Instituto Cabruca promove reuniões sobre delimitação da área geográfica, regimento interno e estatuto

Instituto Cabruca promove reuniões sobre delimitação da área geográfica, regimento interno e estatuto

Instituto Cabruca promove reuniões sobre delimitação da área geográfica, regimento interno e estatuto

Nos dias 12 e 13 de setembro o Instituto Cabruca (IC) recebeu a visita de Raul Bittencourt Pedreira, Técnico do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, para dar suporte ao Comitê Gestor na construção do regimento interno, estatuto e delimitação da área para reconhecimento da Indicação Geográfica do Cacau Sul da Bahia. As reuniões aconteceram no IF Baiano- Campus Uruçuca e na sede do próprio instituto, respectivamente.

A delimitação geográfica da área foi o tema discutido no dia 12 de setembro com o objetivo de orientar a seleção da área histórica de produção de cacau na região Sul da Bahia, considerando o levantamento histórico-cultural e os fatores naturais. Para tanto, estiveram presentes Raul B. Pedreira, Técnico do INPI, Euro de Oliveira Araújo, Diretor do IF Baiano, Profª Keyla Viana do Curso de Agrimensura IF Baiano, Antônio Fontes, representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Prof. Durval Libânio, Coordenador do Projeto, e Elvio Menezes, Secretário Executivo do Comitê Gestor IG Cacau Sul da Bahia.

No dia 13 de setembro, a reunião foi para debater sobre o regulamento de uso e o regimento interno, ou seja, as regras que todos os produtores, localizados na área delimitada deverão seguir para a manutenção da IG. Além do técnico do INPI, participaram: Elvio Menezes, Adriana Reis, Consultora do IC, Cláudio Lyrio, Coordenador do projeto e Nadine Dantas, bolsista do mesmo.

“Através deste projeto o Instituto Cabruca ajudará na reorganização e maior interatividade entre os produtores locais, tanto no sentido da troca de experiências e melhorias contínuas a partir dos seus erros e acertos, quanto na rastreabilidade e padronização dos processos, gerando um produto final com maior valor agregado” afirma Elvio Menezes, Secretário Executivo do Comitê Gestor IG Cacau Sul da Bahia.

A visita do técnico do INPI faz parte do projeto da Indicação Geográfica do Cacau Sul da Bahia que visa proteger o cacau da região, sua origem, história e cultura, associados a um produto cultivado sob as árvores da Mata Atlântica, ou seja, num método que busca conservar o meio ambiente.

INSTITUTO CABRUCA