:: 16/jan/2014 . 20:12
Movimento inicia articulação para revitalizar o Clube Social do Pontal
Além das iniciativas dos moradores, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e outras instituições, voltadas para transformar o Pontal em um Bairro Criativo, incluindo a reforma da Praça São João Batista, a região da zona sul será beneficiada por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes PAC 2, para obra de saneamento básico.

O clube do Pontal, abandonado desde 1990, será transformado em espaço integrado de artes e negócio Foto Gidelzo Silva.
O Movimento Pontalense de Cidadania, organização comunitária do bairro do Pontal, deu início a uma articulação social e política com o objetivo de promover a revitalização de um dos mais importantes e tradicionais espaços locais: o Clube Social do Pontal (CSP). Localizado na Rua Coronel Pessoa, o Clube foi fundado na década de 40 e, ao longo das décadas seguintes, acabou se transformando em um verdadeiro templo do carnaval popular e de inúmeros outros eventos festivos. Todavia, a partir da década de 1990, o espaço entrou em declínio, encontrando-se, nos dias de hoje, inteiramente abandonado.
Mais dois navios atracaram no Porto de Ilhéus nesta quinta-feira
Mais dois navios atracaram no Porto de Ilhéus nesta quinta-feira
Para proporcionar maior comodidade aos turistas, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizam um trabalho de organização e fiscalização dos transportes que atuam no receptivo.
Mais dois cruzeiros, o MSC Orchestra e o Splendour Of The Seas, atracaram no Porto de Ilhéus, nesta quinta-feira, dia 16, trazendo cerca de 3.000 turistas que vieram apreciar a riqueza natural e cultural do município. Este mês, ainda está prevista a chegada do MSC Preziosa (dias 22 e 29); Club Med (dia 25); MSC Orchestra (dia 28). A temporada de cruzeiros deste verão vai até o próximo mês de abril. Segundo a previsão da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), isso significa que passarão pelo município cerca de 75 mil pessoas de diversos locais do mundo.
Segundo a Setur, cada cruzeirista deixa em média 75 dólares por dia no comércio local. Muitos chegam ao município pela primeira vez, outros, como o casal Lia e Fábio Andrade, já estiveram na cidade. “Gostamos muito da Ilhéus, é um local lindo, tranquilo” afirma Lia. “Já é a quarta vez que estamos aqui; adoramos tudo, a praia do Batuba, o centro… sempre que surge uma oportunidade voltamos” conta Fábio.
Do mesmo modo, o turista Osvaldo Gregório trouxe a família e já é a segunda vez que eles visitam a cidade. “Já viemos aqui antes e gostamos muito, somos muito bem recebidos, tudo muito organizado, adoramos a culinária e principalmente as belezas naturais”.
TRAGÉDIA ANUNCIADA
Juventino Ribeiro*
Transcrevo, a seguir, um AVISO PARA OS BAIANOS, com veiculação na net atribuída a um grupo de catarinenses, da cidade de Brusque, revoltados com o comportamento de alguns baianos da região cacaueira que para lá migraram e levaram os maus hábitos aqui cultivados. Lá estão prestes a enfrentar a ira dos brusquenses, inconformados com seus desvarios.
Por ilação com o que ocorre em Ilhéus e cidades vizinhas, acho que os catarinenses têm razão. Mequetrefes desordeiros, embriagados, desfilam em carros equipados com potentes sistemas a ouvir sons barulhentos, de gosto duvidoso e de duplo sentido, em altos decibéis. Acharam que por lá poderiam proceder impunemente como faziam por aqui.
Mormente compostos por descendentes de imigrantes alemães, poloneses e italianos, a maioria dos brusquenses são laboriosos, empreendedores sérios, às vezes espartanos e tradicionais no cumprimento das leis. Talvez tenham sido expostos à raia de ataques de nervos, pela transgressão de seu sagrado e constitucional direito de ir e vir e ao merecido sossego.
AVISO AOS BAIANOS [sic]
Prefeitura de Ilhéus / NOTA PÚBLICA
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Prefeitura de Canavieiras
Secretarias municipais recebem informações sobre Lei 8.666
Ampliar o conhecimento dos servidores públicos municipais em relação Lei 8.866, (lei das licitações) é hoje uma das preocupações de todos os municípios brasileiros. Com essa finalidade, os secretários municipais se reuniram, nesta quarta-feira (15), com o pessoal responsável pelas áreas de contabilidade, compras e licitações, para solucionar dúvidas existentes em relação às exigências legais.
O encontro, promovido pelos setores de Compras e de Licitação, tem, ainda, o objetivo de repassar informações a respeito das especificações de materiais e serviços, no sentido de promover a racionalidade no volume de compras. Para isso, serão criados e facilitados canais de comunicação interligando as diversas secretárias municipais.
Outra informação prestada durante a reunião foi a criação de uma central de distribuição de materiais (almoxarifado central), que ficará encarregado de gerir e repassar os materiais às diversas secretarias. Esse novo modelo de administração de materiais é uma das tendências de gestão que vem sendo implantadas nas grandes organizações.
