por Hans  Schaeppi

 

Hans Schaeppi

A NOVELA DA DRAGAGEM

     Conforme informamos na semana passada, a licitação da dragagem emergencial do Porto de Ilhéus, foi vencida pela empresa Ster Engenharia Ltda, pelo custo de R$ 3.442.320,00 tendo sido homologada após passar pela Diretoria Executiva e pelo Conselho da Codeba. Acontece, que os “responsáveis” pelo meio ambiente, exigiram o “monitoramento” da dragagem, ou seja “vamos ver se tem algum caramujo em extinção lá no fundo”, e os impactos ambientais que podem causar essa dragagem. Dragagem que, ao nosso ver, não passa de uma limpeza do fundo do canal de acesso e atracação. O preço proposto pela empresa que será encarregada do “monitoramento” foi de cerca de R$ 2 milhões, considerado alto, estando em negociação com a Codeba, a redução desse valor. É a “tartaruga mor” atrapalhando mais uma vez…

A NOVELA INTERMODAL

     Em junho deste ano, o Governo do Estado doou uma área à Bahia Mineração (Bamin) para construção do seu Terminal off-shore de embarque de minério de ferro procedente da mina Pedra de Ferro, em Caeteté. A partir daí, vamos continuar esperando do governo federal a Licença de Execução da obra, o que somente acontecerá em 2014, acreditando-se que a obra termine no mesmo ano. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), somente tem os trechos entre Ilhéus e Caeteté em construção, segundo a Valec. O Porto Sul estadual, ainda depende de Licença Ambiental e audiências públicas. O Aeroporto Internacional ainda não tem localização definida. Meus bisnetos vão adorar, quando tudo estiver pronto…

ACADEMIA DE LETRAS

       A Academia de Letras de Ilhéus deu continuidade à sua programação Primavera Cultural, apresentando na quarta-feira passada, 18, o acadêmico Ruy Póvoas, que proferiu a palestra com o tema “O real oculto e dado evidente no mundo do candomblé: uma abordagem bachelardiana”. Presença de  acadêmicos, estudantes e interessados no tema. Na próxima quarta-feira, encerrando o programa Primavera Cultural, o professor e também acadêmico, Dorival Passos, vai proferir a palestra “Oração aos Jovens”.

TAPA BURACOS

       A principal via de acesso dos turistas vindos de Salvador, nosso principal pólo emissor, a Avenida Proclamação, continua totalmente esburacada e deveria ter prioridade considerando a próxima temporada de navios, que começa no dia 12 de outubro como o navio National Geographic Explorer, que trará observadores que filmarão a cidade e posteriormente publicarão suas belezas e também suas deficiências, em sua tradicional revista National Geographic Magazine, e no seu canal de televisão. Também os visitantes e habitantes das vizinhas cidades de Uruçuca e Itararé; e os diretores e funcionários do Distrito Industrial e do Pólo de Informática, utilizam diariamente essa via turística, e merecem ter uma avenida em melhores condições.

B I T S  –  T U R

A Hotelaria continua sofrendo com a baixa frequência de turistas *** Vale a pena conhecer e degustar a deliciosa comida do Restaurante Casa de Sá Barreto, localizada na Avenida Proclamação *** Além da comida, muito da história de Ilhéus pode ser relembrada através de fotos e documentos *** O Mar Aberto tem sido uma das grandes atrações da noite ilheense. Está situado na Avenida Lomanto Júnior e apresenta música ao vivo todas as noites, com direito a pista de dança *** Outros bares de destaque em Ilhéus: O Bar Vesúvio, que também tem música ao vivo todas as noites; e o Barrakítica, com música nos finais de semana. *** Também é necessário conferir a programação do Bataclan, outra grande opção *** Culturalmente falando, a Tenda do Teatro Popular de Ilhéus está sempre apresentando bons espetáculos, a partir das 20 horas. *** Não se pode mais alegar que Ilhéus não tem  vida noturna *** Aguardados para o próximo mês de outubro, a vinda dos super astros Djavan e a querida baiana Gal Costa *** E viva a chegada da Primavera!