:: 20/dez/2013 . 21:02
CASA DE FARINHA
A Cia. de Dança Sôanne Marry estreia nos dias 20, 21 e 22 de dezembro o espetáculo intitulado “Casa de Farinha”, tendo como base a obra do escritor regional Marcelo Henrique Dias Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial.
“Casa de Farinha” um lugar dos antigos engenhos que fabrica, lapida e recria a mandioca quebra o polvilho, esfarinha a raiz, afina a farinha, amassa a massa, enrosca as mãos, nomeia o encontro, tocam os corpos, nasce o amor”…
As Canções, a dança, retratam o dia a dia doloroso e alegre das vidas dos escravos nas casas de farinha. No entanto, quase sem querer, eles expõem a ferida de forma desviada, através da poesia sonora dos corpos dançantes.
Difícil explicar somente com palavras o que significa poesia, corpo, música, dança, todos juntos em cena. Aquele que quiser experimentar tem somente que comparecer. Não precisa trazer muita coisa, porque farinha é substância que dá pra fazer milagres.
O espetáculo será realizado juntamente com o Ballet Folclórico IFBA Campus Ilhéus, o qual também tem a direção da coreógrafa Sôanne Marry.
Nova tecnologia permite acompanhar ações da Bahia Pesca em tempo real
Uma nova tecnologia está ajudando os técnicos e gestores da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, a acompanhar em tempo real os projetos da empresa. Trata-se do Simp – Sistema de Monitoramento de Processos. A nova ferramenta – que começou a operar nesta semana – reúne em um mesmo ambiente virtual informações sobre todas as ações da empresa.
“Um dashboard (painel eletrônico) exibe em tempo real para os gestores os andamentos dos processos, de forma integrada e unificada, incluindo protocolos, contratos, convênios e ações como o projeto Renovar ou serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. “Isto permite uma gestão mais eficiente e auxilia na tomada de decisões. A tecnologia estava no nosso planejamento para 2013 e estamos cumprindo com este compromisso”, complementa.
De acordo com o presidente, o sistema – atualizado constantemente pelos diferentes setores e escritórios da empresa espalhados pelo estado – permitirá auscultar as necessidades de pescadores, produtores, aquicultores e marisqueiras em tempo real. “Assim, poderemos identificar os problemas e agir de imediato para solucioná-los. Em breve as cooperativas e associações de pescadores também poderão alimentar o Simp, com a intermediação de nossos técnicos, nos ajudando com os processos decisórios. Poderemos identificar, por exemplo, em que região do estado há uma carência de embarcações ou petrechos de pesca”, diz.
O Sistema também permite avaliações compartimentalizadas das ações da empresa e das demandas locais, detalhando as atividades realizadas nos 27 territórios de identidade do estado. “Vamos acompanhar em tempo real a produção de cada região e identificar possíveis gargalos na cadeia produtiva”, conta Cássio.
Secretaria da Agricultura,Pecuária, Irrigação,Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri)
Feira de Integração e Arte movimenta economia criativa em Ilhéus
por Maurício Maron
Evento acontece neste sábado, 21, e domingo, 22, na praça São João Batista, zona sul de Ilhéus
Genival e Tâmara estiveram presentes nos cursos e oficinas de qualificação e atendimento ao público, promovidos pelo Sebrae, durante a semana que antecedeu a feira, de 16 a 19 de dezembro, em Ilhéus. Na ocasião, todos os expositores que ocuparão os 40 estandes montados na praça retornaram às salas de aula para novos aprendizados e troca de experiência e know-how com técnicos do Sebrae. “É importante que a gente chegue nesta feira com uma visão diferenciada sobre negócios”, elogiou Tâmara. “A busca pelo aperfeiçoamento vai nos ajudar, sobretudo, na divulgação do trabalho a partir de agora”, completou Genival, que há sete anos trabalha com pintura em cerâmica.
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE (ESPECIAL).

1) CARTA PARA UM FUNDADOR E EX-PRESIDENTE DA CDL DE ILHÉUS.
