:: 23/set/2014 . 16:14
A CONSCIÊNCIA (OU INCONSCIÊNCIA?) ECOLÓGICA
E O DIA DA ÁRVORE NO BAHAMA.

Luiz Ferreira
Pelo quarto ano coordeno um evento simples, mas de grande valor educacional, sobretudo para as crianças, pois é besteira investir em adulto de mente viciada.
As crianças plantam suas árvores e deixam marcados os seus nomes em placas, carimbando a sua participação. Da comunidade, vêm alunos pobres de grupos escolares que também aprendem o valor da árvore e como deve ser cuidada.
Neste ano, dia 20/09, foram plantadas 15 pés de Ouricuri, uma árvore em extinção.
E quem compareceu, num universo de 100 casas edificadas no Grand Bahama?
Mesmo estando presentes, alguns não puderam deixar sua cervejinha para, pelo menos por curiosidade, ver o que estava acontecendo, a despeito de terem recebido antecipadamente todas as informações. Outros, nem deram bolas e não compareceu inclusive a própria Diretoria. E as autoridades locais convidadas? Nem responderam como procederam da mesma forma nos anos anteriores. Palmas para as abnegadas mestras que trouxeram as crianças!
Mas é assim mesmo o brasileiro. É de palrar e “fazejar”, jamais!
Se fosse um abraço numa árvore na Pajuçara, num ato até mesmo oba-oba, com a presença da TV Gazeta, de um mequetrefe político envolvido no mensalão da Petrobrás e puxado por socialites e Ongs fajutas, uma multidão se espremeria e deitaria falação de patriotismo e defensor do meio ambiente. Seria uma manifestação bombástica!
Mas, enquanto tiver forças (77 anos) e me permitirem, continuará o diferencial, pois o que me move é o que a minha consciência comanda, sem quaisquer outras preocupações, a não ser contribuir e me tornar útil à sociedade nos limites da minha capacidade.
E sempre tendo projetos a executar, razão maior da vida, sem os quais ela não teria sentido. Ademais, não dando colher de chá à senilidade que, paradoxalmente, ronda muitos de faixa etária aquém.
Luiz Ferreira da Silva, 77.
Engenheiro-Agrônomo, Pesquisador aposentado. Escritor.
Barra de São Miguel, 21 de setembro de 2014
Semana do Trânsito de Ilhéus faz homenagem ao profissional
Como parte da Semana do Trânsito, o dia 23 de Setembro – Dia Nacional do Agente de Trânsito – foi celebrado com um café da manhã em estande montado na Avenida Soares Lopes.
O Dia Nacional dos Agentes de Trânsito foi comemorado em Ilhéus nesta terça-feira – 23 de Setembro – com um café da manhã no estande montado na Praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes. A homenagem integrou a programação da Semana do Trânsito, iniciada no último dia 18 e prevista para ser encerrada nesta quinta-feira, 25. Além de dezenas de profissionais e representantes do Samu, o ato foi prestigiado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, e pelo superintendente de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus, Capitão Eliezer Ribeiro.
NOTA DE FALECIMENTO
A família de Berto Guimarães Sampaio (Berlito), com pesar, comunica a todos seus amigos, colegas e parentes, o seu falecimento hoje. Seu corpo está sendo velado na Igreja da Maternidade Santa Isabel. O sepultamento será amanhã (quarta-feira) dia 24, às 15:00 horas, no cemitério São João Batista no Nelson Costa.
Berlito foi funcionário da Sulba na época das lanchas Pontal/Centro e depois trabalhou nas Docas – Porto de Ilhéus, onde se aposentou, com méritos. Tive a honra de ser seu cunhado desde 1971. Homem trabalhador, amigo, e acima de tudo muito bondoso. Ele deixa a viúva Meire Sampaio, dois filhos e três netos.
Seu cunhado:
José Rezende Mendonça.
Prefeitura de Ilhéus adere ao Outubro Rosa com mutirão no próximo dia 2
A programação inclui serviços e informações sobre prevenção, promoção e estímulo à busca pelos serviços de saúde. Nos estandes montados ao lado da Catedral de São Sebastião, a população poderá marcar consultas e realizar exames preventivos.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), abraça novamente o Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama, com a realização de mutirão, no próximo dia 2 de outubro, das 8 às 17 horas, no estacionamento localizado ao lado da Catedral de São Sebastião. A programação inclui serviços e informações sobre prevenção, promoção e estímulo à busca pelos serviços de saúde.
O Mutirão do Outubro Rosa é dedicado à mulher, e tem como principal objetivo incentivar a importância da prevenção com visitas periódicas ao médico, realização dos exames de mamografia e prevenção ao câncer de útero (papanicolau), além do autoexame, que permite às mulheres identificar sinais da doença. Durante todo o dia, equipes da Sesau e SDS oferecerão serviços de saúde e assistência social.
Saúde de Ilhéus realiza segunda etapa da vacina contra o HPV
Durante esta semana as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de vacinação visitarão as escolas públicas e privadas, aplicando a segunda dose da vacina contra o HPV, que protege as meninas de 11 a 13 anos de contrair doenças genitais, a exemplo do câncer de colo do útero.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta semana em Ilhéus mais uma etapa da vacinação contra o HPV (segunda dose), que protege as meninas de 11 a 13 anos de quatro subtipos da doença (6, 11, 16 e 18). De acordo com a supervisora de Imunização, Walkíria Cardeal, os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero, enquanto os 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais, “sendo, por isso, muito importante que as meninas incluídas nesta faixa etária participem da vacinação, assegurando a sua saúde”, afirmou, ressaltando que, para as meninas que estão perto de completar 11 anos, a vacina está disponibilizada durante todo o ano, o que permite se prevenir contra a doença na data exata.
