Que cidade linda! Que encanto de lugar! Suas praças bonitas e agradáveis. Seus bairros organizados e bem estruturados. É um privilégio viver nesta cidade. Árvores, flores, pássaros felizes que oscilam pelo céu azul-anil. E as pessoas, nossa, as pessoas são uma bondade à parte. Pessoas tementes a Deus, que fazem apenas o bem ao seu próximo. Homens e mulheres que constroem um futuro enriquecedor para as crianças. As escolas todas de alto nível, a educação de primeira linha, jovens que passam nos vestibulares das universidades e fazem grande sucesso pelo mundo. A saúde de minha cidade é de grande valor, ninguém adoece, ninguém acorda de madrugada e ficam nas filas da humilhação, não, isso aqui não existe. Ô terra linda de morar!

A minha cidade não tem leis, pois elas jamais são descumpridas. A gente aprende no colégio o sentido do respeito e da honra. O rio é límpido, as ruas asfaltadíssimas, a iluminação de lâmpadas LED. A água mineral que jorra por todas as residências de minha cidade.

Não existe desemprego. Aqui todos trabalham, os pais têm aonde colocarem seus filhos quando não estão em casa, existem várias creches no município. O dinheiro que o governo federal e estadual repassa é administrado pelos homens e mulheres da cidade, a gente anualmente escolhe os mais velhos dos bairros para administrar o orçamento, nada vai para a prefeitura e nem para a Câmara de Vereadores, porque não existem. Nós é que gerenciamos a cidade.

Ah! A minha cidade é a melhor do mundo. Não existe crime algum, os padres e os pastores são homens que influenciam em nossa forma de viver espiritualmente. Todo o mês fazemos cultos ecumênicos na praça principal. E todos nós nos tratamos como irmãos.

As famílias são unidas. As pessoas pobres aqui não existem, pois há fábricas, indústrias e serviços que jamais acabam e geram assim emprego e mais emprego. As várias empresas geram riquezas aqui. O cacau, renovado, é o nosso ouro, todos os moradores da região estão lucrando milhões, até eu.

E finalmente o IDH de Itabuna é a mais alta do planeta….

Poxa…acordei! Era tudo um sonho! Era tudo uma UTOPIA.

Luciano Cordier Hirs – morador de Itabuna durante 38 anos. Pois nasceu aqui.

Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia