WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


setembro 2013
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  








SAUDADE DOS DESFILES

Meu amigo Rabat,

Estamos ficando com mais idade ou maior idade?

Às vésperas do dia 7 de Setembro quando se comemora a Independência do Brasil, bateu uma saudade danada dos nossos desfiles de antigamente.

Dos nossos bravos colégios IME, Ceamev, Estadual, Piedade, Afonso de Carvalho, Eduardo Siqueira, que faziam deste glorioso dia o grande momento de levar para a avenida o verdadeiro grito da independência, mostrando o amor pela pátria e também disputando entre si quem tinha a melhor banda, e a disputa era acirrada.

Lembro-me perfeitamente da minha escola Eduardo Siqueira, da nossa eterna mestra EDELVIRA PITA, que neste dia vestia todos os seus alunos com as indumentárias de época e relembrava os vultos da história do Brasil e desfilava sob aplausos na Avenida Soares Lopes.

Lembro-me perfeitamente dos nossos maestros Renildo, Manoel, Clério e Agildo, que criaram diversos acordes para as bandas marciais do Ceamev, IME, Estadual e Afonso de Carvalho, e eram aplaudidos quando passavam pela avenida conduzindo suas bandas.

Essas bandas tinham torcidas organizadas e faziam também apresentações em outras cidades da região, quando convidadas pelos prefeitos para abrilhantarem o Dia da Pátria, eram novidade onde passavam, principalmente pela execução dos vários toques criados por seus maestros.

A Soares Lopes vibrava quando despontava o primeiro colégio a desfilar, a gritaria era enorme e aí surgia a banda levando o público ao delírio, era o ápice da festa.

E agora meu amigo o que vamos ver na avenida neste sábado? As corporações militares, os clubes de serviço e apenas o Colégio Militar, e aí bate aquela saudade.

Difícil desmembrar o que aconteceu para que os colégios perdessem o gosto pelos desfiles, e não devemos aqui emitir críticas sobre A ou B, o certo é que o desfile de 7 de Setembro aqui na nossa sofrida cidade perdeu o encantamento sem a presença dos nossos grandes colégios.

É meu amigo Rabat! As coisas mudaram e apenas nos resta ver as fotos dos arquivos de nossos historiadores Zé Nazal e Zé Rezende, o que já é uma grande coisa, pois quem não tem cão, caça com gato, e a nossa história está se esvaindo pelo ralo.

 

ZÉCARLOS JUNIOR

2 respostas para “SAUDADE DOS DESFILES”

  • CORREINHA says:

    Bôas lembranças Zé!
    As disputas das Bandas eram acirradas. Nos quatro anos que estudei no Ginásio Afonso de Carvalho, turma pioneira, participei de sua Banda tocando Corneta-Mor, Marcação e Caixa-Tarol. Era uma Festa!

  • Junior Machado says:

    Hoje, como faço a 39 anos,desses 15 desfilando em bandas marciais, fui a avenida Soares Lopes assistir minha filha desfilar e como passou aquele filme dos desfiles aureos que tinhamos aqui em Ilhéus, Zé Carlinhos lembrou bem das torcidas “organizadas” que nossos colegas de escola gritavam “já ganhou”, infelizmente hoje vi, ou não vi, o desfile “micro” militar, que já não leva seu efetivo às ruas. Como podemos ensinar civismo aos nossos filhos? Que o ano que vem seja bem melhor.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia