:: set/2013
Prefeito de Ilhéus trata, em Brasília, de projetos do aeroporto e do teatro
O prefeito Jabes Ribeiro foi à Brasília, nesta quarta-feira, dia 25, para duas audiências com ministros nas quais tratará de assuntos do interesse da comunidade de Ilhéus. Na primeira audiência, com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, o prefeito ilheense vai acompanhar o andamento do projeto de implantação do novo aeroporto internacional, tema que já foi objeto de um encontro que teve, na semana passada, com o pessoal técnico da Secretaria Estadual de Infraestrutura, em Salvador.
O segundo compromisso oficial do prefeito em Brasília será no Ministério da Cultura onde, em companhia do deputado federal Mário Negromonte (PP), vai procurar agilizar a liberação da verba de R$ 750 mil para a obra de recuperação do Teatro Municipal de Ilhéus. Os recursos são resultado de uma emenda parlamentar do deputado Negromonte e serão usados para uma completa reforma, de modo a devolver à casa de espetáculos todo o brilho que já fez o TMI ser considerado o melhor teatro do interior em todo o Brasil.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 25.09.2013
EBDA promove II leilão de ovinos
A qualidade dos animais ofertados é garantida por estação experimental da EBDA
Tendo em vista o sucesso obtido no primeiro leilão de ovinos realizado em junho deste ano, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), organiza mais uma edição do evento. O leilão de ovinos acontece na próxima quinta-feira (26), a partir das 9h, na Estação Experimental de Jaguaquara – unidade pertencente à gerência regional da empresa, em Jequié.
O evento é aberto ao público e tem a participação ativa de produtores rurais e comerciantes da região. Serão leiloados 45 animais (matrizes e reprodutores) distribuídos em 12 lotes. Os interessados poderão arrematar fêmeas da raça Santo Inês, Morada nova e Rabo largo (total de 40 fêmeas, dividido em 7 lotes de cinco e seis animais por raças) e machos reprodutores das mesmas raças, separados em cinco lotes. Cada animal possui em média de 30 a 60 kg, sendo que um quilo vivo equivale a R$ 4,50 (preço praticado na região).
De acordo com o chefe da estação experimental da EBDA, Aderbal Rodrigues, os animais já foram avaliados e pesados pela Comissão de Avaliação. “O objetivo do leilão é disponibilizar animais de qualidade para os produtores da região, no intuito de melhorar o rebanho”, afirmou Aderbal Rodrigues, que também dá suporte ao evento.
Os técnicos da EBDA, José Simão Rodrigues e Saul Lima estarão à frente da bancada do leilão. Já o veterinário da empresa, José Fernando Andrade, será presidente da comissão de vendas.
Os ovinos ofertados fazem parte do plantel da Estação Experimental de Jaguaquara. No local, são realizadas pesquisas relacionas à melhoria genética de raças, tanto para corte como para produção de raças puras.
—
Assimp/EBDA
“ZÂMBIA”: ONDE DAR LUZ DÓI MAIS QUE DAR À LUZ
Minha avó dizia que a pior dor é a do parto e que se o dom de parir fosse dado aos homens, estes não aguentariam, morreriam de dor e ia faltar homem no mundo.Como se não bastassem os buracos e o lamaçal dos logradouros conjugados Faelba e Santo Antônio de Pádua, pertencentes ao bairro Hernani Sá, ainda temos que conviver com uma “Zâmbia” às escuras, até em noites de lua.
Difícil entender por que o poder público municipal não executa ou providencia junto à concessionária de energia (nem sei se é o caso) o serviço de, simplesmente, passar uma fiação e colocar lâmpadas nas luminárias dos 4 (quatro) postes instalados no local e que não estão interligados, como mostra a foto. Seria tão difícil e dispendioso assim? Não compensaria – a custo financeiro tão irrisório – o benefício aos alunos do turno da noite do colégio CAIC, que têm medo de transitar naquela via num breu absoluto e preferem, por segurança, utilizar outro percurso mais longo, contanto iluminado? Será que não compensaria, o benefício da inibição do descarte de lixo doméstico à noite e a prevenção contra outras atividades criminosas favorecidas pela escuridão, como assaltos, tráfico/consumo de drogas, estupros e até desova sabe-se lá do quê?
