Álvaro Mello Vieira

Álvaro Mello Vieira

Nasceu em Ilhéus em 20 de junho de 1896, filho de Rodolpho Mello Vieira e Anna Castro Marques D`Oliveira, tinha oito  irmãos: Leonor, Antônio, Bellanízia, Edith, Aloysio, Noeme, Aldemar e Almiro. O Sobrenome “Vieira” foi adotado por seu pai que por ter sido criado pelo padrinho adotou o nome deste.

Estudou em Zurique nos anos de 1914 a 1919, regressou a Ilhéus em 1920 e foi trabalhar na firma Costa Vieira & Cia., de seu pai, que trabalhava com compra e venda de cacau.

Foi um dos fundadores da Escola Técnica de Comércio de Ilhéus, que com sua morte passou a chama-se Centro Educacional Álvaro Mello Vieira e hoje se chama, Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Mello Vieira.

Casou-se pela primeira vez com a Suíça Mary e veio morar no Brasil, por motivos de doença Mary voltou para sua terra natal onde faleceu. No dia 4 de outubro de 1924 casou-se, pela segundo vez, em Salvador, com Hermosa Cardoso Vieira, sua prima, com quem teve cinco filhos: Hermana, Luisa Virgínia (Luvy) casada com José Silveira Motta; Rodolfo, Marisa e Benedito.

Foi Prefeito interino de Ilhéus em 1946/47; Juiz Substituto Federal; Venerável (Grau 33) da Loja Maçônica Regeneração Sulbaiano; Diretor da Cooperativa Banco de Crédito e Agrícola Popular de Ilhéus, durante vinte anos; Diretor Tesoureiro da Associação Comercial de Ilhéus em 1921; Presidente da Associação Comercial de Ilhéus pela primeira vez de 1929 a 1930 e depois de 1944 até 1970;  Em 1944 tornou-se Presidente da firma Silveira S/A, cargo que ocupou  por vinte e cinco anos.

Faleceu em 13 de agosto de 1973, seu corpo está sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Vitória.