Santa Casa de Itabuna se prepara para celebrar o Dia Mundial do Rim
Para celebrar o Dia Mundial do Rim, comemorado na quinta-feira, 13 de Março, o Serviço de Diálise e Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) adere a campanha anual da Socidedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim, com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção da doença renal, que já é considerada uma epidemia silenciosa.
Esta Campanha 2014 que está relacionada a importância dos cuidados com os rins frente ao envelhecimento: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, terá como ponto alto o dia 13 de Março, na área externa do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), com ações de prevenção da doença renal. Já nos dias 11, 18 e 25, sempre no período da manhã, as ações serão no Ambulatório do Hospital Manoel Novaes, voltadas para os pacientes que realizaram transplante renal, com o objetivo de aumentar a sobrevida do enxerto renal, mobilizar a comunidade local sobre os cuidados com os rins e a importância da doação de órgãos.
Drª Neyde Vinhático, coordenadora do Serviço de Diálise e Transplante Renal da SCMI, informa que as ações foram planejadas de forma lúdica, com o intuito de atrair a atenção e envolvimento de todos. “Na quinta-feira, dia 13, das 9 às 11h30min, usaremos a temática do Carnaval para transmitir a nossa mensagem através de ações de panfletagem e do lançamento do Bloco do Rim, que contará com vários personagens como Drº Rim e os agentes nocivos ao rim – hipertensão, diabetes, uso de medicações e fumo -, para transmitir informações de conscientização”, informou.
Muita música de marchinha carnavalesca completará a ação que foi idealizada dentro da mesma temática das situações que podem danificar os rins e que são mais comuns nas pessoas mais velhas, como por exemplo, diabetes e hipertensão. “Nos últimos anos ficou evidente que a Doença Renal Crônica afeta entre 10 e15% da população adulta, e que a maioria das pessoas não tem conhecimento, já que é uma enfermidade silenciosa”, lembrou Drª Neyde Vinhático.
E aproveitou para dar algumas dicas: “É importante manter o peso ideal e evitar excessos na alimentação como sal, gordura e carne vermelha, praticar exercícios regularmente, hidratar-se, não fumar, fazer exames preventivos e não usar medicamentos sem orientação médica”.
O Serviço
Dirigido pelo médico nefrologista Drº Almir Alexandrino, juntamente com a médica nefrologista, Drª Neyde Vinhático, coordenadora do Serviço de Diálise e Transplante Renal, a SCMI presta serviços em nefrologia à população do município de Itabuna e de outros 120 circunvizinhos.
Considerado um dos mais modernos do interior do estado, o Serviço foi o primeiro do interior da Bahia a atuar nos diferentes níveis de ação, prevenção, diagnóstico e tratamento. Por oferecer este atendimento diferenciado, ele é o único Centro do Estado que reúne esse conjunto de serviços para a insuficiência renal crônica. Também ocupa posição de destaque por ser o segundo Centro de toda a Região Nordeste do país.
Em toda a Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna tem sido a primeira colocada no número de transplantes realizados. Nos últimos dois anos foram realizados 100 transplantes renais, atendidos 100 pacientes de pós-transplante e 262 pacientes atendidos na terapia substitutiva.