Durma com um barulho desse e diga se dormiu bem!

Por fim a nossa sofrida cidade está passando por uma situação inusitada, com a existência de dois mundos distintos: o imaginário e o real.

O mundo imaginário que passa na cabeça do nosso alcaide e é motivo de divulgação na mídia todos os dias, isso mesmo, todos os dias, é um discurso com um único tema e já se tornou tão repetitivo que todo mundo já sabe de cor e salteado.

Senão vejamos o que seja o MUNDO IMAGINÁRIO: ponte, saneamento do Pontal, intermodal, ZPE, recapeamento asfáltico, duplicação da rodovia, urbanização da zona sul, 3.300 unidades minha casa, minha vida, projeto porto das artes, centro de iniciação ao esporte, revitalização das centrais de abastecimento, novo hospital.

Como cidadão já decorei o discurso e também sonho com todas essas obras para a nossa querida cidade. E quem não quer?

Mas, atrás desse sonho, vêm as dificuldades dos projetos, das licenças, dos recursos, da vontade política e do TEMPO. São situações que ninguém em sã consciência pode desconhecer.

O mundo real infelizmente não passa na cabeça do nosso alcaide.

Senão vejamos o que seja o MUNDO REAL: saúde pública com problemas sérios, educação indo pelo mesmo caminho, limpeza pública de baixa qualidade, ruas esburacadas, estradas vicinais abandonadas, vilas, distritos, bairros e periferia sem atendimento, praças, avenidas e praias sem atenção, monumentos públicos abandonados, baía do Pontal relegada a quinto plano, contratação de assessores, colaboradores, comissionados e afins que pouco ou quase nada fazem para agradecer o presente de nomeação recebido, secretarias que fazem de um tudo para atrapalhar o serviço público.

São situações que ninguém em sã consciência pode desconhecer.

Mas o imaginário e o real estão bem distantes um do outro e já estão se transformando num samba do crioulo doido, à noite é um sonho, durante o dia um pesadelo.

Toda a população ilheense quer a realização desse mundo imaginário, que viria inserir a nossa cidade num amplo contexto de desenvolvimento estadual e sendo levada para o resto do país pela sua história e beleza natural já reconhecidas.

Mas o mundo real tem outra dimensão, está deixando todo mundo retado, preocupado e deitando críticas ao alcaide.

Imaginemos que algum dia apareça um assessor mais íntimo e desperte o nosso alcaide desse mundo imaginário e o traga de volta ao mundo real, da realidade nua e crua.

Aí talvez o discurso mude de tom.

No mais, vamos curtir o festival aleluia Ilhéus, um projeto que vem dando certo.

ZÉCARLOS JUNIOR