JORGE VIEIRA / CEPLAC EM 30 ARTIGOS (V)
REALIZAÇÕES E HISTÓRIA DA CEPLAC – 1957 – 2014
1983 – P R O C A C A U – II
(Documento apresentado ao Secretário Geral)
O PROCACAU representou para a instituição Ceplac e para a economia nacional do cacau um marco divisório das ações governamentais impostas ao setor.
Desde a formação de técnicos, a aglutinação de dados e informações, a análise crítica de uma situação até a projeção futura de medidas estratégicas, o Procacau contribuiu significativamente para uma tomada de decisão de grande importância econômica, social e política.
Todos estes reflexos de um Plano Decenal para uma economia agrícola e de exportação deram à Ceplac méritos e aplausos pela sua elaboração, execução e avaliação periódica, ajustando à nova realidade que se criava ou que se conhecia, através dos seus estudos e pesquisas.
De todos os planos, acreditamos, foi, apesar dos seus erros, o que mais contribuiu para o crescimento institucional e fixação dos rumos básicos, no seu principal objetivo.
Essas premissas vêm mostrar, ao lado de várias avaliações feitas, e após quase oito anos de execução, a importância de possuir na instituição um Plano Básico, a médio e longo prazo, que caracterize seus procedimentos e quantifique suas ações e metas.
O momento, isto é, o ano de 1983, induz, sugere ou mesmo exige antes do término do PROCACAU- 1976/85, que se elabore um novo plano: que estamos denominando – PROCACAU II .
A relativa experiência existente quando foi estruturado o Procacau permitiu que alguns aspectos, de grande importância para o futuro da economia cacaueira, fossem deixados de lado, ou, pelo menos, não recebessem a atenção e prioridade necessária. Optou-se por uma linha de ação, tendo como base a Implantação de Novas Plantações e a Renovação de Cacauais Decadentes.
Hoje, após uma experiência maior, resultado de estudos e pesquisas e conhecimento da situação internacional, a Ceplac poderá elaborar um novo Plano, em médio prazo, que dê continuidade às ações desenvolvidas no Procacau e que fixem diretrizes e metas para outros aspectos importantes da economia cacaueira.
As últimas avaliações do Procacau determinaram uma redução nas metas e conseqüente desestímulo aos estudos, da atividade Renovação de Cacauais; também, com um critério mais político e estratégico reduziu as metas globais de implantação de cacauais, embora o programa tenha continuidade e previsão para atingir o seu término, em 1985.
Consciente desta situação e visando um novo incremento no sistema de programação da Ceplac, que não deixa de trazer novo estímulo e entusiasmo ao funcionalismo, em especial, aos técnicos, é que propomos a elaboração do novo plano, o PROCACAU II.
A idéia foi exposta no Seminário “Atualidades e Perspectivas da Economia Cacaueira”, no CCPC, em Itabuna, 13 de maio deste ano, e agora procuramos concretizar, com um esboço de procedimentos, solicitando autorização dessa administração superior.
Esquema Proposto – PROCACAU II
I – Objetivos –
1 – Levantamento de estudos, experiências, pesquisas, resultados obtidos e fatores que influenciam nas atividades de:
– Renovação de Cacauais
– Produtividade agro econômica das plantações de cacau
– Qualidade do produto – Cacau
– Consumo nacional de Cacau / chocolate
2 – Análise da atual situação destas atividades com vistas à projeção de ações e metas para o futuro.
3 – Fixação de metas institucionais – Ceplac e de relacionamentos interr.- organizacionais.
4 – Análise dos aspectos Produtividade Agro-econômico e Qualidade do produto na Região Amazônica.
5 – Fixação de metas específicas para a atuação futura na Amazônia.
II – Síntese sobre a situação da Economia Mundial do Cacau.
III – Período de estudo – de setembro a dezembro de 1983.
IV – Período de alcance do Procacau II – a ser decidido pela equipe, mas não inferior a cinco anos.
V – Equipe líder e responsáveis – técnicos da SECRE e dos Departamentos da região e da Amazônia.
VI – Necessidades operacionais – para elaborar um estudo e um plano desta grandiosidade, é necessário que a Administração Superior (Secretário Geral e Adjunto) apóie a idéia e determine, através de correspondência e declarações, com recomendação à Coreg e Departamentos, para facilitar uma participação mais efetiva.
Espera-se que, ao aprovar a elaboração deste documento – PROCACAU II – pela Secretaria Geral da Ceplac, toda a instituição tome a si a responsabilidade, a participação e o apoio total, como um documento de todos ou da Ceplac.
Colocamo-nos à disposição de V. Sa. para qualquer discussão ou análise sobre a ideia proposta e solicitar sua aprovação determinando seu inicio em 01 de setembro próximo.
Atenciosamente,
Brasília, DF, agosto 1983.
Jorge Raymundo Vieira, Eng. Agrônomo, MS – aposentado na CEPLAC
—
PARA LER O ARTIGO Nº 04 CLIQUE AQUI.