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Estrutura logística atrai investimentos para Bahia

Porto Sul e Fiol credenciam estado para atração de novos investimentos

Em território baiano existe enorme potencial para exploração de ferro,  manganês, calcário, níquel, ouro, bauxita, cromo, salgema, magnesita, talco e barita; cobre, grafita e prata; além de rochas ornamentais e gás natural. Esse potencial, aliado aos esforços do governo baiano para implantação de insfra-estrutura logística tem atraído investimento de diversas empresas.

As propostas de negócio das empresas se baseiam no potencial mineral do estado e na infraestrutura de logística que o governo baiano está implantando, integrando os modais da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que liga o Centro-Oeste do pais ao Oceano Atllântico, atravessando todo estado;  e o Porto Sul, que será construído na região de Aritaguá, em Ilhéus.

Em Caetité, a Bahia Mineração (Bamin) desenvolve o projeto Pedra de Ferro, para produzir 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A proposta que está em fase de licenciamento ambiental é para realizar extração e beneficiamento na cidade do interior baiano.

Em parceria com a Bamin o Governo do Estado vai construir o Porto Sul, investimento de R$ 3,5 bilhões e capacidade de escoamento de 100 milhões de toneladas/ano de soja, milho, algodão, minério, carvão, etanol e fertilizantes, no oitavo ano de operação.

A Bamin operará um Terminal de Uso Privativo (TUP), voltado exclusivamente para o escoamento de sua produção. O terminal público está projetado para as demais cargas. “Com o Porto Sul e a Fiol, além de escoar a produção agro-mineral baiana, teremos um novo vetor de desenvolvimento, que proporcionará geração de emprego e renda em áreas que historicamente apresentam baixa atividade econômica”, disse secretário da Casa Civil do Governo da Bahia Rui Costa.

Outra empresa que propõe investimentos na Bahia, atraída pela estrutura logística porto e ferrovia, é a Biogold, que desenvolve o Projeto Bahia, investimento na ordem de US$ 100 milhões, até o ano de 2016,  em pesquisa e exploração de minério de ferro, nas cidades de Caetité e Ibicuí.

A viabilidade do negócio do minério de ferro é dependente da forma como os produtos de mineração são processados, manipulados e transportados. A eficiência da produção e logística reflete nos custos. Nesse ponto, os entendimentos com os governos federal e estadual, segundo a Biogold, é positivo, pois dá garantias consistentes para que a empresa invista na Bahia com boas possibilidades de retorno.

A australiana Cabral Resources tem proposta de explorar 20 milhões de minério de ferro, em Brumado, é já mantém entendimentos para escoamento da produção através do Porto Sul. A mesma intenção foi apresentada pela Centauros Mineração do Brasil e pela a Santa Fé Mineração. Juntas, têm a perspectiva de produção de 25 milhões de toneladas.

 

Siderurgia

 

Além dos investimentos em pesquisa e exploração, os chineses da Biogold vislumbram investir em implantação de uma siderúrgica na cidade de Ilhéus, próximo do local onde será implantado o Porto Sul.

A proposta, além de gerar empregos e renda, também ampliará a arrecadação de taxas e impostos para a cidade, o que, conseqüentemente, ajudará nos investimentos públicos para a melhoria da qualidade de vida da população da região.

As empresas Rongxin Capital-Bahari Still, Bohai Steel Group e Biogold manifestaram ao Governo da Bahia o interesse em implantar uma empresa siderúrgica no Sul da Bahia, em área considerada estratégica para escoamento da produção para o mercado mundial.

Todas as empresas foram atraídas pelo potencial da oferta de infra-estrutura logística que o governo projeta implantar, interiorizando o desenvolvimento.

A empresa Sul Americana de Metais, do grupo Votorantim, pretende trazer a produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro, extraída do quadrilatero ferrífero mineiro, para ser exportado através do Porto Sul, e propõe implantar em Ilhéus uma unidade de recebimento do material.