2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
Prefeitura de Ilhéus
Prefeitura paga 13º e injeta R$ 7, 8 milhões no comércio de Ilhéus
Últimos dias para pagamento do Refis com descontos em Ilhéus
Defesa Civil de Ilhéus pede que a população se mantenha em alerta
Famílias afetadas pelas chuvas em Ilhéus continuam sendo assistidas
ACEITO O ABRAÇO, COM RESSALVAS
Chegou o momento dos abraços. Esperamos onze meses para dar um abraço em um amigo e lhe desejar feliz Natal.
Onze meses são quase um ano, porque esta demora toda para dar um abraço em um amigo?
Natal é a comemoração do nascimento do Senhor Jesus, Advento para a igreja é a vinda, a chegada do Senhor Jesus.
E o que fizemos nesses onze meses de espera? Como nos comportamos perante as nossas famílias? Com os nossos amigos? O que fizemos pela comunidade? Como tratamos nossos filhos?
Será que apenas nesse mês do Natal, do Advento, o nosso tempo de dar um abraço realmente chegou?
Como os pais acompanharam seus filhos nesses onze meses? Qual a importância que tivemos para com nossos amigos? E você como cidadão fez sua parte perante a sua comunidade? E os vendedores de bens de consumo prestaram um bom atendimento aos seus clientes nesses onze meses? E os políticos? (estes ficam sem comentários). E a palavra amiga ficou guardada esse tempo todo, para apenas o tradicional e simbólico Feliz Natal? A PAZ só pode acontecer nesse mês de festas? Muitas reflexões podem ser feitas pelo o que realmente fizemos ou deixamos de fazer nesses meses que antecedem o Natal do Senhor.
Não, deixamos tudo acumulado para externar nesse mês do Natal. Vamos distribuir presentes e abraços, como estivéssemos nos redimindo da omissão nesses onze meses passados.
Reginaldo Rossi morre aos 69 anos de câncer no pulmão
Artista estava internado na UTI do Hospital Memorial São José.
Ele tratava de um câncer no pulmão desde o dia 27 de novembro.
Morreu nesta sexta-feira (20), aos 69 anos, o cantor e compositor Reginaldo Rossi. Conhecido como o “Rei do Brega” e autor do sucesso “Garçom”, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do Recife, desde 27 de novembro.Na quinta-feira (19), sofreu uma piora no quadro clínico.
Durante o tempo em que ficou internado, Reginaldo Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Ele também passou por um procedimento chamado de toracocentese, para drenar líquido acumulado entre a pleura e o pulmão.
Nascido no Recife, o cantor e compositor conhecido faria 70 anos em fevereiro. Começou a carreira pelo rock e foi crooner em boates, mas foi no brega que se consagrou.
Entre seus maiores sucessos estão, além de “Garçom”, “A raposa e as uvas”, “Em plena lua de mel” e “Leviana”. Ele continuava fazendo shows pelo Brasil, apresentando o mais recente álbum, “Cabaret do Rossi”. Nos dias 21 e 22 de novembro, Reginaldo Rossi tocou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.
—
G1
Secretária de Educação garante manutenção do ano letivo
Ao considerar que o Conselho Municipal de Educação não tem autonomia para anular qualquer ato administrativo em Ilhéus, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, informou que as aulas do ano letivo de 2013 estão mantidas. E explicou que, como saída para cumprir a carga horária nas escolas que iniciaram o ano letivo mais tarde, os alunos vão ter aulas nos dois turnos. “Sobre o assunto, tivemos reunião com o prefeito Jabes Ribeiro e com a Procuradoria Geral do Município (Proger), e a decisão é que vamos manter o calendário, uma vez que asseguramos as condições para que as aulas sejam efetivamente dadas”, reforçou.
Os alunos terão aula pela manhã e, à tarde, eles terão a reposição. “Já conversamos com os diretores que, por sua vez, fizeram reunião com pais, colocamos a decisão e eles decidiram que poderia ser dessa forma”, contou. São 120 turmas, com aproximadamente 1.500 alunos, que irão funcionar em regime especial, sendo a maioria em escolas do campo.