Outra grande vantagem do sistema a ser implantado é não realizar grandes empenhos globais, o que facilitará o acompanhamento real dos contratos de aquisições de materiais e serviço. Essa modalidade de gestão de materiais evitaria, inclusive o controle das dotações orçamentárias e pedidos de suplementações.
Para o prefeito Almir Melo, cada vez mais se torna necessário realizar cursos e capacitações para os servidores, no sentido de atender às determinações da Constituição Federal e da legislação própria. “Para nós, a questão não é só legal, mas trabalhar de acordo com os princípios da economicidade, valorizando os recursos pagos pelo contribuinte”, conclui Almir Melo.
ILHÉUS / 68ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS.
Governador comemora título e novidades anunciadas na Lavagem do Bonfim
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
CONCURSOS / Universidade Estadual de Santa Cruz
Chefe da Área de Engenharia Civil
Lei estabelece utilidade pública do Centro Social Cri´Art
Como o reconhecimento, a instituição que atende crianças, adolescentes e famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social,poderá inscrever-se em editais e receber recursos públicos.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Lei nº 3.705, sancionada pelo prefeito Jabes Ribeiro, na última sexta-feira, dia 10, reconheceu de Utilidade Pública a Associação Palotina – Centro Social Cri’Art, que fica instalado na Rua São Jorge, no Bairro do Salobrinho, na Rodovia Jorge Amado – BR 415. Com isso, a beneficiada poderá inscrever-se em editais e receber recursos públicos. A entidade atende crianças, adolescentes e famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.
O objetivo principal do Centro Social é promover o desenvolvimento integral da criança e do adolescente voltados para os aspectos intelectual, emocional e físico, além do psíquico-afetivo, social e espiritual. Para alcançar estas metas, o projeto oferece cursos de informática, leitura e escrita, dança, música, artes, momentos de espiritualidade, ações de solidariedade, recreação, alimentação e cuidados com a higiene e o meio ambiente.
Conforme explica o secretário de Administração da Prefeitura de Ilhéus, Ricardo Machado, o título de Utilidade Pública é concedido para entidades, fundações e associações civis como uma forma de reconhecê-las como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Para receber o título, o requisitante deve ter no mínimo um ano de fundação, estar com a situação financeira e administrativa regularizada, fazer jus à gratuidade dos membros da diretoria, ter personalidade jurídica, com registro em cartório, além de possuir Ata de Fundação.
O Cri’Art foi inaugurado em 8 de março de 2010, sendo fruto de um longo trabalho impetrado pelas irmãs Palotinas. Atualmente, o projeto atende 150 crianças de forma direta e em regime de contra turno escolar, e mais 300 adultos de forma indireta. Os principais parceiros são as escolas das redes municipal e estadual, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e o Posto de Saúde do Salobrinho.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
No GOTAS DE PAZ
Experiência e motivação
Não devemos jamais desanimar diante de uma experiência mal sucedida.
São as experiências mal sucedidas que nos levarão um dia à vitória,
por isso devemos manter a perseverança em tudo.
Experiência é examinar, analisar, tentar, e sem ela não há meios de sabermos,
e termos o conhecimento do que é certo ou errado.
Experiência significa maturidade, ou seja, tornamo-nos experientes,
em determinada situação por termos vivenciado a mesma.
Por essa razão não devemos perder a motivação diante dos obstáculos.
Ao contrário, devemos encarar como um grande desafio,
que pode ser vencido e que nos tornará pessoas mais experientes e sábias,
com um conhecimento maior da vida.
Toda experiência por que passamos na vida é aprendizado,
e possibilidade de evolução e crescimento.
Tentemos, pois sempre haverá uma nova saída para tudo na vida.
Tentativas com erros e acertos nos motivam a prosseguirmos,
pois chegará o dia em que toda a experiência adquirida,
nos tornará conhecedores da verdade,
que é imutável e procede de nosso Pai Criador, e,
que nos levará ao caminho de paz e felicidade eternas
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/mensagem/1167/experiencia-e-motivacao.html?utm_source=Mensagem+16%2F01%2F2014&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+16%2F01%2F2014
CEPLUS / MORADORES DESCONTENTES
As reclamações se avolumam. A rua principal, que faz a ligação de lá com a Barreira, está um caos.
O movimento nesta época do ano aumenta consideravelmente. Além dos moradores que sofrem com A BURAQUEIRA os TURISTAS COMENTAM E DIZEM SER UM LUGAR MARAVILHOSO, MAS COMPLETAMENTE ABANDONADO.
Moradores antigos dizem que existe um “pé atrás” da prefeitura com aquela localidade. Trabalhos simples poderiam estar em ação e isso raramente acontece. Moradores ligam para a secretaria e não existe retorno. Denunciam e nada de proveitoso acontece.
Mais uma vez apela-se para a prefeitura porque já se fala em um movimento de impacto, num dia de domingo. O local escolhido será a rodovia e o trevo inviabilizando o acesso por dentro e por fora.
- 1