Nesta quarta-feira, dia 24, a ação vai ocorrer no Colégio Vitória e na quinta-feira, dia 25, as alunas do Instituto Nossa Senhora da Piedade serão as contempladas com a vacina, durante toda a manhã. Na sexta-feira, dia 26, nos dois períodos, as equipes vão promover a imunização no Colégio Rotary. Walkíria Cardeal explica que os trabalhos foram iniciados na segunda-feira passada, dia 22, com a aplicação da vacina no Colégio Estadual do Iguape e em seguida no Colégio Ideal. Na terça-feira, dia 23, a programação incluiu o Colégio São Jorge, pela manhã, e o Colégio da Polícia Militar, à tarde.
A supervisora ressalta que a vacina contra HPV é eficaz em mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual, e, desta forma, ainda não tiveram nenhum tipo de contato com o vírus. “Hoje, em todo o mundo, 51 países faz uso da vacina através de programas nacionais de imunização, e, de acordo com estimativas, durante o ano de 2013 foram distribuídas aproximadamente 175 milhões de doses, sendo a sua segurança assegurada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que significa dizer que as meninas podem participar tranquilamente da vacinação, pois a mesma tem a garantia assegurada”, afirmou.
HPV – O HPV, de acordo com a Supervisora de Imunização, é um vírus que é transmitido no contato direto com a pele ou mucosas infectadas, isso, durante as relações sexuais, mas também pode ser transmitido pela mãe durante o parto, o que aumenta ainda mais a periculosidade. Diante desse quadro, a Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 290 milhões de mulheres espalhadas em todo o mundo são portadoras da doença, principalmente dos tipos 16 e 18 (câncer de colo do útero). “Assim, verifica-se o quanto é importante as meninas de prevenirem contra essas doenças, participando ativamente das vacinações, que são seguras e garantem uma vida bem mais tranquila”, finaliza Walkíria Cardeal.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
No GOTAS DE PAZ
Gentileza
Nunca perca a oportunidade de ser gentil.
A gentileza inclui:
A palavra branda.
O gesto harmonioso.
A ternura no olhar e o calor no coração.
A prestação de pequenos serviços.
A concessão de favores desinteressados.
O surpreender amigos com pequenas lembranças ou mimos.
O deixar na mesa de um colega, no bolso do marido,
na bolsa da mulher, um bilhete amável.
O silêncio oportuno ante a dor de quem sofreu,
a morte de uma pessoa amada.
O caminhar devagar e falar baixo no culto, na sessão,
na missa, no velório, na biblioteca pública.
Em resumo: tudo o que dê testemunho,
do seu respeito e amor ao próximo.
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/mensagem.asp?MsgID=965&Msg=Gentileza&utm_source=Mensagem+23%2F09%2F2014&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+23%2F09%2F2014
Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB)
EMINENTE GRÃO MESTRE SILVIO CARDIM NA REGIÃO SUL DA BAHIA
Nesta segunda-feira (22.09.2014) o Eminente Grão Mestre, Silvio Souza Cardim esteve em visita na Loja Maçônica 28 de Julho, da cidade de Itabuna, região sul do Estado da Bahia.
O Eminente Grão Mestre foi recepcionado pelo Venerável Mestre José Rebouças.
O número de Irmãos presentes foi bastante considerável.
A sessão seguiu a ritualística e, num determinado momento, foi solicitado pelo Venerável que uma comissão fosse formada com o objetivo de fazer dar entrada no Templo ao tão ilustre visitante. 11 Irmãos formaram a guarda/comissão e, ao som de uma belíssima música, o Grão Mestre foi devidamente conduzido ao Altar.
O Venerável Mestre, José Rebouças fez um balanço das atividades desenvolvida na Oficina elencando os principais temas como, por exemplo, ampliação e reforma da Loja, avanço bastante considerável das ações sociais, destacou – com muita firmeza – que o sucesso da Loja é fruto do conjunto de ações dos Veneráveis que os antecederam e, por extensão, a dedicação dos obreiros da 28 de julho. Fez questão de dizer que a Loja segue o seu trabalho de Iniciações programadas e que isto vai injetando novos valores que servem para fortalecer o trabalho maçônico em todos os sentidos.
O Grão Mestre, por sua vez, fez uma explanação do verdadeiro significado para os Maçons do cinquentenário do Grande Oriente Estadual da Bahia, comemorado recentemente. Disse da Luta da Maçonaria Baiana, da respeitabilidade conquistada no território nacional, da importância da irmandade e por ser, hoje, a “maior família do mundo”.
Silvio Cardim fez questão de destacar a sua filosofia de trabalho que tem como norte governar com as Lojas e para as Lojas e isso por entender que a Maçonaria somente é forte com as união das oficinas, através dos seus obreiros.
Que a maçonaria está atenta, vigilante e combativa como sempre foi na sua essência. O bem comum é perseguido e a vigilância permanece ostensiva; pontuou o Grão Mestre.
Nesta terça-feira o Eminente Grão Mestre Silvio Souza Cardim estará em Ilhéus na Loja Maçônica Elias Ocké e, na quarta-feira, na Loja Justiça e Trabalho na cidade de Ubaitaba.

Visita do Eminente Grão Mestre SILVIO SOUZA CARDIM. Fotos by R2CPRESS – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Liberadas desde que citada a fonte.
- 1