Fico imaginando o quanto poderia repercutir positivamente para o Município e suas Secretarias tornar a “Zâmbia” um local iluminado. Ao Município seria, proporcionalmente, uma tarefa tão simples quanto você trocar uma lâmpada em sua casa. E a custo quase zero.
Pensemos na abrangência positiva do feito, a começar pela suposta iniciativa elogiosa da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, provável executora do serviço. Aí refletiria positivamente na Secretaria do Desenvolvimento Social, pelos benefícios proporcionados aos estudantes e moradores do entorno dessa que não parece mas é uma imortante artéria de ligação entre URBIS, Faelba e Santo Antônio de Pádua; a iluminação se converteria em conforto e melhora na qualidade de vida dos cidadãos. Em seguida, resvalaria de forma igualmente positiva na Secretaria do Meio Ambiente, pelo esforço em inibir o descarte de lixo doméstico naquela via pública. A Secretaria de Saúde agradeceria, pois quanto menos lixo acumulado, menos doenças e menos despesas com medicamentos. Quer mais? A segurança dos munícipes sendo preservada de forma responsável e preventiva, graças à iluminação do lugar. Por sua vez, a pasta da Comunicação Social faria seu papel na divulgação da medida adotada, enfatizando como um trabalho, mesmo que simples e a baixíssimo custo, pode gerar diversos benefícios à comunidade. Resultado final: Município e população, todos ganhando e, de quebra, uma “levantada” na já desgastada imagem do nosso burgomestre.
Infelizmente, não obstante a tudo isso, trazer luz à “Zâmbia” parece ser um verdadeiro parto.
Já que a esperança é a última que morre, aguardemos, então, o nascimento da criança. Se vier, que seja iluminada.
Nilson Pessoa
Prefeitura de Canavieiras
Judô de Canavieiras é destaque na Copa Tropical
O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu, em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Associação Nissei de Judô, Edimerson Conceição Simplício. Na visita, que contou com a presença do vereador Cleonildo Tibúrcio, Edimerson entregou medalha de reconhecimento e agradeceu ao prefeito o apoio dado pelo Município à realização da X Copa Tropical Nissei de Judô, promovida no último final de semana.
Explica, Edimerson, a X Copa Tropical contou com a participação de 815 atletas – dos três aos 45 anos, dos sexos masculino e feminino – de 18 municípios, o que demonstra a importância do evento esportivo. Também estiveram presentes o presidente da Federação Baiana de Judô (FBJ), Marcelo Ornellas, e o diretor de Cursos da Federação, Jorge Sobreira da Costa – Codancha faixa vermelha e branca.
Na oportunidade, o prefeito Almir Melo ressaltou a qualidade dos cursos ministrados pela Associação Nissei de Judô, e reconheceu ser uma atividade esportiva consagrada mundialmente. “O judô, além de ser uma atividade esportiva, é fundamental para a formação de caráter na vida de crianças e adolescentes”, observou.
Os atletas de Canavieiras obtiveram a primeira colocação, seguida pelas equipes Renascer Ilhéus (segundo lugar), e Anjos de Itacaré (terceiro lugar). A Associação Nissei de Judô atua em Canavieiras há 10 anos e o professor Edimerson também ministra aulas de judô nos municípios de Una, Santa Luzia, Pau Brasil e Camacã.
Qualidade da água das praias de Ilhéus é monitorada
O trabalho é realizado pelo Inema, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e consiste em análises periódicas da água a partir de indicadores físicos, químicos e biológicos.
