O Diretório Estadual do PT promoveu hoje (11) oficina Mídia Training, evento, realizado na sede do Sindae em Salvador e dirigido a assessores do partido, de parlamentares e de prefeituras da Bahia e Sergipe. Também foram convidados parlamentares e dirigentes do PT.

Mídia,

Mídia,

O jornalista Leandro Fortes, formado pela Facom da UFBA e atuando em Brasília há mais de 20 anos, falou sobre como deve ser a relação de assessores e assessorados com a mídia, destacando que hoje não há mais espaço para o amadorismo.

“O assessor, na relação fonte/mídia, tem um papel também de disputa ideológica. O PIG (Partido da Imprensa Golpista), sigla criada pelo Deputado Federal Fernando Ferro (PT), é um fato, segundo o jornalista, que tem servido para criar um ambiente de confrontação ideológica permanente no País. O fundamental, diz Leandro, é desconstruir essas estruturas que flertam com o golpismo e democratizar as informações, sobretudo pelas redes sociais.

O jornalista Emerson Luís falou sobre redes sociais e Renato Rovai fez uma abordagem com relação ao Conceito de Rede e História da Internt. Para falar sobre Oficina de Vídeo,foi convidado o jornalista  Felipe Lavignatti e Edição de Imagens,  ministrada pelo web design Renato Rojas.  

A assessora da bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Priscila Oliveira, considera a iniciativa fundamental para o fortalecimento do PT. Ela entende que “estas ferramentas digitais vão auxiliar no estreitamento das relações entre os petistas e também entre assessores e veículos de comunicação, principalmente, num ano eleitoral.”   

O vice-presidente do PT, jornalista Ernesto Marques, vê nas redes sociais a possibilidade de “fazermos um contraponto em relação ao discurso da grande mídia, que hoje organiza o debate sobre os problemas do Brasil sob o ponto de vista da oposição”. Ele considera fundamental que as assessorias ampliem sua compreensão sobre a internet e o fenômeno das redes sociais e se apropriem das ferramentas disponíveis “para enfrentar essa verdadeira guerra que tem o objetivo de abalar a imagem do PT junto à população”.

O secretário de comunicação do PT Osmar Galdino avalia que o encontro “foi excelente com importantes trocas de experiência sobre a rede de informações.” Ele enfatiza que “não devemos fazer política de comunicação de improviso. Adianta que o partido vai “profissionalizar cada vez mais nossas ações.” Adolpho Loyola e Amanda Cunha, membros da executiva estadual, também elogiaram o evento.

Everaldo Anunciação, presidente do Diretório Estadual do PT afirma “que haverá outras oficinas semelhantes, pois compreendemos a importância do aprimoramento das relações com a mídia. Neste aspecto, destacamos a utilização das novas tecnologias.”