Equipe do CAPS se reúne com famílias de pacientes

 

Caps

Caps

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS) de Canavieiras promoveu nesta terça-feira (24) um encontro com os membros das famílias dos pacientes assistidos pela Unidade. Participaram da reunião a equipe multidisciplinar integrada pelo coordenador Edval Júnior, o médico-psiquiatra André Luiz, a psicóloga Consuelo Carvalho, dentre demais colaboradores.

Dentre os objetivos do encontro, o psiquiatra André Luiz explicou que no tratamento de saúde mental é de vital importância o inter-relacionamento entre o centro de convivência e a família. Segundo ele, a reabilitação para o convívio social necessita de cuidados, obedecendo regras básicas, a exemplo da regularidade no uso dos medicamentos.

Para isso, segundo o médico, durante o tratamento é preciso uma aproximação mais estreita entre a equipe multidisciplinar do CAPS e os familiares, dividindo ações e responsabilidades. “Por isso, a necessidade dessas reuniões periódicas com a família para que seja feita uma troca de informações sobre o comportamento dos pacientes”, esclareceu o médico André Luiz.

Caps

Caps

Segundo o coordenador do CAPS, enfermeiro Edval Júnior, a secretária da Saúde do Município, Roberta Barros, vem desenvolvendo ações para equipar a unidade com novos profissionais, a exemplo de um terapeuta ocupacional. Enfatizou, ainda, Júnior, novas atividades vem sendo implantadas, no sentido de promover a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.

O CAPS é um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria. O indivíduo encontra no serviço um apoio, no qual se estabelece uma relação de encontros com outros usuários e profissionais, mantendo-se diálogos relacionados às suas necessidades, desejos, histórias e conhecimentos específicos, trazendo uma troca de experiências, e principalmente um laço afetivo com os seus cuidadores.