A população de Ilhéus conta com um importante trabalho de monitoramento da qualidade das águas das praias do município realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A coleta do material, que possui apoio e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) de Ilhéus, é feita semanalmente por técnicos do instituto, sendo, posteriormente, enviada para laboratórios credenciados.
De posse dos resultados, o Inema efetua a divulgação de boletins, indicando, entre outros aspectos, as praias que apresentam condições adequadas para o banho. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br). Lá, o internauta deverá acessar o link Nosso Município e, em seguida, no Espaço do Turista, clicar no link Litoral, onde o usuário vai encotrar em negrito ‘Monitoramento das praias’.
Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, o trabalho desenvolvido pelo Inema é de fundamental importância para a comunidade, que passa a ter mais um instrumento de informação. “Nosso objetivo é garantir a segurança e o bem-estar de ilheenses e visitantes. Para isso, seguimos trabalhando em conjunto com outros órgãos públicos, a exemplo da Embasa, com a finalidade de eliminar algumas dificuldades e, com isso, garantir a balneabilidade de todas as praias do município”, comentou.
Balneabilidade
Cão desaparecido
Rabat, bom dia!
Infelizmente não tenho boas notícias, mas foi através do seu site que entraram em contato comigo ontem à noite para informar que meu cachorro foi atropelado por uma moto e faleceu no local…
Grata,
Sueli
Aberta a 7ª Primavera dos Museus em Ilhéus
O evento mobiliza estudantes das redes pública e particular de ensino, com visitas a museus e outras atividades culturais. O encerramento oficial será dia 27, às 16 horas, na Praça Dom Eduardo.
Com uma palestra do professor Ruy Póvoas, sobre o tema “Museus, Memória e Cultura Afro Brasileira”, foi aberta nesta segunda-feira, 23, em Ilhéus, a 7ª Primavera dos Museus, cujas atividades prosseguem até a próxima sexta-feira, dia 27 de setembro. O evento de abertura aconteceu no auditório do Instituto Piedade, às 16 horas, com a participação de professores e estudantes das redes pública e privada de ensino.
Durante toda a semana, diversas atividades serão promovidas como ferramentas motivadoras para a troca de experiências e o enriquecimento das práticas coletivas de valorização de Museus e Pontos de Memória. Entre elas, visitas aos museus da cidade e da região, exposições fotográficas, palestras, debates, exibições de filmes, espetáculos de dança e teatro e shows musicais.
Uma programação específica foi elaborada pela Secretaria de Educação (Seduc) para proporcionar a participação dos estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo da secretaria é promover atividades extracurriculares que ampliem os conhecimentos ministrados em sala de aula, bem como novas opções de entretenimento e cultura.
Em Ilhéus, os pontos de memória a serem visitados são o Museu da Piedade, Memorial Misael Tavares, Casa Aberta – Assoc. Filtro dos Sonhos, Memorial UnzóTombenci Neto, Grupo Cultural e Bloco Afro Dilazenze, Casa de Cultura Jorge Amado, Casa Sá Barreto, Museu do Mar e da Capitania, Casa de Arte Baiana /Espaço Goca Moreno, Fazenda Primavera, Fazenda Yrerê, Museu do Cacau e o Centro de Documentação (Cedoc) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Conforme a coordenadora do evento, Anarleide Menezes, através de parcerias entre as instituições participantes, a 7ª Primavera dos Museus realiza eventos coletivos, cria circuitos de visitação, implementa e fortalece ações de Educação Patrimonial para Ilhéus e cidades circunvizinhas, a exemplo de Itabuna, Itajuípe, Uruçuca e Barro Preto.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 24.09.2013
SEMANA DO CORAÇÃO / ALIMENTOS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o infarto e o derrame são as principais causas de morte em todo o mundo e respondem por mais de 17,5 milhões de óbitos a cada ano. Os números também impressionam no Brasil e as doenças cardiovasculares atingem a marca de 400 mil mortes anualmente. Com o objetivo de minimizar esses números, na próxima semana, diversos estados do país organizam a Semana do Coração, campanha educativa que visa conscientizar a população sobre os cuidados para evitar as doenças cardiovasculares.