 

 

1 resposta para “Estrutura logística atrai investimentos para Bahia”

  • Eduardo Costa says:

    Minhas Sugestões Para os Candidatos Paulo Souto ou Rui Costa Caso Algum Deles Sejam Eleitos Governador da Bahia.
    Uma Nova Alternativa de Acesso à RMS (Região Metropolitana de Salvador) Que Hoje Só Dispõe da BR324, Onde Hoje Seria Necessário a Revitalização da Rodovia BR242 Bahia/Brasília Desde o Município de Castro Alves junto com a construção da Ponte Salvador/Itaparica, Isso Futuramente Será Inevitável Não Tem Como Mais Protelar Esta Solução.

    O Gargalo Rodoviário Chegou Nas Estradas da Bahia Devido ao Crescimento Econômico do Agronegócio no Oeste da Bahia, Assim como na Região do Recôncavo Também, e Agora Sem a Ponte de Itaparica Que Já Deveria Está Pronta Desde a época do Governo Militar na Década de 70.

    Novos Feries chegando Velhos, já com carcaça enferrujada conforme foto publicada pela impressa, mas que porra é essa minha gente? chega de coisas arcaicas e sistemas de transporte ultrapassado vamos construir logo essa Ponte. A verdade é que, eu não consigo entender qual é a logica ou raciocínio desses políticos da Bahia que não pensam em Tecnologia de ultima geração para o estado da Bahia poder competir com os estados do Sul e Sudeste, o político inteligente pensa em Crescimento com Economia, Desenvolvimento, Infraestrutura, Negocio, Portos eficientes, Estradas boas e modernas para alavancar a Economia do nosso estado no que se refere-se a Infraestrutura pública baseada em obras grandes como é o caso da construção da Ponte Salvador/Ilha de Itaparica junto com a rodovia BR242 Bahia/Brasília estrada essa que é parte também da Ponte de Itaparica/Salvador para se chegar ao Oeste da Bahia Minha Gente. Porque Gente!, estamos falando de uma gigantesca obra pública na Bahia onde envolve investimentos públicos dos governos Federal e Estadual juntos para a realização desta tão importantíssima obra ligando a capital, Salvador com as regiões do Recôncavo, Baixo Sul Baiano e ao Oeste da Bahia assim como ligaria também a cidade de Salvador com uma boa parte do Sudeste e Centro Oeste do nosso País, é só através da rodovia BR242 Bahia/Brasília, passando no município de Castro Alves sendo uma estrada ainda desbravada pela Engenharia do Exercito Brasileiro nos anos 70 onde esta estrada ligaria também a Capital, Salvador à Federal Brasília só que este projeto vem se protelando, protelando e protelando até quando ninguém se sabe quando vai terminar ou até mesmo sair do papel e qual será o governo ou partido politico que irá tomar essa decisão para realizar este tão importante projeto da rodovia Transversal Brasileira BR242 em nosso estado onde ainda depende do termino dessa rodovia no trecho desde a Ponte do Paraguaçu em Castro Alves até Salvador. Porque durante o governo do PT de Jaques Wagner foi falado comentado e o mandato desse governo está acabando e é mais uma obra publica gigantesca na Bahia que só ficou em promessas e só no bla, bla, bla. Olham só a ironia descasos e destino com essa obra, durante 8 anos o estado da Bahia tendo o PT no comando da administração do estado o atual Secretario de Planejamento da Bahia Sr. José Sergio Gabrielli falou tanto da importância desta obra divulgou na imprensa fotografou virou manchetes de jornais mas também não conclui-o nada exatamente nada, e já nos dias de hoje as vésperas das eleições, o candidato do DEM Paulo Souto já falou que essa é uma das obras desnecessária para o estado da Bahia. Agora vejam bem minga gente, se esse candidato ao governo da Bahia anda bem informado ou até mesmo atualizado para os dias de hoje, se lá atrás nos anos 70 os Militares já tinham essa visão de Infraestrutura e Planejamento e Crescimento com o futuro promissor agrícola do Oeste da Bahia junto com o Recôncavo Baiano, agora quem é, Paulo Souto para dizer não a esse valioso projeto