Ouço, desde criancinha, que a propaganda é a alma do negócio. 
Se o negócio tiver duas almas, sem dúvida a outra alma é o ATENDIMENTO.
Adquiri um aparelho que necessita de mão de obra especializada para instalação. A loja dispõe desse profissional, que me trouxe o aparelho e instalou. Normal.
Dia seguinte, o proprietário da loja me ligou e perguntou se a instalação correu bem, se o aparelho estava funcionando perfeitamente e se eu estava satisfeito com o produto e com o atendimento, colocando-se à disposição para dirimir qualquer dúvida ou o que fosse necessário. 
Calma, a loja não é em Ilhéus e a atitude do proprietário não foi nada de extraordinária. É que, quem não está acostumado, estranha. O nomezinho da coisa é “atendimento pós-venda”, expressão talvez desconhecida da maioria dos comerciantes e prestadores de serviços da Terra da Gabriela.
O antenado lojista utilizou a ferramenta “pós-venda” para me fidelizar como cliente e desbancar a concorrência ilheense, cujas limitações de qualidade em atendimento ele provavelmente já conhece. 

“Pós-venda é a etapa que se inicia logo após o momento da aquisição de um produtoou serviço de uma empresa ou organização. A partir da entrega, o consumidor passa a usufruir do produto ou serviço adquirido.
Empresas focadas na satisfação do cliente não finalizam a relação de consumo somente até a aquisição de seus produtos ou serviços, elas focam na manutenção da relação pós-compra e da satisfação do cliente para garantir que este volte a comprar e se torne fidelizado.”
Fonte: Wikipédia

Nilson Pessoa