Marlúcia Rocha lembrou que, em julho deste ano, os professores da rede municipal de Ilhéus deflagraram uma greve que durou três meses e terminou no início de outubro. “O calendário escolar foi feito para que houvesse a reposição das aulas. Desta forma, o ano letivo de 2013 em algumas escolas da rede municipal de ensino segue até março de 2014.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ILHÉUS
CHAPA DA DIRETORIA ELEITA PARA O TRIÊNIO 2014/2016.
Presidente: Albervan Neves de Almeida
Vice Presidente: Paulo Roberto Pinto
Secretária 1: France Anne Nolasco
Secretária 2: Karla Muniz Belém Mascarenhas (mãe)
Diretora Financeira: Jaldir Mendonça
Diretoras Social 1: Mª. do Socorro Pastor Diamantaras Magalhães
Diretora Social 2: Vera Jasmineiro
Diretor de Patrimônio: Creilton Lau Borges
Procurador Jurídico: Luiz Carlos Santos
Conselho Administrativo:
Eleonor de Almeida Mendonça
José Ribeiro Carneiro
Claudio Nepomuceno Pinto
Reginaldo Ferreira (pai)
Stela Regina Sodré Pereira
Ingrid Maria Sampaio Lima
Antonio Carlos Rabat
Sérgio Nogueira
Givaldo Sobrinho
Sérgio Toledo
Lúcia Maria Vital Matos (mãe)
Conselho Fiscal:
Maria Leite Carneiro (mãe)
Tânia Hoisel Malaguti
Sandra Maria dos Santos – (Suplente) (mãe)
Edith da Silva Soares Santos – (Suplente) mãe)
Vera Lucia Santos – Suplente (mãe)
Sonia Santos – Suplente (mãe)
MPT obtém liminar para Supermercado Itão cumprir normas de segurança
O Ministério Público do Trabalho (MPT) conseguiu liminar na Justiça do Trabalho determinando que o Supermercado Itão, com lojas nos municípios de Itabuna e Ilhéus, sul do estado, cumpra uma série de normas de saúde e segurança como forma de preservar a integridade física e mental de seus funcionários. A decisão foi proferida pela juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Itabuna, Ingrid Heidi Oliva Boness, atendendo a pedido feito em ação civil pública, que continua em tramitação e pede ainda que seja aplicada pena de pagamento de indenização por danos morais coletivos de R$1,5 milhão. Por enquanto, a empresa tem prazos que variam de oito a sessenta dias para adequar o meio ambiente de trabalho, eliminando situações de risco, sob pena de ter que pagar multa de R$2 mil por item descumprido.
São 62 obrigações previstas em lei que vinham sendo descumpridas repetidamente pela empresa e que agora passam a ter que ser respeitadas. Dentre elas estão instalação de sistema de combate a incêndios, saídas de emergência e dar manutenção adequada às instalações elétricas e aos imóveis onde estão instaladas as lojas. Também passa a ser obrigatório o fornecimento de equipamento de proteção individual, de água potável aos funcionários e de cadeiras nas áreas de descanso, além de oferecer treinamento sobre posturas adequadas para a realização das tarefas cotidianas. A maior parte dessas adequações terá que ser feita no prazo de 30 dias, mas em oito dias o Itão terá que passar a garantir descanso de pelo menos 11 horas entre duas jornadas de trabalho e repouso semanal remunerado de pelo menos 24 horas.
Para o procurador que acompanha o caso, Ilan Fonseca, “a determinação da Justiça para que a empresa cumpra as normas de segurança é exemplar principalmente pelo fato de que, ao longo dos últimos anos, vem se negando a cumprir as normas trabalhistas atinentes à segurança e saúde do trabalhador, mesmo após intervenções e recomendações de órgãos públicos como o MPT, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) de Ilhéus.” Além disso, Fonseca alerta para o chamado dumping social, que é a prática de buscar o lucro à custa da prática de atos ilícitos, ignorando as constantes ações de fiscalização e recomendações para a correção de falhas, apontadas por técnicos, auditores e peritos de diversos órgãos públicos, além de se negar a ajustar as conduta ilegais.
- 1



























