dos Militares, mas isso é conversa de um candidato ou de um cidadão que está desatualizado para governar um estado tão importante como a Bahia para os dias de hoje, infelizmente isso demonstra que ele ‘Paulo Souto’ não conhece a força do crescimento industrial no Recôncavo, Baixo Sul Baiano com o Turismo e até mesmo a força e a revolução agrícola que está acontecendo no Oeste Baiano que necessita de estradas boas, portos bons e modernos para escoar seus produtos industrializados e agrícolas. Gente, é só através deste trajeto onde encurtando distancia e Km vindo do Oeste da Bahia para se chegar à capital, Salvador é só através da BR242 Bahia/Brasília via cidades de Castro Alves, Santo Antônio de Jesus até Ilha de Itaparica. Veja bem, a construção dessa ponte junto com a revitalização da rodovia BR242 Bahia/Brasília nos municípios de Castro Alves e Santo Antônio de Jesus ajudaria e muito a melhorar o comercio e a cultura nessa região. Repito, sendo esta uma obra e projeto da época do governo Federal Militar junto com a engenharia dos Militares onde hoje essa estrada se encontra estacionada há anos na cabeceira da Ponte e nas margens do Rio Paraguaçu no município de Castro Alves e até hoje nenhum politico ou até mesmo nenhum partido politico Baiano cobram ou exigem o finalização dessa rodovia sendo uma obra e projeto que é bom para o Desenvolvimento Econômico e Cultural tanto para o Recôncavo, Baixo Sul e Oeste Baiano quanto para o próprio estado da Bahia. Então esses políticos desatualizados, desenformados e desinteressados por futuros projetos gigantescos públicos em nosso estado deveriam tomar ciência da importância deste projeto tanto da Ponte de Itaparica como a revitalização da BR242 aqui na Bahia precisamente no município de Castro Alves, porque os políticos deste estado tem que tomar vergonha na cara e tomar uma decisão para a construção dessa rodovia e Ponte Ilha de Itaparica/Salvador, eu vejo que para tocar essa obra não importa o partido politico ou sigla de partido ou até mesmo de governo, mesmo porque este projeto não tem dono e pertence a Engenharia Militar, onde lá atrás Eles já tinham pensamentos sobre o crescimento Econômico dessas regiões no estado da Bahia principalmente o Oeste Baiano, e que nos dias de hoje esta obra será inevitável a não conclusão, não tem como protelar mais, se o governo da Bahia não priorizar esse projeto o caos no transito da saída da cidade de Salvador com a BR324 vai continuar na mesmice, não tem para onde correr mais. O gargalo rodoviário chegou agora na Bahia também, e o governo Baiano não está enxergando o plano B que é a ponte Itaparica/Salvador junto com a rodovia BR242. Sendo assim, caso haja a recuperação asfáltica neste trecho da rodovia BR242 no Município de Castro Alves, Santo Antônio de Jesus até Salvador onde traria um benefício enormemente e será útil também para desafogar o trânsito caótico da cidade de Feira de Santana junto com as BR116 Rio/Bahia e uma boa parte na BR324 Salvador/Feira, tudo isso só pode acontecer se houver bom senso dos políticos e dos futuros candidatos a governo da Bahia há pensarem na infraestrutura sobre a construção da Ponte Salvador/Itaparica e insisto na revitalização da rodovia Federal Transversal Brasileira BR242 Bahia/Brasília desde a Ponte do Paraguaçu no Município de Castro Alves até Ilha de Itaparica, hoje é inevitável a não construção da Ponte Salvador/Itaparica não dá pra protelar mais, essa obra tem que sair do papel tem que ser concluída cadê os Homens Públicos dessa TERRA QUE NÃO OLHAM PARA O FUTURO.
    Essa é a minha indignação com os políticos dessa terra, e a minha opinião sobre o crescimento Econômico tanto no Recôncavo e Baixo Sul quanto no Oeste da Bahia.

    Atenciosamente.
    Eduardo Costa
    Castro Alves – Bahia 03/10/2014

    eduguigo@hotmail.com

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