:: 3/maio/2014 . 20:41
SITUAÇÃO DO PÓLO DE INFORMÁTICA
O poder público municipal tem divulgado inúmeras obras que a nossa sofrida cidade poderá se beneficiar, desnecessário citá-las, pois todos já conhecem.
Mas a gente sempre lembra que estas grandes obras dependem de vontade política dos governos federal e estadual, é um ponto importante e que nunca deve ser esquecido.
E o nosso Pólo de Informática como se encontra? O que tem sido feito para melhorar a sua infraestrutura? É interessante para o município de Ilhéus ter um pólo de informática suficientemente forte para atrair investimentos privados? E a geração de empregos? E a demanda de novos produtos nessa área que hoje faz parte integrante da vida das pessoas? O pólo industrial faz parte da agenda que cuida do desenvolvimento de Ilhéus?
O jogo de empurra continua o mesmo. O governo do estado não manifesta nenhuma posição a respeito, a SUDIC não tem poder de fogo para resolver os graves problemas e o que foi criado em 1995, pelo então governador Paulo Souto, está hoje enfrentando sérias dificuldades.
No ano de 2008, o pólo atingiu o número expressivo de 74 empresas instaladas, sendo 68 em plena atividade, com um faturamento de mais de 2,2 bilhões de reais e 2.500 empregos diretos, muito embora a crise americana tenha trazido insegurança ao mercado interno, com os preços disparando e o consequente esvaziamento do pólo industrial.
PSICOMUNDO <>PROMESSAS E FANTASIAS POLITICAS<>
A nossa cidade caminha todos os dias para o mesmo lugar: a falta de desvelo por Ilhéus e sua população! E só vamos encontrar um caminho que surja o respeito por nossa cidade, se os eleitores tomarem juízo. Olhar com bastante atenção os políticos incautos, aqueles que imaginam ainda na existência de pessoas que votaram neles e continuam perdidas e sem noção de que foram enganadas com ridículas e falsas promessas. Os salários dos servidores da prefeitura jamais serão corrigidos e muito menos pagos normalmente no dia do seu vencimento, não traduz uma falta de sensibilidade humana!
Os políticos profissionais continuam aparecendo anunciando tantos serviços que não sabemos quais meios orçamentários e financeiros serão destinados para a concretização de tantas obras públicas. Estamos cansados de ouvir pelas ruas comentários que o nosso Município não vem arrecadando bem seus tributos; muita inadimplência; o Governo do Estado não faz uma distribuição de verba à altura para os gastos com obras para muitos municípios baianos; as limpezas de ruas e o saneamento básico estão deficientes nas grandes comunidades; por toda a cidade grande a quantidade de lixo ainda espalhado em todos os bairros e centro da cidade; faltam medicamentos nos postos de saúde e foi prometido gratuitamente; a assistência médica atende apenas na aparência, contudo, permanece a vasta ampliação de propagandas rolando nas redes de comunicação: “televisão, emissoras de rádios e jornais, proclamando um grande vendaval de alucinantes construções fantasmas”.
STF considera ilegal suspensão de seleção pública da Saúde da Prefeitura de Ilhéus
O processo seletivo, em caráter temporário, para a Secretaria de Saúde serve para garantir a manutenção dos postos de saúde visando o atendimento às necessidades da população nesse setor.
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, deferiu medida liminar acatando reclamação constitucional apresentada pelo Município de Ilhéus, contra decisão da Terceira Vara da Justiça do Trabalho, que suspendeu o processo seletivo para o preenchimento temporário de vagas no âmbito da secretaria de Saúde. Para o Tribunal, a Justiça do Trabalho não tem competência para analisar e reconhecer ou não os motivos apresentados pela Administração Municipal na utilização de contratação temporária de pessoal para algumas áreas essenciais do serviço público.
O Procurador Geral do Município, Otávio Carmo, salienta que o Município de Ilhéus, antes da implementação das medidas com o objetivo de atendimento aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não pode, por impedimento legal, constituir vínculo de pessoal em caráter permanente. Por outro lado, existem algumas situações emergenciais para o atendimento às demandas da população na área de Saúde. O processo seletivo, em caráter temporário, para a Secretaria de Saúde serve para garantir a manutenção dos postos de saúde visando o atendimento às necessidades da população nesse setor.
- 1