EXCLUSIVO: Lanchas desafogarão trânsito em iLHÉUS
Neste exato momento, 4 lanchas iniciam periodo de teste nas baía do Pontal.
As condições metereológicas estão de acordo com o desejado. Os técnicos informaram que as manobras acontecerão com várias condições climáticas. O objetivo é avaliar intensidade de ventos e correntes de maré.
Não será utilizado passageiros nesse primeiro momento e sim sacos de areia com vaiedade de peso.
A dúvida está grande sobre o melhor local para a atracação tanto no lado do centro quanto do Pontal. Com o recuo da maré ficou complicada a atracação no local que antigamente servia para tal fim. Alí, ladeando o Ilhéus Hotel, praticamente está descartado. Provavelmente será naquela “passarela” ou no local onde estão as ruinas da ponte do centro (porto antigo) já que é a que mais avança para a baía.
Pelo lado do Pontal, alguns pescadores antigos como Domingos D Santos, Capitão, Waldeck, Suca (apenas para citar alguns experientes da área) estão participando, ativamente, dos estudos. Eles indicaram a praia da Maramata mas os técncos estão resistentes por ser muito próximo da boca da barra.
A empresa detentora da licença Leite & Souza promete, no final do dia, informar por releases, o resultado parcial das avaliações.
Quem estiver no centro comercial da cidade, no Edf. Cidade de Ilhéus, na 2 de Julho, no Outeiro e no Plano Inclinado (Conquista) terão uma visão privilegiada das operações.
Mais informações no decorrer do dia.
Aguardem.
Caro Rabat, gostaria de acrescentar mais uma opção para resolver a tão complicada travessia. Lá no Cristo tem um pé de aimpim gigante, com sombra para vários carros. Acredito q foi plantado pelo saudoso Balbino, zelador do antigo Flamingo Iate Clube. Ha anos atrás um fazendeiro deu um porco de meia, para um caboclo. Certo dia passou na casa deste e avistou um gordo Leitão. Logo tratou de resgatar sua meia parte. Logo que adentraram ao cercado, o Leitão tinha sumido. Minutos depois apareceu do outro lado do rio. É que do lado de cá tinha um pé de aimpim gigante, o porco foi roendo a parte interna de uma das enormes raízes chegando ao outro por um túnel. Assim sendo, acrescento a opção de um TÚNEL ou mais, através das raízes do aimpim lá do Cristo. Muito grato.