armazém está situado um dos grandes lixões do centro da cidade.
Fiquei tão alegre com a presença do pessoal que resolvi oferecer um litro de guaraná pra aliviar o calor da galera, claro que foi bem aceito.
Conversando com o motorista do veículo este profissional me confidenciou que todo o pessoal da limpeza está disposto a trabalhar, só que o sindicato dos servidores públicos está impedindo a saída das viaturas coletoras de lixo.
Conversa indo adiante e alguém que estava por perto ventilou que esta armação de impedir os veículos de sair para coleta faz parte de uma artimanha, ou seja, quanto mais lixo nas ruas, mais pontos são agregados contra esse ou aquele candidato.
Fiquei chocado com a informação, tendo em vista que nesta eleição estou isento quanto a votar em A, B ou C, é uma posição tomada já com bastante antecedência e que não abro mão, como sempre digo, gato escaldado tem medo de água fria, mais não vou deixar em hipótese alguma de exercer meus direitos de cidadão livre para cobrar, criticar, reclamar… A cidade não pertence a esse ou aquele prefeito, a cidade é de todos os ilheenses, independente de partido político, idéias e pensamentos.
Em caso de ser verdade, pois campanha política é uma verdadeira luta livre, vale ponta pés e ofensas pra todos os lados, cabe à justiça verificar a autenticidade dessa informação e, junto ao sindicato dos servidores, apurar a sua veracidade.
Não seria de bom alvitre que as caminhadas e carreatas fossem realizadas nas ruas e avenidas sem a presença do LIXO? Este ambiente limpo é ruim para os candidatos? Deixar a cidade sem limpeza e coleta de lixo é uma idéia saudável?
Fica aqui esta indagação e revolta de um cidadão que todos os dias limpa a sua porta e faz campanha com os vizinhos para manter a rua limpa, mesmo estando a mais de três dias sem coleta de lixo.
Como diz os mais experientes “fazer política sem baixaria não tem graça”.

VOTO não tem preço, TEM conseqüência.
ZÉCARLOS JUNIOR