Diversos hábitos como tabagismo, sedentarismo, estresse e má alimentação são fatores de risco que podem desencadear as doenças do coração. Diante do cenário, a nutricionista Adriana Bassoul, do Sítio do Moinho, principal produtor de orgânicos do país, preparou uma lista com alguns alimentos que preservam a boa saúde do coração. “Uma alimentação balanceada é muito importante para manter a saúde do coração e os produtos orgânicos são ainda melhores para um prato super saudável”, afirma Adriana.
Confira a lista de alimentos bons para o coração:
1 – Azeite, Linhaça, Nuts e Abacate – são exemplos de boas gorduras. Ricas em ômegas 3, 6 e 9, elevam as taxas do bom colesterol – HDL e previnem a formação de coágulos e plaquetas nos vasos sanguíneos. Especialmente a Linhaça é rica em Fibras que ajudam na redução das taxas de colesterol no sangue. Em relação as Nuts, as melhores são as in natura, SEM SAL!!
2 – Frutas Vermelhas e Suco de uva – Possuem alto teor de flavonoides. O Suco de uva é rico em resveratrol. Essas substâncias são antioxidantes e inibem a formação de plaquetas de gordura no sangue, favorecendo o fluxo de oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes essenciais, evitando a formação de coágulos e contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.
3 – Chá Verde e Brócolis – São alimentos ricos em flavonoides, poderosos antioxidantes para o organismo e auxiliam no combate aos radicais livres.
4 – Alho – Fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que previne doenças cardiovasculares.
Prefeito de Ilhéus reduz próprio salário e concede reajuste a servidores
Para evitar demissões, a proposta prevê a redução de 30% no salário do prefeito, de 20% nos vencimentos dos comissionados e concede a revisão salarial da inflação anual e o piso nacional para os professores. Ainda está prevista a redução de 20% na jornada dos servidores, com exceção daqueles que ganham até R$ 1 mil. Jabes pediu o fim imediato da greve.

Prefeito Jabes Ribeiro apresenta proposta de revisão salárial a servidores foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 24.09.13.
Em reunião com os representantes dos sindicatos dos servidores municipais de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro, apresentou, na tarde desta terça-feira, dia 24, uma proposta oficial que concede a revisão salarial de 5,84%, mais a concessão do piso nacional da Educação, de 7,97%, para os professores. A proposta é complementada com a redução do próprio salário do chefe do Executivo, em 30%, e de 20% nos vencimentos de todos os comissionados da administração, na redução em 20% da jornada de trabalho de todos os servidores, excetuando-se aqueles com salários de até R$ 1 mil. Ou seja, 1.758 funcionários estariam fora dos ajustes, embora recebam a revisão salarial.
Atlântico Feminino é Tricampeão da III Copa Gabriela Regional/Cacau de Futebol Feminino de Ilhéus
Neste sábado, dia 21/09, não faltou emoção na grande final entre a atual bi-campeã o Atlântico (Ilhéus) e o estreante São Caetano (Itabuna), em jogo bem disputado e varias chance de gols para ambas as equipes. o lance que determinou que tivesse a prorrogação foi quando o time do técnico Sérgio teve um pênalti a seu favor e na cobrança a capitã Deo chutou para fora dando números final ao jogo em 0 a 0.
O time do Atlântico(Ilhéus) do técnico Almérindo Martins, que fez três substituições, voltou bem melhor. A jogadora Ariana da camisa 20, entrou no segundo tempo e na prorrogação com um belíssimo gol deu o titulo de tri campeão ao Atlântico Feminino. ela que é moradora da terra do treta campeão do mundo o gigante Aldair.

































































